instalar Kde

eurobot

Power Member
Boas instalei mesmo agora o Mandriva 2008 no portátil, mas acontece que me enganei ena instalação não instalei o kde ou o gnome, agora quando inicio o pc e entro no Mandriva ele começa a carregar as coisas e depois aparece um ecrã preto sem nada, mas consigo entrar na consola, a minha pergunta é à alguma forma de instalar o kde ou gnome a partir da consola??
Já agora eu não tenho net naquele pc, para instalar só metendo o ficheiro numa pen ou num dvd ou cd??

Será que alguém me pode ajudar??

PS: já agora acrescento que ainda tenho aqui o cd do Mandriva, será que há alguma maneira de ir buscar os ficheiros que preciso para instalar o kde o gnome??

Cumps. eurobot
 
Se acabaste de instalar assim há tão pouco tempo reinstala isso... Ficas logo com o problema resolvido e vês logo de onde fizeste asneira...


De futuro experimenta usar a secção de dúvidas e suporte técnico sff
 
Se acabaste de instalar assim há tão pouco tempo reinstala isso... Ficas logo com o problema resolvido e vês logo de onde fizeste asneira..

De futuro experimenta usar a secção de dúvidas e suporte técnico sff
Sim, eu posso reinstalar mas não sei ao certo como proceder, visto que tenho o grub, com dual-boot com o vista, há alguma maneira de reinstalar o Mandriva sem danificar a instalação do grub e consequentemento a entrada do vista.

Obrigado, pela dica na próxima vez usarei essa secção
 
Ele volta a dectectar a instalação do vista no pior dos casos ficas é com duas entradas para o Mandriva, mas isso resolve-se facilmente...
 
ok, vou voltar a instalar, depois se ficar com duas entradas eu digo qualquer coisa, para me ajudarem a resolver.
Muito obrigado ;)
 
Se fosse Ubuntu bastava sudo aptitude update && sudo aptitude install ubuntu-desktop.

Em Mandriva não conheço o sistema de pacotes... Daí ser melhor reinstalares ou pesquisares na net ;)
 
Boas instalei mesmo agora o Mandriva 2008 no portátil, mas acontece que me enganei ena instalação não instalei o kde ou o gnome, agora quando inicio o pc e entro no Mandriva ele começa a carregar as coisas e depois aparece um ecrã preto sem nada, mas consigo entrar na consola (...)

Se fosse Ubuntu bastava sudo aptitude update && sudo aptitude install ubuntu-desktop.

Em Mandriva não conheço o sistema de pacotes... Daí ser melhor reinstalares ou pesquisares na net ;)

Se ele não consegue entrar na consola como é que instala seja o que for?
 
Boas já reinstalei o mandriva e isto está na mesma, alguma sugestão??
Eu inicio o mandriva ele carrega, tudo bem, e depois aparece um blackscreen alguém sabe como resolver isto??
 
entra na consola em modo de segurança como root e faz:

Código:
$ cat /var/log/Xorg.0.log | grep EE

E depois põe aqui o resultado disso!
 
Aparece o seguinte:
Código:
(WW) warning,  (EE) error, (NI) not implemented, (??) unknown.

(II) Loading extension MIT-SCREEN-SAVER
(EE) Failed to load module synaptics (module does not exist, 0)
(EE) VIA(0): Couldn`t open  /dev/video2
(EE) VIA(0): Couldn`t open  /dev/video2
(EE) AIGLX: DRI modile not loaded
(EE) No input driver matching synaptics
 
O teu problema é com os drivers da gráfica do portátil :/
Qual é mesmo o teu portatil? E que gráfica tem?
É um fujitsu Siemens Amilo Pro V3515
a placa grafica é onboard, chama-se VIA Chrome9 HC IGP WDDM
(TIREI O modelo do dxdiag do vista)

É o das Novas Opurtunidades.
 
Última edição:
Edita o xorg.conf (sudo nano /etc/X11/xorg.conf) e na secção Screen, na parte do Driver, mudas o que lá está para "vesa". Gravas (ctrl+x) e inicias o X (sudo /etc/init.d/gdm start). Em principio, já deve dar para desenrascar.
 
Edita o xorg.conf (sudo nano /etc/X11/xorg.conf) e na secção Screen, na parte do Driver, mudas o que lá está para "vesa". Gravas (ctrl+x) e inicias o X (sudo /etc/init.d/gdm start). Em principio, já deve dar para desenrascar.
Isto pode parecer estupido mas eu sou mso noo em linux, quando eu faço: sudo nano /etc/X11/xorg.conf aparece su: utilizador nano não existe, o que devo fazer?
 
Boas ainda nao ando a muito tempo no mundo do linux mas vou tentar ajudar.
Eu também uso mandriva e esta a funcionar 5 estrelas com efeitos gráfico tudo a bombar.

Bem tu não deves de saber que por exemplo o ubunto e o mandriva a nível de comandos de shell tem alguma diferença experimenta primeiro fazer

su(super user) e depois metes a tua pass que escolhes-t aquando da instalação assim ficas com todos os privilégios. depois executas o comando do poste anterior.

Espero que ajude:lol:
 
Su quer dizer switch user, se não indicares o user ele asssume o root por defeito, mas sim essa é a maneira correcta de fazer as coisas... O Sudo devia ser erradicado do planeta :rolleyes:
 
Por acaso não puseste su nano /etc/X11/xorg.conf em vez de sudo nano /etc/X11/xorg.conf?
Não, não fiz su fiz mesmo sudo, tambem ja exprimentei fazer su e depois executar o comando mas diz permissão negado, o que acham de tentar instalar o Open Suse, é provavel que tenha o mesmo problema??
 
Back
Topo