Identificar info da MEM RAM sem abrir o PC - Algum método?

xetiro

Power Member
Boas pessoal.

Mandei montar um PC com 2Gb de ram (2x1gb) DDR2 de 1066mhz, a DDR2 mais rápida penso eu de que. Certifiquei-me inclusivé se a Motherboard suportava e de facto suporta isso e mais, até suporta DDR 3 a 1333mhz.

Anyway, quando liguei o PC verifiquei algo estranho naquelas informações de arranque da BIOS que era:

DDR2 667 in Dual-Channel Intervaled

Fiquei alarmado porque corrijam-se se estou enganado, aquele 667 refere-se ao speed da memória. Ou seja, deveria estar algo do estilo DDR2 1066, certo?

Estou com receio de ter sido "enganado" neste aspecto, já que tudo o resto está impecável. E se de facto confirmar, vou lá reclamar.

Por isso queria saber se existe algum processo de confirmar as caracteristicas da RAM, sem ter de abrir o PC? Já fui às infos do Sistema do Windows, etc, mas não indentifica com precisão as características da memória. Existe algum software que permita obter este tipo de infos?

Thanks.
 
se aparecer é uma coisa do genero, um perfil EPP
CPUz_SPDpage.jpg


mas tb pode nao ter...
esse programa é o cpu-z
o ideal será veres a info no autocolante das memórias

o facto de estarem a trabalhar a 667 pode ser simplesmente má configuração na bios
 
Queria evitar abrir o PC por hipotéticas questões de garantia. Mas por acaso interessava-me correr algo desse género só para obter um check up do status da memória, antes de ir ver se é má configuração na BIOS.

Isso é algum programa? Como se chama, onde se saca (se for freeware)?
 
Na pior das hipoteses, podes sempre levar o pc à loja ond e compraste e pedir para verificarem as memorias à tua frente.. assim, são eles a abrir a torre e não perdes a garantia.. [;)]
 
Sim 2ª feira vou lá com a caixa.

Corri o CPU-Z e ele identifica-me as memórias como:

DDR2 667: 2X1Gb 333mhz PC2 5400 (assim de cór)

Quando as que comprei são efectivamente DDR2 1066mhz 2x1Gb PC8500.

Fui à BIOS da motherboard (ASUS) e não dei com nenhum setting que desse para controlar as memórias, sendo que por default até a maioria dos settings possiveis de controlar estavam em AUTO.
 
666 MHz deve ser a velocidade de relógio.
Como as memorias são DDR (Double Data Rate - Utiliza os dois Picos do Relógio para se sincronizar)
a velocidade efectiva dever ser 2 * 666 ~ 1333MHz.

Errado, ele disse que identificava como sendo 2x1GB 333MHz PC5400, ou seja DDR2 667MHz.

Tenta configurar as memórias na BIOS, de certeza que ela por defeito coloca as memórias a 667.

Cumps

Edit: Já agora preenche o teu sistema.
 
népias
o valor que aparece no post já é "dobrado"

normalmente as board configuram automaticamente para 800MHz quando as mems sao mais rapidas, se calhar até sao mesmo 667
 
Bom, não posso fazer mais do que isto. Vou ter de ir mesmo lá.

Desta vez apanhei mesmo a opção DRAM Frequency na Bios da Motherboard. Estava definido como AUTO, o que já de si indica que reconheceu a memória como 667. Mesmo assim alterei para DDR2 1066mhz. No arranque já mostra DDR2-1066 em vez do DDR2-667. Contudo quando testo com o CPU-z, continua a identificar-me as memórias como PC2-5300 a 333mhz cada uma.
 
Back
Topo