i7 920 - ASUS P6T SE

servex

Power Member
Tenho algumas duvidas quanto à utilização do meu sistema após ter feito alguns OC, optei por deixar as seguintes opções, que no meu ponto de vista, atingem temperaturas inferiores. Isto porque como é óbvio, com o dissipador de origem, não me convém esticar como já vi nalguns tutoriais com maiores OC's.

O material que tenho é o seguinte:

Processador i7 920
Motherboard ASUS P6T SE
Gráfica ASUS N9600GT/HTDI 1GB DDR3 PCI-E
Memórias KINGSTON KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9)
Fonte LC-POWER 600W SILENT GIANT GREEN V2.3 (LC6600GP2)

O que mexi na BIOS foi o seguinte:



Consegui obter os seguintes resultados:




















De realçar que a temperatura máxima atingida foi durante o teste do CINEBLENCH.
Apesar de ter o dissipador de origem, penso ter uma caixa com um bom airflow, ou seja, tem veitoinhas com fartura, e está todo arrumadito.



Com estes screenshot's, acham que todas as configurações feitas fazem me ter fiabilidade quanto aos meus componentes? Ou acham que ainda posso dar mais alguns toques?

Agradeço desde já toda a ajuda que me poderão dar...

Cumps.
Henry
 
Última edição:
RsK. disse:
servex disse:
RsK. disse:

Teste feito, já pus no post que fiz, mas podes ver já o teste:



Está tudo em ordem? certo?

Neps....
Para já vais meter 30 em vez de 5 runs.
E depois metes o stress level no máximo.
Depois diz as temperaturas durante o teste, se ele passar as 30 runs tás pronto.

Aqui fica então o teste:

 
Muito bem 100% estável.
Agora vais aumentando os clocks.
Mas eu aconselhava-te a comprar um cooler melhor.

A minha ideia deste post era mesmo só para saber pelos craques, se o OC que fiz está bem feito, e se tenho de mudar alguma coisa, para não danificar este processador com uma semana.
Isto porque como não faço intenções de comprar ainda um cooler novo, vou ficar com o de origem por mais uns tempos...

Não achas a temperatura máxima atingida um pouco excessiva? ou é normal para os i7?

Cumps.
Henry
 
Bom, o conselho que posso dar é parares já o que estas a fazer!!!

Pelos vistos não reparastes mas o teu cpu chegou aos 89º C durante o teste. Pelos vistos sobreviveu mas se continua com essa voltagem / mau cooling vai durar muito pouco tempo.

Para testar com o Intel Burn Test testa um maximo de 10 runs com o maximo da memoria controlando sempre a temperatura não deixando que ultrapasse o maximo admitido para esse cpu.

Na minha opinião 30 runs stressa desnecessariamente o sistema, desgastando componentes e gastando muita energia electrica.

EDIT: a temperatura maxima que deves atingir com um i7 920, como podes ver aqui, são 67,9º C
 
Última edição:
Bom, o conselho que posso dar é parares já o que estas a fazer!!!

Pelos vistos não reparastes mas o teu cpu chegou aos 89º C durante o teste. Pelos vistos sobreviveu mas se continua com essa voltagem / mau cooling vai durar muito pouco tempo.

Para testar com o Intel Burn Test testa um maximo de 10 runs com o maximo da memoria controlando sempre a temperatura não deixando que ultrapasse o maximo admitido para esse cpu.

Na minha opinião 30 runs stressa desnecessariamente o sistema, desgastando componentes e gastando muita energia electrica.

EDIT: a temperatura maxima que deves atingir com um i7 920, como podes ver aqui, são 67,9º C

Para já, já baixei o OC para 3.4 com voltagem de 1.16 e após correr o IBT a temperatura máxima atingida é de 76 ºC...
Vou tentar agora baixar aos poucos, para não conseguir a temperatura recomendada...

Cumps.
Henry
 
Última edição pelo moderador:
Para já, já baixei o OC para 3.4 com voltagem de 1.16 e após correr o IBT a temperatura máxima atingida é de 76 ºC...
Vou tentar agora baixar aos poucos, para não conseguir a temperatura recomendada...

Cumps.
Henry

Ainda esta muito alta :(

Como foi colocado o cooler? Está com a massa termica da Intel?
 
Sim, está com a massa térmica da Intel...
Já sei que devia ter tirado e metido outra, mas não tive paciência para isso :P

Daqui a uns dias trato disso, para ver se baixo a temperatura...
 
Sim, está com a massa térmica da Intel...
Já sei que devia ter tirado e metido outra, mas não tive paciência para isso :P

Só trocar aquela pasta cinzenta do stock cooler por uma camada fina de uma boa massa termica podes ganhar uns 5 graus.

Enquanto não fazes isso sugiro manter a caixa sem lateral :p...
 
Última edição:
Yah, queres um bom conselho?
Tira a lateral da caixa e enquanto tás no PC liga uma ventoinha para cima do PC
A temp baixa um coto.
 
