Gráfica Intel Arc Discrete GPUs

Sim porque o artwork foi desenvolvido a pedido da Intel, o Ari que surge nos comentários do link do Twitter é VP of Graphics Technologies and Products, está tudo no artigo da Hothardware que coloquei acima

Intel's Futuristic Odyssey 2035 GPU Collection
However, Intel isn’t just working on the here and now. The company is also trying to envision the future as well. When you think of a modern graphics card design, what do you imagine?
...
But what do you think graphics cards will look like in the next decade? How about the next decade and a half? Intel wanted to know that as well, so it commissioned designer Cristiano Siquiera to give us a taste of what graphics cards might look like in the year 2035
...
According to Intel, it is not committing to bringing any of these designs to production, but it is hoping to incorporate some aspects based on feedback from the enthusiast community. According to Intel's Ari Rausch, Vice President for Graphics Technologies and Products, good design can't be done in an internal vacuum; it needs to be a collaborative effort with external input.
Read more at https://hothardware.com/news/intel-odyssey-2035-gpu-collection#TysE0oLjEkkpO8G5.99

As imagens do Cristiano Siqueira
https://www.flickr.com/photos/181706855@N03/sets/72157708820631901/
 
É de GPUs em geral, não só os dedicados, mas aqui fica.

Intel adds Integer Scaling support to their Graphics lineup

Integer scaling is the holy grail for gamers using console emulators, because it will give them the ability to simply double/triple or quadruple existing pixels, without any loss in sharpness that is inherent to traditional upscaling algorithms like bilinear or bicubic.


kLGzbamqwTe0uFMb.jpg
 
Começam os leaks nos inf dos drivers.

Código:
; DG1 HW
iDG1LPDEV = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 LP DG1" "gfx-driver-ci-master-2624"

; DG2 HW
iDG2HP512 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"
iDG2HP256 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"
iDG2HP128 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"

https://forums.anandtech.com/thread...e-rapid-thread.2509080/page-119#post-39881299

DG igual a "Discrete Graphics"?
LP deve ser "Low Power" e HP deve ser "High Power".
128, 256 e 512 EUs?

O leak tem muitos outros code names no inf file. "Rocket Lake", "Glenview", "Alder Lake", "Lakefield", "Jasper Lake", "Artic Sound", etc.
 
512 eus é muita coisa.... vão ser potentes de certeza, se tivermos em conta por exemplo a gen 11 mobile que com 64 e 1100mhz faz 1.12 teraflops, 512 eus a 1500mhz fazem qualquer coisa como 12.6Tflops e estas são gen 12 provavelmente tiram mais rendimento por Tflop
 
Pois, temos algo capaz de bater-se de frente as topo da nVidia, teoricamente...

Claro que tflops não é tudo, senão a AMD seria campeã :D
 
Independemente da vertente para que se destinam estas futuras gráficas (profissional ou gaming) prevejo grandes dificuldades se não houver um compromisso a longo prazo por parte da Empresa.

A questão aqui são as drivers...
Vai demorar algum, para não dizer muito, para que as drivers estejam minimamente capazes de espremer a capacidade teórica das gráficas em questão e ainda mais para haver integração do software.
 
Desde para aí há um ano que a Intel tem tem melhorado os seus drivers e tem lançado novas versões com maior regularidade. A Intel não tem falta de recursos para conseguir manter a parte de software.

O problema de compromisso do lado da Intel é mais geral. A Intel é capaz de estar anos a publicitar uma nova solução, fazer juras de amor e de um dia para o outro, cancelar tudo e fazer de conta que a solução nunca existiu.
 
Independemente da vertente para que se destinam estas futuras gráficas (profissional ou gaming) prevejo grandes dificuldades se não houver um compromisso a longo prazo por parte da Empresa.

