Iniciante em programaçao

gmartins9

Power Member
Boas. Estou a pensar em seguir engenharia informatica na FCT ( vou para o 12º ano letivo 2012/2013) e queria começar cedo com a programaçao para ter "bases". Estava a pensar em começar a aprender java, pois parece-me a mais facil de entender. Tenho estado a "aprender" num site chamado Codecademy que nos propoe exercicios guiados para iniciantes . Opinioes? Depois se me conseguissem arranjar alguns exercicios que uma pessoa que ainda está a começar consiga fazer agradecia.
 
aconselho te a aprender C pois acaba por ser a base da programação e na minha opinião é mais fácil a transição do C para java do que o contrario alem disso evitas ganhares maus hábitos na estruturação do código em java na faculdade vais aprender os GRASP e os GOF, nesta altura não te faria diferença mas quando fosse programas mais complicados ias notar.
o codeacademy tá muito porreiro se googlares tutorial C ou java de certeza que te aparecem mais uns interessantes
 
Olá...

Eu também estou a fazer o mesmo. Vou para Engenharia Electrotécnica mas se calhar vou-me inscrever noutra disciplina (tipo extra-curricular) de programação.

Como no meu curso vou aprender C, saquei uns livros que vinham na bibliografia do conteúdo programático da disciplina de programação e estou a seguir o livro. Acho que o livro a nível de explicação está 8/10. Tem exemplos práticos e exercícios para resolver.

Talvez C seja se calhar a melhor opção par começar. Eu no entanto já tinha aprendido qualquer coisa de VB 6 (muito pouco por sinal) mas já dá para reconhecer muitos termos que se usam em programação.

Se quiseres o nome do livro, que acho que tem muito boa reputação é o "Linguagem C, Luís Damas".

Cheers
 
No meu caso, há cerca de cinco anos, quando ainda jogava Runescape( um jogo online programado em JAVA) comecei a ter tendencia para os chamados servidores privados, onde se tem a database e o coder altera certas linhas na programacao para ter o servidor a seu gosto. Por isso é que no outro dia em que encontrei o Codecademy, me foi mais fácil entender pois já tinha visto aquele tipo de linguagem em algum lado.

Relativamente a C, tenho o livro em adobe dos dois ingleses( nao me recordo o nome) e comecei a ler até ao ponto em que nos pedem realmente para fazer um exercicio. Tenho dois sistemas operativos neste pc: Ubuntu e Windows. Tentei ir para o Linux de modo a instalar o gedit para começar a fazer os exercicios como eles nos pedem no decorrer da leitura. Mas o problema é que nao faço a minima ideia como instalar o gedit. Eles no ficheiro README dizem para meter comandos no terminal como ./configure, ./install, etc mas de acordo com o que sei ( que é um 0 a programaçao, é mais do uso diario do computador e logica ) que no terminal deveria meter algo do genero : ./configure gedit-x.x.x etc...
 
Vai buscar e instalar os ficheiros do gedit.
mas acho esquisito nao ter o gedit experimenta ver se tens o emacs também eh um editor de texto próprio para programar.
podes também programar c pelo windows
eu costumo usar uma maquina virtual com uma distro ubunto em que só tem a linha de comandos e uma pasta partilhada de onde corro os ficheiros,
podes também instalar MinGW e usar o cmd do windows como usas o terminal do linux.
para ambas as opções usaria o notepad++ como editor de texto.
 
No meu caso, há cerca de cinco anos, quando ainda jogava Runescape( um jogo online programado em JAVA) comecei a ter tendencia para os chamados servidores privados, onde se tem a database e o coder altera certas linhas na programacao para ter o servidor a seu gosto. Por isso é que no outro dia em que encontrei o Codecademy, me foi mais fácil entender pois já tinha visto aquele tipo de linguagem em algum lado.

Relativamente a C, tenho o livro em adobe dos dois ingleses( nao me recordo o nome) e comecei a ler até ao ponto em que nos pedem realmente para fazer um exercicio. Tenho dois sistemas operativos neste pc: Ubuntu e Windows. Tentei ir para o Linux de modo a instalar o gedit para começar a fazer os exercicios como eles nos pedem no decorrer da leitura. Mas o problema é que nao faço a minima ideia como instalar o gedit. Eles no ficheiro README dizem para meter comandos no terminal como ./configure, ./install, etc mas de acordo com o que sei ( que é um 0 a programaçao, é mais do uso diario do computador e logica ) que no terminal deveria meter algo do genero : ./configure gedit-x.x.x etc...

Kerninghan e Ritchie? Se for esse é bastante bom.

Como já disseram para instalar o gedit no linux é só fazer sudo apt-get gedit e depois é seguir as instruções que vão aparecendo. Aconselho programares em Linux uma vez que mais tarde vais poder recorrer a ferramentas importantíssimas como o Valgrind, podes ir escolhendo as flags com que vais compilando e além disso não precisas de andar com "truques" como ter de por getchar() no fim do código para conseguires ver o resultado do código
 
Epah, falando assim no linux até parece uma dor de cabeça...
Se fores ao "Painel de Controlo" daquilo, isso tem uma AppStore tipo Android onde escreves lá Gedit (ou qualquer outro programa) e carregas no instalar à là windows.
 
instala antes o kate, tens o editor de texto e consola no mesmo programa, se ao abrires o kate nao aparecer o terminal por baixo, "sudo apt-get konsole" no terminal e passa a ter..
ja agora, estou em Engenharia Electrotecnica e nao olhei para o livro ainda e fiz programaçao 1 e 2 com boa nota sem nunca ter programado, posso arranjar-te os slides e o material disponibilizado pelos meus profs se quiseres
 
instala antes o kate, tens o editor de texto e consola no mesmo programa, se ao abrires o kate nao aparecer o terminal por baixo, "sudo apt-get konsole" no terminal e passa a ter..
ja agora, estou em Engenharia Electrotecnica e nao olhei para o livro ainda e fiz programaçao 1 e 2 com boa nota sem nunca ter programado, posso arranjar-te os slides e o material disponibilizado pelos meus profs se quiseres

Ficava-te muito agradecido por isso :)
 
Back
Topo