- essa voltagem para essa velocidade está alta. Para 3.8ghz não deves precisar de mais de 1.15/1.18v.
- não faças OC com o cooler de origem :D


Blaster, se não pudessemos passar dos 67º, ninguém passava dos 3.5/3.6ghz :p:p:p
 
Blaster, se não pudessemos passar dos 67º, ninguém passava dos 3.5/3.6ghz :p:p:p

heheh discordo, dado que não especificaste com que tipo de "cooling"

Ok, piadas aparte... :P

89º C no IBT, significa que num jogo puxadito poderá facilmente passar dos 70ºC o que para mim é um exagero.
Pessoalmente com um CPU de thermal specification 67,9 nunca deixava, com settings de dia a dia, a passar dos 70 graus no IBT. Isso só dá 3.5/3.6ghz ?? Então era aí que deixava. Se quizesse mais Mhz no cpu melhorava o cooling. Watercooling por exemplo ja permitiria ter o cpu dentro da thermal specification.
 
O i7 tem uma variação muito grande entre usar normalmente e correr IBT.
Um i7 que chegue aos 80º a correr IBT durante 30min, não deve chegar perto dos 65/67º no dia-a-dia.

Mas como disse em cima, ele deverá primeiro trocar de cooler e reduzir um pouco o vcore.
 
Eu tenho AMD aqui e não estou em posição de dizer grande coisa sobre um I7 ;) mas digo que acho muito estranho tais temperaturas meso com o Vcore em 1.15! Porque o Vcore do meu amd Pii 940 é por defeito 1.35 mas a board fazia OverVcore em AUTO para 1.395 e ai as temperaturas com cooler de origem não passavam dos 55 Cª em Idle! e nos 3000 GHZ de origem um Vcore de 1.25 era suficiente para ter o sistema estável, underVcore!

Algo pode estar mal montado no cooler! De certeza que o cooler está bem fixado à cpu sem estar desviado para um lado qualquer???? É normal muita gente montar mal um cooler: Já me aconteceu ;)

Que temperatura tem essa cpu com tudo em default? pões tudo em default e mede lá a temperatura tanto em idle como em full load para se ver se não haverá mesmo algum problema.
Também pode ser que este I7 venha com problemas de fabrico....
 
as temperaturas sao perfeitamente normais se considerarmos que o cpu em default tem TDP 130W(e em OC mais ainda), estava com stock cooler e o correu IBT num dia quente

Blaster, as temperaturas que a intel recomenda sao para o "CPU" e nao para os cores. Cores>CPU
 
Última edição:
Eu tenho AMD aqui e não estou em posição de dizer grande coisa sobre um I7 ;) mas digo que acho muito estranho tais temperaturas meso com o Vcore em 1.15! Porque o Vcore do meu amd Pii 940 é por defeito 1.35 mas a board fazia OverVcore em AUTO para 1.395 e ai as temperaturas com cooler de origem não passavam dos 55 Cª em Idle! e nos 3000 GHZ de origem um Vcore de 1.25 era suficiente para ter o sistema estável, underVcore!

Algo pode estar mal montado no cooler! De certeza que o cooler está bem fixado à cpu sem estar desviado para um lado qualquer???? É normal muita gente montar mal um cooler: Já me aconteceu ;)

Que temperatura tem essa cpu com tudo em default? pões tudo em default e mede lá a temperatura tanto em idle como em full load para se ver se não haverá mesmo algum problema.
Também pode ser que este I7 venha com problemas de fabrico....

Boas...
Tenho quase a certeza de que o cooler de origem está bem montado, no entanto, amanha vou mudar a massa térmica daquilo, e aproveito e novamente verifico se fica tudo em ordem. Já agora, sabem se a massa térmica que vem de origem com o dissipador é alguma coisa de jeito?
Assim sendo, depois meto aqui os testes com o CPU sem OC e com a nova massa...

Já agora, aproveito para dizer, de que apenas a correr o IBT é que o CPU atinge temperatura elevadas...
No entanto, ainda não corri jogos que puxem muito, apenas VT3 e os CSZ e HL 2, e a diferença de temperaturas é minima.
Tenho lá por casa o Call of Duty 4 para instalar, mas penso que também não puxa muito.

Cumps.
Henry
 
Última edição:
Quantas fans tens? Parecem-me 4.
A out-take quais tens, e in-take?

Cumps.

Tenho fans com fartura... lol...
Tenho esta estrutura c/ 120x120x25:
- 2 em cima (out-take)
- 2 à frente (in-take)
- 1 em baixo (in-take)
- 2 na lateral esquerda (in-take)
- 1 atrás (out-take)

e ontem meti uma pequena (80x80x15) na parte lateral direita onde dá acesso ao CPU, a fazer de out-take. Ainda tenho de ver se vale a pena...

Podes verificar nesta imagem a circulação do ar:



Cumps.
Henry
 
Back
Topo