Gráfica Intel Arc Discrete GPUs

Especificações oficiais dos modelos desktop

arc-a-series-graphics-3-5-7-specs-3.png

arc-a-series-graphics-7-specs.png


These specs are straightforward enough, except for the VRAM size on the Intel Arc A770 GPU. What’s up with the two numbers shown there? When our add-in card (AIC) partners build their own versions of Arc A770 cards, most will come with 8 GB of GDDR6 memory. The Intel-branded card (IBC) — our special A770 Limited Edition GPU — features double that.
https://game.intel.com/story/intel-arc-graphics-qa-hardware-specs/
 
Bastante sal. O Canal Moores Law is dead está a avançar que o projecto de gráficas dedicadas Intel ARC, vai ser cancelado.

Colocar Sal, mas o motivo dado no video, de que a Intel está a cortar departamentos que não são rentáveis, pelo menos a curto prazo, faz sentido, depois da venda do departamento da divisão NAND (Solidigm), cancelamento do Optane, entre outras coisas.
É esperar para ver.

Em termos históricos, se calhar vai-se confirmar aquele ditado que não há 2 sem 3 (Depois da i740 e Larrabee).
A confirmar-se, também seria mais um cancelamento pouco tempo depois ou antes do lançamento do produto, algo que já aconteceu no passado com outros produtos.

Se for verdade, é pena. Seria bom ter um 3º grande Player no mercado.
 
Vi isso ontem e fiquei com um pouco de pena... Estava mesmo a pensar que estas ARC eram só dizer que sim, temos, mas que serviria de aprendizagem para quem sabe na próxima geração darem um salto.
 
Aparentemente nao conseguiram fazer uma boa gestao de expectativas internamente. No geral do que fui lendo ninguem estava exactamente a espera de que a Intel lançasse um produto pronto para competir ombro a ombro com a concorrencia.
Mas a ser verdade provável indica que nao tem perspectivas de fazer um produto competitivo a medio/longo prazo.
 
Tb vi vídeo ontem sobre ARC fiquei pouco tanto tanto trabalho deram para ficar praia. É grande Intel e seus acionistas e próximo será CPU rapid. Eram para ser lançado ARC em 27 juntamente com raptor.
 
Aparentemente nao conseguiram fazer uma boa gestao de expectativas internamente. No geral do que fui lendo ninguem estava exactamente a espera de que a Intel lançasse um produto pronto para competir ombro a ombro com a concorrencia.
Mas a ser verdade provável indica que nao tem perspectivas de fazer um produto competitivo a medio/longo prazo.
Acho que o problema não são as expectativas a médio/longo prazo.
Por exemplo, Optane era um bom produto. Era um produto que permitia fazer coisas que nenhum outro produto no mercado permitia. Não era competitivo a nível de preços e requeria grandes investimentos. O mesmo se passou mais ou menos na divisão de NAND.

O grande problema é que a Intel está dispersa por demasiados mercados e muitos deles requerem grandes investimentos e não vão ter grandes retornos a curto prazo.
A nível de gráficas no mercado consumidor, é um mercado com margens baixas (comparado com outros mercados consumidor com os GPUs no mercado empresarial) e com uma concurrência de cortar à faca. Eu não esperava, nem a Intel deveria esperar que as Gráficas dedicadas, no mercado consumidor, fossem logo os produtos mais competitivos na 1ª geração. É normal não serem.
No mercado de GPUs consumidor, a Intel teria que investir seriamente e fazer um caminho longo, a nível do hardware e software (drivers, etc). Não é algo que se possa estar no topo, na 1ª geração, mesmo para uma empresa da dimensão da Intel.
Tb vi vídeo ontem sobre ARC fiquei pouco tanto tanto trabalho deram para ficar praia. É grande Intel e seus acionistas e próximo será CPU rapid. Eram para ser lançado ARC em 27 juntamente com raptor.
Esta 1ª geração de gráficas dedicadas não deve ser cancelada. É provável é que não apareçam muitas, nem as marcas tenham grande interesse, especialmente se confirmar-se que a Intel vai sair deste mercado.
O trabalho não é perdido. A Intel não irá sair do mercado de GPUs integrados e é provável que não saia do mercado de GPUs empresariais.
Olhando para a trajéctoria do mercado, se sairem mesmo do mercado de GPUs dedicados e apostarem forte em GPUs integrados, talvez até seja uma decisão muito boa a médio/longo prazo. :)

Já agora, no dia 8 tinha saído esta noticia:

Intel Expects More Market Share Loss Throughout 2023, Will Likely Exit More Businesses​

Intel CEO Pat Gelsinger expects more pain on the road to recovery.

Intel CEO Pat Gelsinger spoke at the Evercore ISI TMT conference yesterday, saying that the company expects to continue losing data center market share throughout at least 2023 and will only begin regaining in 2025 and 2026. Gelsinger also said that the company would likely exit other businesses, much like it recently began exiting Optane memory, as it continues to narrow its focus to its core competencies.
https://www.tomshardware.com/news/i...oughout-2023-will-likely-exit-more-businesses
 
Eles não podiam lancar um produto que depois chegava ás maos dos clientes e voltava para trás...isto seria muito mau, muito pior do que está acontecer agora.
É preferivel atrasar do que lancar um produto alvo de tanta critica que ninguem a seguir iria arriscar pegar nele.

O Alchemist tinha a partida um problema que era ser lancado meses antes da nova geracao da nvidia/amd e os atrasos causados pelos drivers então piorou tudo.
No que toca ao lancamento do produto os drivers foram basicamente o tendão de aquiles nesta geração mas também não se pode pensar que foi tempo perdido...o trabalho que ja tivereram até então no que toca aos drivers é trabalho feito para a geração seguinte.

O roadmap aponta o battlemage para 2023 e não me parece que esteja comprometido só porque os drivers atrasaram o lancamento da geração anterior.

Estando a situação dos drivers mais ou menos encarrilada, eu tinha esperança que conseguissem lancar os battlemage em 2023...se fosse a meio de 2023 já nao era nada mau.

Ainda há esperança...até porque podem estar cancelar outras tecnologias para tentar agarrar os GPUs a séria :)
 
Back
Topo