Iniciação em Linux

Status
Fechado a novas mensagens.

Borgas

Suspenso
Bem antes de mais boas! sou novo no fórum e estava a precisar que me iluminassem um pouco sobre Linux..

Então é assim.. eu sou Windows user à uns bons 9 anos hehe, percebo de windows relativamente bem, conheço os cantos à casa não tenho medo de usar a consola quando preciso dela.. mas gostava de mudar para Linux uma vez que só tenho ouvido falar bem do mesmo e já andar farto do tio Bill...

O meu pequeno dilema é as distros.. uma vez que sou novato na área,
-qual a distro que me aconselham?(Já usei um site que anda por aqui no forum em que nos diz qual a distro mais aconselhada mas acabei por ficar na mesma...)

Muitos com certeza irão recomendar o ubuntu, o opensuse ou o mandriva.. e depois irão falar que tudo depende dos gostos e da filosofia de cada um.. ora bem..
O que querem dizer exactamente com filosofia? será a filosofia de cada distro? se for como/onde posso saber a de cada um?(podiam colocar as filosofias de algumas das distros aqui?)

Não me importo de usar a consola para mexer no Linux nem me importo de ter um pouco de trabalho! Só gostava que não tivesse problemas em detectar o hardware!

Já instalei o Fedora mas não gostei muito! a começar pelo facto de não conseguir abrir vários tipos de ficheiros(será que me podiam também iluminar sobre os tipos de ficheiros? quais os mais usados? posso usa-los todos com uma só distro? qual a diferença entre eles?) também instalei o ubuntu uma vez no PC mas desinstalei porque não encontrava uma comunidade portuguesa forte no Linux mas agora que encontrei espero instalar o Linux e nunca mais daqui o tirar!

Desculpem se sou xato ou se tão fartos de ver as mesmas perguntas mas assim sei que me respondem directamente ao que pergunto..

PS: já agora se me pudessem explicar a diferença entre uma versão 32bits e uma de 64 agradecia.

Brigadão
>cumpZ
 
Última edição pelo moderador:
A minha opinião é:
Instala Ubuntu.