1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ICS em ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por redalert, 29 de Março de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1562)

1. redalert

redalert Folding Member

boas.

tenho andado ha uma serie de dias a tentar criar uma gateway em ubuntu para partilhar a net com um outro pc em windowZ. ate agora sem gande sucesso. consigo (@win) ver o share k tenho na gateway (samba) e mais nda. nao consigo resolver ips no windowZ nem aceder a paginas externas a rede. :\ para efectuar o nat e reencaminhamento usei a iptables:

Código:
    modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT
    eth0=modem_netkaka
    eth1=ligacao ao pc com windowZ.

tenho a rede configurada manualmente:
    Ip gateway: 192.168.0.1

Ip pc windowZ: 192.168.0.2
    Default gateway @ windowZ: 192.168.0.1
    Dns @ windowZ: 212.113.164.53 e 212.113.164.45

ja efectuei o wizard de configuracao da rede no windowsZ.

alguem pode-me ajudar sff?

tks.

[[]]

Última edição: 29 de Março de 2005
  2. NoMercy

NoMercy Power Member

Páh, se o pc que serve de gateway é o que tem ubuntu com o ip 192.168.0.1, o ip do dns no windows não deveria ser o mesmo do gateway?? É que o pc que está a servir de gateway é que deveria saber sobre o "dns da internet", o outro pc (win) devia apontar o dns para o ip do gateway. Pelo menos foi sempre assim que configurei.

3. redalert

redalert Folding Member

como e k configuraste a iptables?

tks.

[[]]

4. NoMercy

NoMercy Power Member

Não era especificamente das iptables que estava a falar, era uma questão de redes no geral.
    Na altura que configurei isso assim, o pc que estava a fazer gateway era windows.
    O que queria dizer, é que, no pc que está a usar o gateway (no teu caso o pc em windows) devia ter o dns configurado a apontar para o pc que está a fazer de gateway, ou seja, o ip do gateway, que no caso da configuração que postas-te em cima, parece ser o 192.168.0.1 , mas tu tens no dns, os ips dos dns's fornecidos pelo teu isp e é isso que penso que está mal.
    Quanto ás iptable, bem, provavelmente sabes mais disso que eu mas:
    esta regra: iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT
    não deveria estar qualquer coisa como iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.*/255.255.255.0 -j ACCEPT
    bom, não me queria adiantar muito nisso da configuração das iptables até porque posso estar a cometer algum erro.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

@redalert

Não te posso ajudar muito, já que no meu caso tive a "papinha" toda feita.
    No entanto dá uma olhada neste tutorial:
    http://yolinux.com/TUTORIALS/LinuxTutorialIptablesNetworkGateway.html

Na parte "Example 2: Linux connected via DSL, Cable, T1"

@NoMercy
    Isso do Dns apontar para a gateway tenho a impressão que só se pode fazer se tiveres o dnsmasq a correr, mas posso estar enganado.

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

Bem isso e' relativamente simples de fazer... Primeiro no windows tens de meter ip fixo e não dhcp senão precisas de um dhcp server... Segundo tens mesmo de meter no windows os dns da ligação... terceiro toma la' uma ajudita :P http://the-devil.dnsalias.net/home/extremist_MASQ

7. redalert

redalert Folding Member

:confused:

vou ver se me safo. :D muito agradecido a todos. :)

[[]]

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Aqui abre bem... Estranho... Mais alguém não consegue abrir ?

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu tb consigo abrir

10. xtr3me

xtr3me Power Member

11. Koohl

Koohl Power Member

Vou desenterrar este tópico para aproveitar para perguntar se conseguiste resolver o problema.

Partilhar esta Página