Instalar Fedora

sPoOk69

Power Member
Boas

Na universidade vou começar a usar o Fedora 7 e como tal gostaria de o instalar no meu pc para me ambientar.

Como nao tava a contar, formatei o disco a coisa de 2semanas, instalei o XP e na altura fiz duas partiçoes, uma com 40GB e otra com 210GB (com o partition magic), sendo uma mais pequena so para o XP e deixar um possivel espaço para outro SO que viesse a correr futuramente.

Agora as duvidas sao estas:

1- Como nao me convem formatar qualquer uma das partiçoes, posso o instalar na mesma e em qual das partiçoes (ambas com algo dentro) o vou instalar?
2- Posso com o partition magic roubar espaço a uma delas, criando outra partiçao, sem que seja necessario o format ou ate mesmo a perda de conteudo?
3- Ouvi falar tambem duma partiçao swap, sendo assim quantas partiçoes e de que tamanhos teria que fazer?
4- E quanto ao menu inicial de escolha do SO, como nunca antes tive dois SO no pc nao sei se e' automatico..

Desde ja obrigado.. abraço
 
1 - Não faças isso.

2 - Sim, podes fazer um resize a uma das partições.

3 - Tens de criar pelo menos duas partições, uma para o "/" (raiz) do teu sistema, e outra para o swap, a primeira pode ter o tamanho que quiseres (desde que chegue para o SO) e a swap deve ter duas a três vezes o tamanho da memória do teu computador (por exemplo, se tiveres 1Gb de memória a Swap deve ter entre 2 e 3Gb).

4 - Sim, aquando da instalação do Fedora é também instalado o Grub que te cria um menu para escolheres o SO a que queres aceder.
 
Correcto. O rule of thumb swap = 2 x RAM era verdade até há coisa de 3 anos, agora (para um utilizador doméstico) até mais de 512Mb pode ser desperdício.
 
Obrigado desde já a todos.
Sendo assim, tendo eu 1Gb de ram, convêm usar 1Gb po swap certo?

E quanto a drivers? Como e' que e' o Fedora? Eu ainda só tive uma breve experiência nele! Mas como vou usar o Fedora em programação na faculdade, quero-me ambientar!
 
Última edição:
Obrigado desde já a todos.
Sendo assim, tendo eu 1Gb de ram, convêm usar 1Gb po swap certo?

E quanto a drivers? Como e' que e' o Fedora? Eu ainda só tive uma breve experiência nele! Mas como vou usar o Fedora em programação na faculdade, quero-me ambientar!

Foi aberta uma thread do Fedora 8, que está quase a ser lançado (inicio de novembro). Aconselhava-te a esperares até essa altura para instalares o 8, que está muito muito bom.
 
Foi aberta uma thread do Fedora 8, que está quase a ser lançado (inicio de novembro). Aconselhava-te a esperares até essa altura para instalares o 8, que está muito muito bom.

Obrigado, então se calhar vou seguir o teu conselho, embora na universidade deva manter a versão 7! Serão duas versões idênticas?
 
Última edição:
Obrigado, então se calhar vou seguir o teu conselho, embora na universidade deva manter a versão 7! Serão duas versões idênticas?

A diferença não é muito grande, mas o 8 vai vir muito mais actualizada, e com várias features novas, assim como suporte de hardware bem maior.
 
A diferença não é muito grande, mas o 8 vai vir muito mais actualizada, e com várias features novas, assim como suporte de hardware bem maior.

Já vêm com a cena de escrever em NTFS ? Apesar de não me interessar muito, visto que vou por o desktop 100% linux mas nunca se sabe o que pode acontecer :D

Se vier ira ser o facto de ir mesmo para o Fedora, voltando assim as origens do meu principio do linux
 
Já vêm com a cena de escrever em NTFS ? Apesar de não me interessar muito, visto que vou por o desktop 100% linux mas nunca se sabe o que pode acontecer :D

Se vier ira ser o facto de ir mesmo para o Fedora, voltando assim as origens do meu principio do linux

Já expliquei acima. vem, mas não está activada. Tens que instalar o ntfs-config e depois configurar aquilo. É super simples.
 
viva colega da fct, mieec?

já instalaste isso?

eu optei pelo ubuntu, mas gostava de algum feedback do fedora.

Sim, MIEEC-FCT!
Não, acho que vou esperar pelo 8, mas de qualquer maneira vou escolher o Fedora em vez do Ubuntu, mesmo já tendo "passeado" nos dois!

Tou com receio é depois quanto a compatibilidade de certas drivers, inclusive da gráfica!
 
Já tentei instalar o Fedora 7, para ir dando uns toques, mas logo no início quando chego a escolha do idioma, não me é reconhecido o teclado e como tal nada posso seleccionar nem avançar! Há algo a fazer?

Outra coisa e só para esclarecer, após a instalação do Fedora instalo normalmente os drivers da board e da gráfica como faço no windows certo?

Abraço
 
Qto ao teclado não te sei responder, no meu sempre instalou sem problemas, mas o meu é básico sem funções extras. Qto às drives normalmente instala-te as drives todas para o teu hardware, senão instalar é pq não suporta nativamente e provavelmente não as consegues arranjar pq não há. Mas alguém provavelmente te dará uma resposta mais completa que eu sou um iniciado no linux.
 
Qto ao teclado não te sei responder, no meu sempre instalou sem problemas, mas o meu é básico sem funções extras. Qto às drives normalmente instala-te as drives todas para o teu hardware, senão instalar é pq não suporta nativamente e provavelmente não as consegues arranjar pq não há. Mas alguém provavelmente te dará uma resposta mais completa que eu sou um iniciado no linux.

Isso do teclado é muito estranho. Até o meu teclado wireless detecta, portanto ... Quanto a drivers, claro que para a gráfica tens que instalar os drivers, especialmente se for uma placa recente. Se for mais antiga, da ATI, os drivers opensource são instalados automaticamente. No Fedora 8 também vão estar incluidos uns drivers ainda meio em testes para Nvidia, também opensource.
 
Back
Topo