Iniciante em Linux! =)

Uncle Sam

Power Member
Boas pessoal!

Tenho um disco de 40GB IDE sem nada e queria aproveitar para pôr Linux para começar a perceber alguma coisa disto! :P Gostava que me ajudassem quanto à escolha da distribuição visto que sou iniciante. Dou-me muito bem com inglês, não sei se é relevante. :) Gostava que dessem exemplos para o caso de instalar aplicações e afins. Eu uso a net por ethernet, vou ter que configurar ou ele reconhece automaticamente como o Windows? Vai ficar no mesmo sistema que está ao lado (My system). Não vai entrar em conflito com o Vista pois não? Apenas tenho que escolher qual dos discos vão fazer o boot primeiro certo? Desculpem tantas perguntas mas é para ficar já a saber algumas coisas. Eu sei que podia usar o google para estas coisas mas queria saber a opinião dos mais entendidos nisto aqui na Techzone! :D

Cumps
 
Boas pessoal!

Tenho um disco de 40GB IDE sem nada e queria aproveitar para pôr Linux para começar a perceber alguma coisa disto! :P Gostava que me ajudassem quanto à escolha da distribuição visto que sou iniciante. Dou-me muito bem com inglês, não sei se é relevante. :) Gostava que dessem exemplos para o caso de instalar aplicações e afins. Eu uso a net por ethernet, vou ter que configurar ou ele reconhece automaticamente como o Windows? Vai ficar no mesmo sistema que está ao lado (My system). Não vai entrar em conflito com o Vista pois não? Apenas tenho que escolher qual dos discos vão fazer o boot primeiro certo? Desculpem tantas perguntas mas é para ficar já a saber algumas coisas. Eu sei que podia usar o google para estas coisas mas queria saber a opinião dos mais entendidos nisto aqui na Techzone! :D

Cumps

bem eu também comecei à cerca de um mesito com o ubuntu e não me arrependo...impecável instalou drivers todos sem eu ter de procurar na net ficou todo pronto em segundos...fiquei impressionado...depois foi começar por aqui e ali...para começar penso que é bom o ubuntu...

cumps se precisares de um bom pdf com dicas e assim é só pedir...
 
O que tenho mais receio é quanto aos comandos. Para instalar aplicações ou para fazer seja o que for não é sempre necessário ir ao terminal e pôr montes de comandos e não sei quê? Ou isto é uma ideia muito errada do Linux?

Cumps
 
O que tenho mais receio é quanto aos comandos. Para instalar aplicações ou para fazer seja o que for não é sempre necessário ir ao terminal e pôr montes de comandos e não sei quê? Ou isto é uma ideia muito errada do Linux?

Cumps

olha que não eu tambem tinha isso em mente...
mas não não é preciso muito por aí...existe uma coisa que se chama gestor de pacotes synaptick que instala muitos programas e asism...

vai sem medo como eu o fiz e não estou NADA arrependido...antes pelo contrário...raramente entro no vista...só mesmo para jogar e pouco mais xD
 
Então todos recomendam o Ubuntu para começar certo? Há em português ou só há a distribuição em inglês?

Obrigado pela ajuda. :)

Cumps
 
O ubuntu é uma conhecida distribuição de linux, Eu diria que seria bom brincares um bocado com livecds para veres o que mais gostas.
Exemplo no proprio ubuntu.
Vê qual o ambiente que mais te agrada para começar
Ubuntu = Gnome
Kubuntu = KDE
Xubuntu = Xfce (para computadores mais antigos é melhor pois é mais soft)

Claro que depois podes fazer misturas e personalizações, para começar o ubuntu é fixe pois tens muita gente que usa e podes nos foruns perguntar tudo o que precisares que há sempre alguém que te diz a resposta ao que procuras.

Quanto à dúvida da internet, por cabo não deves ter qualquer problema, mesmo em livecd ele costuma reconhecer, quando sacares o cd experimenta em livecd, se tiveres net neste então não vais ter problemas, tal como podes testar se ele se adapta à tua placa gráfica etc... (ubuntu dá-se melhor com nvidia do que com ATI, se for onboard acho que não tens grandes problemas de qualquer maneira.).
O linux dá-se bem com o windows, o contrário por vezes é que não acontece (quando instalares/formatares alguma coisa, instala primeiro o windows e depois o linux que este adapta-se) com ubuntu (ou a maioria de qualquer outra distribuição) tens compatibilidade com partições NTFS (windows) e fat também claro, por isso até deves conseguir aceder em linux ao disco e documentos nas partições windows, o contrário também é possivel mas o windows é mais esquisito nesse aspecto, não gosta das partições ext.

Força nisso e boa sorte.
cumpz
 
sim, vai detectar tudo ou praticamente tudo automaticamente.

durante a instalação estás a usar o proprio sistema operativo, já com acesso à internet.

é bem melhor do que olhar para a mesma lenga lenga que se vê na instalação do windows. :P
 
Já agora, quanto a drivers há problemas?

Tou a pensar finalmente iniciar-me no linux com o ubuntu. mas não encontra informações sobre a compatibilidade de hardware e a necessidade ou não de drivers
 
Já agora, quanto a drivers há problemas?

Tou a pensar finalmente iniciar-me no linux com o ubuntu. mas não encontra informações sobre a compatibilidade de hardware e a necessidade ou não de drivers

os meus drivers ficaram todos instalados automáticamente...sem me preocupar com nada...simplesmente só tive de actrivar a aceleração 3D da gráfica para dar os efeitos e assim mas isso é só colocar um visto numa janelinha que aparece...simples não?;)

agora há casos que o linux não consegue encontrar os drivers e tem de se instalar manualmente tipo o windows...mas não é o meu caso e ainda bem :D
 
sim penso que sim mas não posso afirmar nada mas aposto que se não instalar pode ser uma coisita ou outra mas tenho convicção de que consegue instalar tudo...faz assim livecd e vê se tens net e som...se tiveres é quase certeza que te instala tudo...se não tiveres net é que se torna mais chato para conseguires arranjar as cenas...mas nunca vi nenhum livecd a não detectar a placa de rede e ter-se de instalar manualmente...até lá na escola pc's rascos que eram pentium II e III ele detectava e instalava quase tudo...

penso que não seja por aí
cumps
 
Podes dizer-me qual o melhor sítio para arranjar temas porreiros como aqueles que há na secção dos desktops? Como se instalam? :P

Obrigado pela ajuda!

Cumps
 
Sometimes flash just doesn't produce sound, or you can find flash will "give up" playing sound after a given period. Use this fix to stop that.

Easy as pie.
icon_smile.gif


Open terminal, and enter:
Code:
sudo aptitude install alsa-oss
Wait for the install to complete, before typing:
Code:
gksudo gedit /etc/firefox/firefoxrc
A file will open, and in the file you will see:
Quote:
FIREFOX_DSP=”none”
Change this to:
Quote:
FIREFOX_DSP=”aoss”
Hope this helps you all.
icon_smile.gif
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=255422
 
Back
Topo