Instalar Ubuntu

Status
Fechado a novas mensagens.

frog

Power Member
Pelo que tenho visto aqui no forum, deu-me uma vontade imensa de instalar o Linux. E como aqui tenho imensos cd's com o Ubuntu, decidi instala-lo. o problema e que os cds com o Ubuntu 7.10 estao meio estragados , mas tenho outros como o Ubuntu 6.06 LTS , vale a pensa instalar esta versao sendo que e antiga? E que nao me apetece minimamente fazer o download das mais recentes.


#edit
Podem me explicar porque e que isto acontece quando tento fazer as partiçoes?

 
Última edição pelo moderador:
Boas.

A versão 6.06 tá um bocado desactualizada, (6.06->6.10->7.04->7.10). Penso que ainda seja suportada, mas tá pra sair a proxima versão LTS (8.04).
Quanto ao erro nao me ocorre nada, só que talvez possas ter a drive montada:confused:.

Cumprimentos.
 
Obrigado pela rapida resposta, pois o 6.06 tava me a dar erros e este erro acontece com a 7.10. Ja otu a procura duma soluçao mas nao encontro.
adorava instalr, mas assim nao consigo nem no Gparted
Cumps
 
Última edição:
Pois, o problema e que o GParted tambem da erro. E isso que nao percebo o que e que se passa com a minha partiçao NTFS que nao pode ser redimensionada.
Acham que desfragementar o disco ajuda?
Cumps
 
Última edição:
Ja testei com varios cds, o gparted agora congela, o instalador ubuntu se for pelo guiado nao passa dos 0% e se for para manual nao consigo fazer o resize. nao me dao umas luzes?
 
Isso é muito estranho, nao faço mesmo ideia do que seja. Já fiz vários resizes a partiçoes NTFS, sempre sem problemas. Se te for possível, apaga tudo e tenta do zero. É a única coisa solução que tou a ver:(.
btw, tens a certeza que o disco tá bom?

Cumprimentos
 
Podes instalar um programa qualquer que utilize tecnologia S.M.A.R.T. que basicamente é um sistema de diagnostico que discos rigidos. Assim de repente só me lembro do speedfan, mas não me parece que seja a melhor solução. Procura no download.com, deve haver disso ao pontapé.

Se o disco estiver bom, sugiro mesmo que faças a instalação desde o inicio (salvas os teus dados pessoais, musicas, filmes etc) e apagas tudo de novo. Parece que é dificil, mas não é (dá trabalho só, mas é muito fácil), dá uma grande satisfação e tira anos de vida à máquina.

Se decidires fazer isso diz, que eu meto-te aqui umas dicas gerais (fiz isso há pouco tempo) para fazeres um sistema dual-bool xp+ubuntu.

cumps
 
Pois, o problema e que o GParted tambem da erro. E isso que nao percebo o que e que se passa com a minha partiçao NTFS que nao pode ser redimensionada.
Acham que desfragementar o disco ajuda?
Cumps


quote=frog;2798251]Pois, o problema e que o GParted tambem da erro. E isso que nao percebo oque e que se passa com a minha partiçao NTFS que nao pode ser redimensionada.
Acham que desfragementar o disco ajuda?
Cumps[/quote]

ATENCAO:

linux nao gosta mt de NTFS quero com isto dizer que através desta codificação ele so consegue ler e nao podes escrever... por isso não consegue redimensionar. E quando redimensionares (podes fazer em Windows) ele não passa a ser independente continua ligado a partição do qual redimensionas-te.
Assim não podes alterar a formatação do redimensionado não podendo instalar o ubuntu.

(tambem acontece em linux)
se tu instalares o ubuntu ou outro distribuição baseada em linux normalmente grava ext3 (se não me engano). Este tipo de codificação é incompatível com Windows logo através de linux nao consegues sequer visualizar qualquer informação neste formato.

(Há solução?)
Uma das codificação existente compatível com ambos os sistemas operativos é fat 32 ext2 que permitem a interacção entre ambos.
 
Pois, o problema e que o GParted tambem da erro. E isso que nao percebo oque e que se passa com a minha partiçao NTFS que nao pode ser redimensionada.
Acham que desfragementar o disco ajuda?
Cumps

ATENCAO:

linux nao gosta mt de NTFS quero com isto dizer que através desta codificação ele so consegue ler e nao podes escrever... por isso não consegue redimensionar. E quando redimensionares (podes fazer em Windows) ele não passa a ser independente continua ligado a partição do qual redimensionas-te.
Assim não podes alterar a formatação do redimensionado não podendo instalar o ubuntu.

Mentira.
Com o ntfs-3g é perfeitamente possível escreveres em partições NTFS.
E quanto à impossibilidade de redimensionar as partições ntfs, volta a ser mentira. Claro que o suporte não é à prova de bala; as aplicações proprietárias e pagas provavelmente terão este ponto melhor implementado. No entanto, o que tu dizes é mentira.

(tambem acontece em linux)
se tu instalares o ubuntu ou outro distribuição baseada em linux normalmente grava ext3 (se não me engano). Este tipo de codificação é incompatível com Windows logo através de linux nao consegues sequer visualizar qualquer informação neste formato.

Também é mentira que o ext3 não pode ser lido via Windows. Existem algumas aplicações para esse efeito.

(Há solução?)
Uma das codificação existente compatível com ambos os sistemas operativos é fat 32 ext2 que permitem a interacção entre ambos.

ext3 pode ser lido via Windows. Pelos vistos, XFS e ReiserFS também podem.
 
Obrigado pelas varias repsostas. Ja tentei com o Norton PArtition MAgic e da me um erro 1529 . Vou testar o paragon partition magic.
Cumps
 
Ok

Mas é tudo indirectamente (usas programas para descodificar e reescreves para que possa ser lido por linux) nao acedes directamente certo??? (ou estou assim tão errado??)
 
O ntfs-3g funciona como qualquer outro driver. Não sei o que queres dizer com "indirectamente" e "directamente", mas a verdade é que é funciona de forma igual a outros drivers, apenas lê um File System diferente.
 
Não será de estares a tentar redimensionar com a partição montada?? Tenta desmontá-la ou montá-la só em read only...

Uma vez tive algo do genéro, em que também não conseguia redimensionar, meti o dvd do vista pa recuperar, depois já deu lol

cumpzz
 
Ja consegui :D e ja tou a instalasr . pus a partiçao swap em manual , partiçao logica. e para fazer ext3 fiz com o guiado para utilizar o maior espaço continuo so espero que nao me formate a minha partiçao NTFS

E pronto ja consegui instalar :D . mas como inexpriente tou com alguns problemas, nomeadamente no som. Nao tenho som e nem sei como ter , a minha placa é uma onboard realtek alc883. se alguem puder ajudar agradeço.
Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo