Instalar driver

Rom@

Power Member
Boas tarde pessoal.
Estou com um problema no Ubuntu 9.04.

O meu portátil tem uma gráfica on board sis, pesquisei na net e consegui encontrar um tutorial que explica como meter o driver a funcionar. Mas não consigo editar o ficheiro: xorg.conf com gksu gedit /etc/X11/xorg.conf.
Sou novo nestas andanças por isso preciso da voça ajuda. Para ser mais facil deixo-vos aqui o link do tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=45129.0

Obrigado
 
Boas tarde pessoal.
Estou com um problema no Ubuntu 9.04.

O meu portátil tem uma gráfica on board sis, pesquisei na net e consegui encontrar um tutorial que explica como meter o driver a funcionar. Mas não consigo editar o ficheiro: xorg.conf com gksu gedit /etc/X11/xorg.conf.
Sou novo nestas andanças por isso preciso da voça ajuda. Para ser mais facil deixo-vos aqui o link do tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=45129.0

Obrigado

Boa tarde ROM,

Para editares esse ficheiro precisas de privilégios de administrador (root user), com este comando consegues editar o ficheiro:
Código:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Mas primeiro aconselho-te a faze sempre backup desse ficheiro, usa este comando:
Código:
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.bak

Assim se ocorrer algum problema é só recoperá-lo com o comando:
Código:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf.bak /etc/X11/xorg.conf
Se tiveres dificuldade em editar o ficheiro, posta aqu o seu conteudo que eu altero-o.
 
A diferença entre isto
Código:
gksu gedit /etc/X11/xorg.conf
e isto
Código:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
não é nenhuma, do ponto de vista de resultado, ou estou enganado?

O gksu pede a pass de root e como tal o gedit seria executado com privilégios de administrador. A única diferença é que o gksu é para o ambiente gráfico e o sudo é para usar na consola...

Caso ainda não tenhas isso resolvido não te aparecem erros quando executas essa linha com gksu?
 
Boas
Consegui editar o ficheiro, contudo algo correu mal é o pc não arrancava, quer dizer, arrancava mas dava-me um erro qualquer por causa da drive da gráfica.

Então formatei novamente, arranjei uns drivers 2d que ate funcionam bem, mas o que eu quero mesmo é aceleração 3d, mas não esta fácil.

Parece que a SIS só forneceu o driver para uma distribuição (satux). Eu ate era capaz de experimentar, mas só vejo pessoal a dizer mal. Parece que é uma distribuição baseada em Debian, vou ver se o driver da no Ubuntu, mas não me parece!
 
Back
Topo