Imprimir atraves da internet

JuSt_Me_AnD_yOu

What is folding?
Boa noite
É o seguinte tenho duas casas ambas com acesso a internet e gostaria de saber qual e a melhor maneira de eu numa das casas conseguir que a impressora na outra imprimi se um documento qualquer isto na impressora claro.
Na outra casa encontra se uma impressora ligada a um router com printserver (asus wl 500G).
Existe alguma maneira de fazer isto facilmente?

Cumprimentos
 
IMPRIMIR, etc, etc, remotamente

Boas

Na minha opinião, sacas o RealVNC que é livre, instala-o no PC ligado à impressora (PC 1) e no outro (PC2), os dois ligados à Net. Entras no PC1 a partir do PC2 e fazes tudo como se la estivesses.
Eu instalo programas em PC remotos sem dificuldade: mando o zip ou exe para a minha e-mail, entro no remoto via VNC, vou ao meu webmail saco o ficheiro, corro-o , setup etc , fica tudo a funcionar a 400 km donde eu estou.

XP

PS: É claro, o PC remoto ou algumas pastas têm que estar partilhadas.
 
ele só tem um pc. do outro lado so tem a impressora...:)

Um tiro no escuro:
Se fizeres adicionar impressora no pc e ao escolheres impressoura na rede ou outro pc, e depois colocares o link do endereço em http com o ip da ligação onde se encontra a impressora, e kem sabe o nome da impressora (eu n sei como é k isso ta configurado) sera k n da?
 
Última edição:
IMPRIMIR, etc, etc, remotamente

Boas

Desculpem, não li o 2º post dele.
Assim a coisa complica e não estou a ver.
Com o VNC não dá, ou se dá eu não sei.:'(

Mas gostava de saber, pode sempre dar jeito.

XP
 
@JuSt_Me_AnD_yOu

tens acesso ssh ou telnet ao router ? mm q n tenhas podes usar o webinterface..
assim de repente, só me lembro de poderes fazer isso abrindo a porta (iptables ou webinterface) do serviço q corre o print server, geralmente a 9100, para a WAN, e no pc configurares uma impressora TCP/IP com o ip da ligação da casa q tem o router+impressora...

p.s.: q firmware tens no router?
 
Última edição:
Si, e isso era uma limpeza... Apanhava um portscan de alguem mauzinho e com conhecimentos, chegava a casa, nem papel nem tinta... Até parece que era o primeiro e não seria de certeza o ultimo...

JuSt_Me_AnD_yOu, pega nuns euritos e compra um P1/P2 velhote ou coisa que o valha. Metes Linux no bicharoco e ligas no router na outra casa. A partir dai tens duas hipoteses. VPN ou SSH Tunelling, o que for mais simples e te ajeitares melhor.
 
@JuSt_Me_AnD_yOu

tens acesso ssh ou telnet ao router ? mm q n tenhas podes usar o webinterface..
assim de repente, só me lembro de poderes fazer isso abrindo a porta (iptables ou webinterface) do serviço q corre o print server, geralmente a 9100, para a WAN, e no pc configurares uma impressora TCP/IP com o ip da ligação da casa q tem o router+impressora...

p.s.: q firmware tens no router?

Tenho um dos ultimos do oleg
Entao sempre da?
 
Tenho um dos ultimos do oleg
Entao sempre da?

Dá.
Quanto a situação do portscan, acho que se criares na rule do iptables para permitir SÓ o ip da ligação da casa que tem o PC (e para isto é melhor arranjares um dynamic domain (dyndns ou no-ip), pq suponho q tens ip dinâmico) na port do printserver, resolve o problema.

a rule acho que seria qq coisa como:
iptables -A input_rule -i $WAN -p tcp --dport <PORTA DO PRINT SERVER> -s ! <DYNAMIC DOMAIN AQUI> -j DROP
Se quiseres podes por isto no /etc/firewall.user (no OpenWrt é aqui, acho q no do Oleg é igual), para a rule ser adicionada automaticamente ao iniciar o router. Se por acaso a rule tiver incorrecta alguém q avise sff :x
 
Última edição:
esse comando esta dar erro
Warning: wierd character in interface `-p' (No aliases, :, ! or *).
Bad argument `tcp'

como tens o firmware do Oleg isso no firewall.user n deve ter a variavel $WAN, daí dps o resto do comando dar erro. Só tenho experiência com o OpenWrt, mas tive a ver no forum do oleg... tens que editar o /usr/local/sbin/post-firewall e por isto:

WAN=$(nvram get wan_ifname)

iptables -A input_rule -i $WAN -p tcp --dport <PORTA DO PRINT SERVER> -s ! <DYNAMIC DOMAIN AQUI> -j DROP
se o post-firewall já lá tiver qq coisa, adiciona so a rule, e substitui o $WAN pelo nome da variavel que deve tar no inicio do ficheiro. (ex.: VARIÁVEL=$(nvram get wan_ifname) )
os posts que vi são estes
http://wl500g.info/showthread.php?t=3166&highlight=$WAN
http://wl500g.info/showthread.php?t=2899&highlight=post-firewall
 
como tens o firmware do Oleg isso no firewall.user n deve ter a variavel $WAN, daí dps o resto do comando dar erro. Só tenho experiência com o OpenWrt, mas tive a ver no forum do oleg... tens que editar o /usr/local/sbin/post-firewall e por isto:


se o post-firewall já lá tiver qq coisa, adiciona so a rule, e substitui o $WAN pelo nome da variavel que deve tar no inicio do ficheiro. (ex.: VARIÁVEL=$(nvram get wan_ifname) )
os posts que vi são estes
http://wl500g.info/showthread.php?t=3166&highlight=$WAN
http://wl500g.info/showthread.php?t=2899&highlight=post-firewall

pois problema agora e que essa localizaçao nao existe no router nem achei nada parecido...
qual seria o comando para abrir a porta visto que este e para adicionar a post firewall
 
hmm, faz nvram show wan_ifname|grep wan_ifname na shell. No comando que pus substituis o $WAN pelo que o wan_ifname mostrar. Por exemplo, se mostrar vlan1:

iptables -A input_rule -i vlan1 -p tcp --dport <PORTA DO PRINT SERVER> -s ! <DYNAMIC DOMAIN AQUI> -j DROP

a ideia do post-firewall é que cada vez que o router inicia, as rules são criadas automaticamente...
 
Back
Topo