Processador Intel Haswell Devil's Canyon, Pentium anniversary edition, Broadwell, Haswell-E, C7

so nao entendo uma coisa, se tem 12 cores, pk e que eles nao os activam todos? nao e um bocado parvo gastar dinheiro a por 12 cores e depois nao os usar?
 
Já explicamos isso dezenas de vezes nos últimos 10 anos ou mais :)
tem a ver com custos de produção do silício e de como depois vão aproveitar.

Pode ser um choque enorme, mas por exemplo, neste momento os cpu's intel da mesma família ( 2, 4 ou 6 cores ) são quase todos feitos nas mesmas waffers na fabrica...
 
Porque alguns vêm danificados e assim fazem "harvesting", muitos dos Pentium que por aí andam e Celerons são i7's... apenas não conseguem atingir a velocidade de um i7 4790k, ou não têm cores para ser um. E vão sendo "catalogados" em tiers inferiores.
 
isso parece-me altamente estúpido, mas ok, eles lá sabem... ou se calhar por algum motivo chumbei a essa cadeira loool

mas nao, a culpa foi do mips xD
 
Aquele cpu é um Xeon. Simplesmente é colocado à venda para o comum consumidor, mas a base será do Xeon E5 v3.

Do que se fala, haverá 3 chips para este Xeon. Um com 14 cores, um com 12 e um com 6. O de 14 cores é da familia do Xeon E7, como o actual Xeon E5 v2 de 12 cores.
O de 12 cores, dá para 8, 10 e 12 cores. Os que sairem com 12 cores são os cpus que sairam sem qualquer problema. Os de 10 e 8 cores, são processadores com problemas.
Claro que a Intel podia lançar 12 cores para desktop, terias era que pagar muito mais.
O de 6 cores dá para os de 6 (cpu "perfeito") e para os de 4 cores.
 
Última edição pelo moderador:
Sim. Eles já fazem isso actualmente com o Xeon E5 v2 e os i7 socket 2011.

Por exemplo, esses Xeons existem em 4,6,8,10 e 12 cores, mas só existem 3 chips. Um de 12, outro de 10 e outro de 6 cores. Os de 4 cores são 6 com defeito e os de 8 cores são 10 com defeito. Alguns de 6 cores são 10 com defeito.
Nestes processadores, a Intel não faz um chip para cada caso. Tem 3 e depois joga com os que têm defeito.

OverviewIVB3dies_575px.png
 
Última edição pelo moderador:
18 cores e 36 threads? jesus.....

Sim, é muito bom e num TDP relativamente normal. E há mais um ponto, muitos destes sistemas terão dois cpus. Por isso são 36 cores e 72 threads.

Só tenho algum receio que mesmo com DDR4-2133 e quad channel, não consiga alimentar como deve ser 18 cores.
18 cores destes precisam mesmo de muita bandwidth.
 
Dados a maioria dos softwares do atualidade (sejam eles domésticos ou empresariais) poquissimos aproveitam mais do que 4 cores ... Por isso 18 cores neste momento é um desperdício ...
 
Dados a maioria dos softwares do atualidade (sejam eles domésticos ou empresariais) poquissimos aproveitam mais do que 4 cores ... Por isso 18 cores neste momento é um desperdício ...

Há software empresarial que usa mais de 4 cores, mas a meu ver o mercado alvo é Virtualização. Com 18 cores, 1 TB de Ram por socket (este é o máximo, pode-se usar menos) e muito IO, deve-se conseguir um número enorme de máquinas a correr no mesmo host.
 
Sim tirando a virtualização pouco mais utilidade vejo ... eu uso mt software empresarial de manipulação de base de dados avançado (oracle) e afins e em poucos tiro partido de ter maquinas com mais de 4 cores ... Claro que existe algum software que tira partido ... Mas a menos que a maquina seja dedicada efectivamente apenas é esse software especifico acho um desperdicio ...

Agora no que toca a virtualização sim vejo uma grande utilidade ...
 
mas não vai invalidar de alguém com possibilidades montar isso numa maquina de jogos juntamente com uma titan Z.

Eu juro que choro se vir alguem com um Dual Xeon E5-2699 v3 para jogos.
Aquilo são preços sem Iva. Adicionem 23% aquele preço. A partir de 8 cores, é preciso ter uma boa justificação para se comprar estes processadores.

Já agora, fica aqui uma Workstation a sério, que vai usar estes Xeons:
P900.png
 
Back
Topo