ICS em ubuntu

redalert

Folding Member
boas.

tenho andado ha uma serie de dias a tentar criar uma gateway em ubuntu para partilhar a net com um outro pc em windowZ. ate agora sem gande sucesso. consigo (@win) ver o share k tenho na gateway (samba) e mais nda. nao consigo resolver ips no windowZ nem aceder a paginas externas a rede. :\ para efectuar o nat e reencaminhamento usei a iptables:

Código:
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

eth0=modem_netkaka
eth1=ligacao ao pc com windowZ.

tenho a rede configurada manualmente:
Ip gateway: 192.168.0.1

Ip pc windowZ: 192.168.0.2
Default gateway @ windowZ: 192.168.0.1
Dns @ windowZ: 212.113.164.53 e 212.113.164.45

ja efectuei o wizard de configuracao da rede no windowsZ.

alguem pode-me ajudar sff?

tks.

[[]]
 
Última edição:
redalert disse:
...
tenho a rede configurada manualmente:
Ip gateway: 192.168.0.1

Ip pc windowZ: 192.168.0.2
Default gateway @ windowZ: 192.168.0.1
Dns @ windowZ: 212.113.164.53 e 212.113.164.45
...
Páh, se o pc que serve de gateway é o que tem ubuntu com o ip 192.168.0.1, o ip do dns no windows não deveria ser o mesmo do gateway?? É que o pc que está a servir de gateway é que deveria saber sobre o "dns da internet", o outro pc (win) devia apontar o dns para o ip do gateway. Pelo menos foi sempre assim que configurei.
 
NoMercy disse:
Páh, se o pc que serve de gateway é o que tem ubuntu com o ip 192.168.0.1, o ip do dns no windows não deveria ser o mesmo do gateway?? É que o pc que está a servir de gateway é que deveria saber sobre o "dns da internet", o outro pc (win) devia apontar o dns para o ip do gateway. Pelo menos foi sempre assim que configurei.

como e k configuraste a iptables?

tks.

[[]]
 
Não era especificamente das iptables que estava a falar, era uma questão de redes no geral.
Na altura que configurei isso assim, o pc que estava a fazer gateway era windows.
O que queria dizer, é que, no pc que está a usar o gateway (no teu caso o pc em windows) devia ter o dns configurado a apontar para o pc que está a fazer de gateway, ou seja, o ip do gateway, que no caso da configuração que postas-te em cima, parece ser o 192.168.0.1 , mas tu tens no dns, os ips dos dns's fornecidos pelo teu isp e é isso que penso que está mal.
Quanto ás iptable, bem, provavelmente sabes mais disso que eu mas:
esta regra: iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT
não deveria estar qualquer coisa como iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.*/255.255.255.0 -j ACCEPT
bom, não me queria adiantar muito nisso da configuração das iptables até porque posso estar a cometer algum erro.
 
God_Lx disse:

The requested URL could not be retrieved

The following error was encountered:

The request was rejected because the port it was connecting to
is not configured to receive the protocol being sent.
Please contact your network administrator.


Generated Wed, 30 Mar 2005 13:58:01 GMT by (Application and Content Networking System Software 5.1.14)
:confused:


vou ver se me safo. :D muito agradecido a todos. :)

[[]]
 
Back
Topo