1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Inserir dados em sql a partir de asp.net

Discussão em 'Web Development' iniciada por red_bad, 14 de Junho de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 3877)

1. red_bad

red_bad [email protected] Member

Olá malta eu sou um estagiario e o meu tutor do estagio colocou-me um trabalho que é fazer um site em asp.net, já comecei a fazer a base de dados mas agora quero inserir os dados nas tabelas a partir do site. Quais os códigos que tenho de usar e onde os coloco? É urgente por favor.

Obrigado

PS: Estou a usar o Web Matrix para desenvolver no asp e fazer a base de dados em sql

2. alfinete

alfinete Power Member

estas a utilizar sql server ou access?, para a bd

3. Primeiro ..tens que colocar a connectionString...no ficheiro web.config..(existe este ficheiro no visual studio nao conheço o web Matrix)

Código:
    [SIZE=2][COLOR=white][B]<[/B][/COLOR][B][SIZE=2]configuration[/SIZE][SIZE=2]>[/SIZE][/B][/SIZE]
    [COLOR=white][B][SIZE=2]<[/SIZE][SIZE=2]appSettings[/SIZE][SIZE=2]/>[/SIZE][/B][/COLOR]
    [COLOR=white][B][SIZE=2]<[/SIZE][SIZE=2]connectionStrings[/SIZE][SIZE=2]>[/SIZE][/B][/COLOR]
    [COLOR=white][B][SIZE=2]<[/SIZE][SIZE=2]add[/SIZE][SIZE=2]name[/SIZE][SIZE=2]=[/SIZE][SIZE=2]"(nome da connectionstring)[/SIZE][SIZE=2]" [/SIZE][SIZE=2]connectionString[/SIZE][SIZE=2]=[/SIZE][SIZE=2]"[/SIZE][SIZE=2]Data Source=(nomeservidor);Initial Catalog=(nomeBD);Integrated Security=True[/SIZE][SIZE=2]"[/SIZE][/B][/COLOR]
    [COLOR=white][B][SIZE=2]providerName[/SIZE][SIZE=2]=[/SIZE][SIZE=2]"[/SIZE][SIZE=2]System.Data.SqlClient[/SIZE][SIZE=2]"[/SIZE][SIZE=2] />[/SIZE][/B][/COLOR]
    [COLOR=white][B][SIZE=2]</[/SIZE][SIZE=2]connectionStrings[/SIZE][SIZE=2]>[/SIZE][/B][/COLOR]
    [SIZE=2][COLOR=white][B](...)[/B][/COLOR][/SIZE]
    [B]</configuration>[/B]

...isto é para aceder a bds em SQLServer2005, o data source é o nome do servidor da bd., nomedocomputador/SQLEXPRESS, se tiveres a usar SQLserver2005 EXPRESS....

Depois para acederes as bds precisas de utilizares outras linguagens como C# ou vb.net...se quiseres mais dicas indica mais concretamente o que queres fazer...:)

Última edição: 14 de Junho de 2007
  4. red_bad

Boas. Desculpem pela demora mas tive ausente.
    Bem antes demais obrigado pelas respostas. Começei a usar o Visual studio express e já consegui fazer a ligação à base de dados, mas agora como faço para adicionar dados numa tabela a partir do site? Por exemplo, tenho uma textbox e um botão, escrevo na textbox e clico no botão e os dados vão inserir numa tabela que eu definir. Isso é possível?
    Obrigado desde já

5. red_bad

Por favor, alguem que ajude ;)

6. alfinete

alfinete Power Member

vars globais

Código:
    Dim sda As SqlDataAdapter
        Dim ligacao2, strsql As String
        Dim ds As DataSet

evento load da pagina ............................

page load

Código:
    ligacao2 = "data source=(local);initial catalog=CMPStocks;" & _
               "integrated security=SSPI;persist security info=True"

'faz a respectiva seleccção a base de dados para detactar o 
            'utilizador que foi digitado na caixa de texto

strsql = " SELECT Login FROM TabUtilizador " & _
            " where TabUtilizador.Login ='" & Me.Txtbox_user.Text & "'"

sda = New SqlDataAdapter(strsql, ligacao2)

ds = New DataSet()
            sda.Fill(ds)
            sda.Dispose()

botão registar ......................