A questão aqui são as drivers...
Vai demorar algum, para não dizer muito, para que as drivers estejam minimamente capazes de espremer a capacidade teórica das gráficas em questão e ainda mais para haver integração do software.
Tendo em conta a quantidade de PCs, especialmente portáteis, que nunca usam nada que não seja gráficas integradas por acaso sempre achei que no dia que a intel levasse isto a sério seria uma carnificina, especialmente para a nVidia.
Faz-me lembrar um pouco o que aconteceu com as placas de som dedicadas. Já na altura achei que iam simplesmente desaparecer e aqui pode acontecer o mesmo.
 
@timber
O som é algo bastante mais simples e fácil de fazer processamento, e também a maioria das pessoas não liga à diferença entre aceitável e muito bom a nível de som.

A nível de gráficos é diferente, porque há muitas áreas onde é necessário processamento a sério nesse campo e a convergência de cpu ou integração de chip dedicado para gráficos num SoC com cpu não é assim directa e há a questão de acesso/velocidade e quantidade de memória, etc.

Já chegámos ao ponto de o GPU integrado ser capaz para muitas actividades que não requerem GPU com muita capacidade, mas eliminar quase a totalidade de gpu's discrete.. devemos lá chegar, mas só daqui a muitos anos.
 
Já vês esse "fenómeno", de o GPU integrado "matar" GPUs dedicados, no Ultra Low End. O mercado das nVidia GT710 e afins, está cheio de rebrands e banha da cobra, em vez de novidades.

O problema dos GPUs integrados para Gaming não está nos GPUs em si. Está na bandwidth a aceder a memória. Podes colocar o melhor GPU do mercado num CPU, que se tiver um Bus de 128 Bit para DDR4, partilhado com o CPU, não vai a lado nenhum. Isso é fácil de ver nas reviews, quando fazem OC à memória de sistema e o GPU integrado escala linearmente na performance, com o aumento de bandwidth.
Actualmente, não há grandes soluções para este problema. HBM é demasiado cara e eDRAM é demasiado pequena e cara.
No dia que este problema for resolvido, sim, a nVidia irá ter um problema nas mãos.

Uma das coisas que se nota nos últimos tempos é que, como a lei de Moore tem falhado, tem-se apostado muito na parte de "Packaging". Pode ser que este problema de bandwidth seja resolvido por esse lado.
 
O artigo sofreu um update:
Update: PRO Hi-Tech has posted a snippet of Raja Koduri interview, without the Russian overlay commentary. What he said was actually: "...Eventually our architecture, as publicly said, has to get from mainstream, which is starting at around $100, all the way to data-center class graphics with HBM memory...". This means that the previous speculation about $200 graphics card is false, as he didn't say that. All he said is that Intel wants to enter the "mainstream" GPU market and work its way up to data center.
https://www.techpowerup.com/257911/intel-plans-to-launch-its-discrete-gpu-lineup-starting-at-usd-200

onde é que eu já terei ouvido este mesmo discurso :rolleyes:
 
Sinceramente GPUS integrados com "musculo" ainda é uma utopia muito distante fora de consolas. É preciso muitos transistores, paletes de RAM com velocidade e latências baixas para a coisa funcionar.

A única coisa mais parecida que existe são as consolas, com GPU integrado potente e uso de GDDR* pro sistema inteiro em vez de DDR3/4 tradicional, mas um chip deste deve ser muito caro para vender em PCs.

Se bem que uma solução que a própria Intel tem é o EIMB e partir para chiplets e ter cpus "modulares". básicos monolíticos e depois vai "colando" GPUs, HBM, etc. Aquele Kaby Lake com AMD foi um "teste" do que pode ser um "GPU integrado potente", mas não é para baixo custo...

Hoje o mínimo para jogar 1080p é uma 1050 ti/1650 e mesmo assim tem que sacrificar qualidade, dado que os jogos escalam quase tão rápido que o HW...
 
Bom, junho de 2020 é quando a licença da matrícula expira, por isso não sei se é por si só um "spoiler"...

Ser na computex é apenas coincidência... ou não.
 
Back
Topo