1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalacao Ubuntu 6.06 com particoes!Help plz

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por deaf, 7 de Julho de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 2022)

1. deaf

deaf Banido

Boas, eh o seguinte, queria instalar o ubuntu no meu portatil, mas tenho algumas duvidas em relacao as particoes, ja tive a ver o tuturial so ensina a fazer um fresh install.
    Ja tenho o windows instalado, e criei uma particao de 6Gb supostamente para instalar o ubuntu, mas n sei como o fazer...lol
    queria saber kts particoes tenho k criar, cada um com kanto de espaco (total de 6Gb), e poder usar os dois OS no mm portatil.

Thx ppl, aguardo respostas!

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Tens de criar pelo menos 3 para ficares com isso de uma forma decente mas 6gb é pouquito. No entanto eu faria assim:

- a root / metia 3gb;
    - a swap metia 512mb;
    - a /home metia a restante.

Deves ficar compouco espaço de manobra no /home e na / (root) para instalar muitas mais coisas mas se forem programas relativamente pequenos funciona perfeitamente.

3. deaf

deaf Banido

Boas man, ja consegui instalar, ontem dp longas horas de peskisas la encontrei. eheh
    fiz assim

- a root / 5.5Gb
    - a swap 500Mb

ja ta tudo a correr bem, reconheceu pratikamente tudo do portatil. :D
    Thx anyway. agora la vou eu explorar isto ehehe:D

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Qd já se tem o XP instalado basta meter o espaço que queremos não particionado.
    Assim na instalação do ubuntu aparece a opção de instalar no maior espaço livre.
    Selecionando essa opção fica perfeito:)

5. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

deaf podias era explicar ("como fosse uma crianca de 4 anos" :)) pq eu quero fazer a mesma coisa (mas com 7.5 Gb de espaco nao particionado).

Como escolhes o S.O. a iniciar?

6. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Já agora, se me permitem, eu tenho no meu disco o Xp instalado, e o disco está particionado em 2. Pretendo retirar o Xp e ter apenas o Ubuntu instalado.
    Formato as 2 drives e depois inslado o Ububtu na drive c. Ele depois reconhece na boa a drive d correcto?
    Cumps.

7. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Depende do sistema de ficheiros. Mas o Ubuntu acho k tem o suporte para NTFS out-of-the-box e já tudo ligado no kernel, portanto não deves ter problemas :P

8. noznika01

noznika01 Power Member

hellaxe, a partição /home deve ser primária ou logica?

desculpa deaf por usar o teu tópico.

9. Gunn3r

Gunn3r Power Member

Eu adquiri um disco de 160GB so pra meter o Ubuntu e quando tentei usar o particionador, meti a partição / com 80GB, a swap com 1536mb e a /Home com o resto. Não funcionou. Meti tudo como partições primarias e não deu. começava a instalar e dava erro. tive de instalar com a opção default, e ficar com a /home dentro do SO.

10. HecKel

HecKel The WORM

Por acaso nunca meti a /home numa partição em separado..., como o espaço não é o que mais abunda por aqui tenho-me limitado a ficar com tudo sempre junto e nem faço grandes contas :P

Nunca tive problemas.

abraços, HecKel

11. jogregopy

jogregopy Power Member

Será que alguém me explika passo por passo o que tenho de fazer para instalar o ubuntu num portátil ke já tenha o XP?criar partições etc... É urgente...

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Instalas o XP primeiro e deixas o espaço que queres ter para o Ubuntu como espaço livre. Mesmo não particionado.

Na instalação do Ubuntu ele vai perguntar-te se queres usar aquele espaço livre. Dizes que sim e se o hardware for todo suportado deve funcionar na boa.

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Metro o rapaz quer já com o Xp instalado.
    Arrancas com o PartitionMagic, por exemplo e arranjas espaço que consideres suficiente.
    Depois de teres espaço vazio é só instalares o Ubuntu.
    Dá feedback

Partilhar esta Página