Instalacao Ubuntu 6.06 com particoes!Help plz

deaf

Banido
Boas, eh o seguinte, queria instalar o ubuntu no meu portatil, mas tenho algumas duvidas em relacao as particoes, ja tive a ver o tuturial so ensina a fazer um fresh install.
Ja tenho o windows instalado, e criei uma particao de 6Gb supostamente para instalar o ubuntu, mas n sei como o fazer...lol
queria saber kts particoes tenho k criar, cada um com kanto de espaco (total de 6Gb), e poder usar os dois OS no mm portatil.

Thx ppl, aguardo respostas!
 
deaf disse:
queria saber kts particoes tenho k criar, cada um com kanto de espaco (total de 6Gb), e poder usar os dois OS no mm portatil.

Thx ppl, aguardo respostas!

Tens de criar pelo menos 3 para ficares com isso de uma forma decente mas 6gb é pouquito. No entanto eu faria assim:

- a root / metia 3gb;
- a swap metia 512mb;
- a /home metia a restante.

Deves ficar compouco espaço de manobra no /home e na / (root) para instalar muitas mais coisas mas se forem programas relativamente pequenos funciona perfeitamente.
 
Boas man, ja consegui instalar, ontem dp longas horas de peskisas la encontrei. eheh
fiz assim

- a root / 5.5Gb
- a swap 500Mb

ja ta tudo a correr bem, reconheceu pratikamente tudo do portatil. :D
Thx anyway. agora la vou eu explorar isto ehehe:D
 
Qd já se tem o XP instalado basta meter o espaço que queremos não particionado.
Assim na instalação do ubuntu aparece a opção de instalar no maior espaço livre.
Selecionando essa opção fica perfeito:)
 
deaf podias era explicar ("como fosse uma crianca de 4 anos" :)) pq eu quero fazer a mesma coisa (mas com 7.5 Gb de espaco nao particionado).

Como escolhes o S.O. a iniciar?
 
Já agora, se me permitem, eu tenho no meu disco o Xp instalado, e o disco está particionado em 2. Pretendo retirar o Xp e ter apenas o Ubuntu instalado.
Formato as 2 drives e depois inslado o Ububtu na drive c. Ele depois reconhece na boa a drive d correcto?
Cumps.
 
Feiticeiro disse:
Já agora, se me permitem, eu tenho no meu disco o Xp instalado, e o disco está particionado em 2. Pretendo retirar o Xp e ter apenas o Ubuntu instalado.
Formato as 2 drives e depois inslado o Ububtu na drive c. Ele depois reconhece na boa a drive d correcto?
Cumps.

Depende do sistema de ficheiros. Mas o Ubuntu acho k tem o suporte para NTFS out-of-the-box e já tudo ligado no kernel, portanto não deves ter problemas :P
 
Eu adquiri um disco de 160GB so pra meter o Ubuntu e quando tentei usar o particionador, meti a partição / com 80GB, a swap com 1536mb e a /Home com o resto. Não funcionou. Meti tudo como partições primarias e não deu. começava a instalar e dava erro. tive de instalar com a opção default, e ficar com a /home dentro do SO.
 
Por acaso nunca meti a /home numa partição em separado..., como o espaço não é o que mais abunda por aqui tenho-me limitado a ficar com tudo sempre junto e nem faço grandes contas :P

Nunca tive problemas.

abraços, HecKel
 
Será que alguém me explika passo por passo o que tenho de fazer para instalar o ubuntu num portátil ke já tenha o XP?criar partições etc... É urgente...
 
Instalas o XP primeiro e deixas o espaço que queres ter para o Ubuntu como espaço livre. Mesmo não particionado.

Na instalação do Ubuntu ele vai perguntar-te se queres usar aquele espaço livre. Dizes que sim e se o hardware for todo suportado deve funcionar na boa.
 
Metro o rapaz quer já com o Xp instalado.
Arrancas com o PartitionMagic, por exemplo e arranjas espaço que consideres suficiente.
Depois de teres espaço vazio é só instalares o Ubuntu.
Dá feedback
 
Back
Topo