Iniciação macro (low budget)

ATI=POWER

I'm cool cuz I Fold
Boas. Ulitmamente tenho lido muito acerca da fotografia macro e gostava de me iniciar nela. Tenho uma Nikon D40, uma Nikon 18-55 e uma Nikon AF-S 50mm 1.8G. Pelo que li a solução mais barata e "ideal" para o que já tenho seria:

-Tubos extensores automáticos;
-Flash Yongnuo 460II;
-Triggers Yongnuo RF-602;
-Bracket para o flash;
-difusor/softbox.

Agora pergunto, com os tubos extensores automáticos (com conectores metálicos) posso controlar a abertura da minha lente 50mm? Acho que já li que estes tubos não funcionam com as lentes mais recentes:confused: Não é que interesse muito mas perco o AF? Fico bem servido com isto tudo até comprar uma lente dedicada a macro? Eu vi uns tubos automáticos da Phottix numa loja nacional mas pedem 130€ por eles, não é demais? Podem-me indicar uns mais baratos se conhecerem (os Kenko são muito caros).
Obrigado desde já.
 
Há uns tempos atrás, depois de ver umas fotos do Warlord, também fiquei com o bichinho pelo Macro. No entanto, antes de me atirar de cabeça a uma lente dedicada, queria fazer umas experiências.
O meu orçamento era "ultra low budget". Tinha pensado nos tubos, mas não me pareceu uma solução muito prática.
Mandei vir, duma mega loja inglesa online, uma lente macro da qual me disseram muito bem - uma Opteka 52mm 10x para Nikon - que se adapta às tuas lentes (52mm).
É certo que não obtive com ela os resultados da nikon micro 85mm e muito menos da 105mm, mas para algo que custou € 15 que custou (actualmente está a £ 15), fiquei bastante surpreendido, pela positiva, com os resultados obtidos.
Aconselho a dar uma vista de olhos nas criticas e numas samples (1, 2,).

Para orçamento low budget é uma excelente opção.
 
Obrigado pela sugestão. Para o teu investimento até tiveste resultados aceitáveis. Mas ao investir agora nuns tubos extensores, depois se decidir comprar uma lente macro posso usufruir deles. Outra opção que vi foi: em vez de comprar flash+bracket+triggers ( gastaria cerca de 100€ nisso), optava por comprar um "meike led macro ring flash" e ficava por 35€ e um dia mais tarde comprava um flash mais a sério (Nikon SB 700). Será que com este ring obtenho resultados razoáveis?
 
para controlares a abertura em lentes automaticas necessitas de tubos automaticos, e isso vai permitir igualmente que a maquina faça medição de luz e controle a potencia de um flash TTL.

com os tubos e uma lente 50mm ficas com uma magnificação de 1:1 (ou seja macro :))

Regra geral o AF em macro (1:1) não é utilizado, porque se te afastas da distancia minima deixas de estar a 1:1. geralmente o que se faz (mesmo com lentes macro dedicadas) é meter a lente em MF e aproximas/afastas a maquina até o foco estar no sitio certo.

se não queres investir nos tubos aquele filtro macro é uma boa solução, não sei é qual a qualidade dele, se queres um filtro de qualidade comprovada procura os raynox. mas como dizes os tubos podem mais tarde ser usados numa lente macro dedicada para ir acima dos 1:1 (o que tb é verdade com o filtro, mas mais uma vez com penalização da qualidade de imagem - ao contrario dos tubos)

relativamente ao ring flash, pelo que li aqui nao é suficientemente potente para macro 1:1.
 
Boas pessoal. Acabei por comprar uma lente Tamron 90mm em 2ª mão (ainda não a tenho). Relativamente ao(s) flash(s), para começar 1 chega? O que acham do Nissin di466? Não é muito caro e já tem ttl, podendo assim usa-lo sem ser para macro.
 
sim, mas o ideal é comprares um bracket e um cabo e-ttl de forma a poder aproxima-lo do final da objectiva e comprares/construires um difusor para melhorar a luz.
 
Em vez do cabo não será melhor comprar triggers? Assim caso queira adicionar outro flash bastava comprar mais um receptor. Quanto a brackets aconselhas algum em especial? Já vi muitos mas nenhum de especial. Algo assim deste género dará para o efeito?
8a59cf2b33e770c7defa8bb.jpg
 
sim tb podes comprar um trigger, mas nesse caso perdes o E-TTL. mas existe mt gente que usa 2 flashes desse modo, pessoalmente acho peso demais (embora a luz de 2 fontes seja muito melhor). mas acho que quando estamos nesse nivel mais vale ir para um flash anelar.

sim um bracket como esse serve, existem uns que têm uma cabeca de tripe na ponta e que permite orientar o flash para o sitio certo, mas isso tb podes ser tu a adaptar depois.
 
Pois é disso que ando à procura, pois com este tipo de bracket o flash não fica apontado para a ponta da lente (ou sou que não estou a conseguir imaginar), teria de arranjar uma coisa do tipo "cabeça rotativa".
Desde já obrigado pela ajuda :)
 
A cabeça do flash tb roda um pouco, terias de jogar com isso. Esses brackets são Mt comuns no ebay por isso não deve ser difícil encontrar fotos de setups na net para veres como fazem.
 
Já comprei o flash, comprei o Nissin Di466, para macro acho que tem potência suficiente e é assim pequeno e jeitoso para a minha D40 :D Agora é testar e aprender com a prática. A seguir investir num bracket e num cabo ttl ou nuns triggers. À partida o flash funciona com qualquer trigger não é? Ainda não sei se compro cabo ou trigger, com o cabo não perdia o ttl mas para macro talvez use mais o modo manual.

edit: pelo que li este flash não é compatível com triggers. Uns dizem que é apenas a versão Canon que não funciona, outros dizem que só a versão 4/3 é que funciona com triggers :confused:
 
Última edição:
depende da lente que tens e se queres usar TTL ou não.

no meu caso tinham de ser automaticos para conseguir controlar a abertura da minha lente (que é automatica)
 
precisas dos automaticos senão ficas a fotografar a 1:1 a f/1.8.

existe uma manha que é escolher uma abertura (tipo f/8), e enquanto carregas no botao de DOF preview retiras a lente. dessa forma a lente fica "bloqueada nos f/8" e ja a podes usar tubos manuais com essa abertura. o problema desta alternativa é que o viewfinder a f/8 vai ficar muito escuro.

se queres tubos manuais mais vale comprar uma lente manual rasca (mas vais ter sempre este problema do viewfinder escuro), se queres usar essa lente (ou outra automatica), compra os automaticos.
 
Back
Topo