Código:
    Protected Sub btn_registar_Click(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btn_registar.Click

Dim ligacao, insere_sql, num

Dim table As DataTable
            ' Dim cont As Integer

' faz a ligação a base de dados

'**************************************************************************************
            ' verifica se o que foi digitado na caixa de texto é igual a string de pesquiza
            ' strsql feita a cima para detectar se o utilizador ja existe ou não na bd
            ' caso exista faz o seu registo
            ' caso contrario diz que ja existe 

table = ds.Tables.Item(0)
            Dim cont As Integer = table.Rows.Count

If cont = 0 Then

ligacao = New SqlConnection("data source=(local);initial catalog=CMPStocks;" & _
                                "integrated security=SSPI;persist security info=True")

' abre a ligação
                ligacao.open()

' faz o sql para inserir cada string inserida no campo respectivo
                ' da bd

insere_sql = "Insert into  TabUtilizador (" & _
                " login,Password,[E-Mail], Previlegios )" & _
                " values (@login, @password,@mail, @prev)"

' comando pare executar a ligação
                Dim comando As SqlCommand = New SqlCommand(insere_sql, ligacao)

' cria as variaveis tipo sql parameter associadas aos respectivos tipos

Dim login As SqlParameter = New SqlParameter("@login", SqlDbType.VarChar)
                Dim password As SqlParameter = New SqlParameter("@password", SqlDbType.VarChar)
                Dim mail As SqlParameter = New SqlParameter("@mail", SqlDbType.VarChar)
                Dim prev As SqlParameter = New SqlParameter("@prev", SqlDbType.VarChar)

'atribui o valor inserido no formulario de cada caixa de texto 
                ' a variavel criada a cima

login.Value = Me.Txtbox_user.Text
                password.Value = GeraHash(Me.txtbox_pass.Text)
                mail.Value = Me.Txt_Mail.Text
                prev.Value = Me.ListBox_tipo_util.Text

' adiciona o valor guardado nessa variavel no respectivo campo da bd

comando.Parameters.Add(login)
                comando.Parameters.Add(password)
                comando.Parameters.Add(mail)
                comando.Parameters.Add(prev)

num = comando.ExecuteNonQuery

' se existir ligação guarda os dados , caso contrario da mesnagem de erro
                If num = 1 Then

Me.Label_erro.Visible = True

Me.Label_erro.Text = "O Utilizador  " & Me.Txtbox_user.Text & "Foi Registado com sucesso"

Me.Txtbox_user.Text = ""
                    Me.txtbox_pass.Text = ""
                    Me.Txt_Mail.Text = ""

Else

Me.Label_erro.Text = " Erro na interligação de dados"
                End If

ligacao.close()

Else
                Me.Label_erro.Text = " Utilizador ja existente "

End If

End Sub

espero que ajude

esta ligação esta feita em sqlserver 2000, com vb.net em asp.net framework 2

Última edição: 8 de Julho de 2007
  7. red_bad

Boas.
    Desde já muito obrigado Alfinete por me teres respondido e ajudado ;)
    Fiz tal e qual o que disseste e até foi fácil e parece que já vai num bom caminho, até já estava a ficar desmoralizado com isto lol só que agora aparecem-me uns quantos erros. Como não os sei explicar bem por aqui deixo um screen
    Sabes do que pode ser?

Obrigado :)

Cumps

8. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

9. red_bad

Boas :)
    A parte da conecção eu já sei fazer, eu não sei é o que é que são aqueles erros, diz que não é member do _default mas não faço ideia de como emendar isso.

Obrigado

Cumps ;)

10. alfinete

alfinete Power Member

isso se não me engano deve ter a ver com os nomes dos objectos que criaste(caixas de texto , etc), e a sua relação com variaveis e atribuições que lhe fiseste, é o que eu acho, pois assim a traves da imagem sem estar em frente a isso , não dá par perceber melhor

mas isso guarda o registo ou não?

estas a trabalhar com vb não estas?

11. red_bad

Boas.

Os erros que davam antes já foram resolvidos, pois não tinha criado as textbox's nem as labels.

os objectos ja estão todos declarados o problema agora é que ao fazer o debug ele apresenta este erro "Cannot open database requested in login 'CMPStocks'. Login fails.
    Login failed for user 'blá blá blá\Tau Tau Tau e coiso'." suponho que esse CMPStocks será algo a ver com a tabela da base de dados não?...digo eu lol.~

obrigado pela ajuda e pelo tempo dispensado alfinete :D

cumps

Última edição: 10 de Julho de 2007
  12. p3dro

p3dro Power Member

tu copiaste literalmente para a tua aplicação todo o código k o alfinete te deu? aquilo era só 1 exemplo, tinhas de adaptar o código às tuas necessidades :)

o outro erro que te dava era pk n tinhas os objectos criados (como de resto já disseste k corrigiste), no código do alfinete o "CMPStocks" é o nome da base de dados ("initial catalog" na connection string), tens de escrever o nome da tua base de dados

13. alfinete

alfinete Power Member

é isso mesmo que o p3dro disse "CMPStocks" é o nome da minha base de dados, ou seja tens de mudar para o nome da tua

14. red_bad

Boas.
    Obrigado pelas ajudas pessoal. Já mudei para a minha base de dados mas agora da-me outro erro:

Isto está complicado :S

Cumps

Partilhar esta Página