Processador Intel Ivy Bridge - Q2/2012 - Socket 1155/2011

Saltei de um 2600k para 3770k só porque se me proporcionou um bom negócio ficou-me a troca por 30€. E tenho a dizer que o 3770k a stock é muito mas muito mais fresco que o 2600k e para overclock para o dia a dia continua a ser mais fresco. Estou c 4.7ghz a bater nos 70ºC com um H50!! Valeu a troca? por 30€ sim.

O meu 2600k fazia os 4.8ghz até aos 65ºc com o Noctua... Acho muita temperatura, e a propria Intel já admitiu que o IB não é tão "fresco" como o SB.
 
O meu 2600k no verão a exportar video a stock tocava nos 80ºc com o cooler de origem... Nunca tive este 3770k com o cooler de origem mas o 3470 do meu irmão não passa dos 50ºC com cooler de origem. Isso são tudo paranoias as temps sobem bastante a partir de uma voltagem mas como disse para stock/oc para dia a dia é bem mais fresco que SB. E o noctua é melhor que o H50 :)
Eu quando mudei para o 3770k depois do que tinha ouvido falar estava á espera de temps horriveis mas depois de experimentar.. lol tanga do ano. Ou então os dois ivys que tenho em casa são especiais! Será que já andam a usar solda em vez da pasta?
 
Última edição:
O meu 2600k no verão a exportar video a stock tocava nos 80ºc com o cooler de origem... Nunca tive este 3770k com o cooler de origem mas o 3470 do meu irmão não passa dos 50ºC com cooler de origem. Isso são tudo paranoias as temps sobem bastante a partir de uma voltagem mas como disse para stock/oc para dia a dia é bem mais fresco que SB. E o noctua é melhor que o H50 :)
Eu quando mudei para o 3770k depois do que tinha ouvido falar estava á espera de temps horriveis mas depois de experimentar.. lol tanga do ano. Ou então os dois ivys que tenho em casa são especiais! Será que já andam a usar solda em vez da pasta?

Tens temperaturas muito boas, eu com o meu 3570k + Thermalright Macho atinge cerca de 83ºC (OCCT) a 4.4GHz :P
 
Os Ivy Bridge são quentes bem quentes poça, eu no meu i7-2600k @ 4.2Ghz tenho temps de load no prime95 depois de 1h.30m em ~52º, quando tinha ele a 4.6Ghz dava uns ~57/58º no max, tendo o meu como referencia acho que os OC feito ns Ivy com as voltagens que usam são bem quentes. Os Sandy são espetaculares no OC sem duvida.
 
Os Ivy Bridge são quentes bem quentes poça, eu no meu i7-2600k @ 4.2Ghz tenho temps de load no prime95 depois de 1h.30m em ~52º, quando tinha ele a 4.6Ghz dava uns ~57/58º no max, tendo o meu como referencia acho que os OC feito ns Ivy com as voltagens que usam são bem quentes. Os Sandy são espetaculares no OC sem duvida.

4.2ghz faz o meu sem ajuste na voltagem isso nem considero OC num CPU destes.. E sim tenho temps a não passar dos 50ºC a essa velocidade. Os ivy precisam muito menus voltagem que os sandy até um ponto e esse ponto só se atinge para OC's acima de 4.7ghz em que com um sandy para o dia a dia também só se safa com água.. não percebo a paranoia á volta das temps. Para além de que a Tj nos IB é 105ºC e os SB 73ºC..

Tens temperaturas muito boas, eu com o meu 3570k + Thermalright Macho atinge cerca de 83ºC (OCCT) a 4.4GHz :P

Esse oc ou está muito mal feito ou esse CPU é muito mau.

IB são bem frescos até uma certa voltagem se o silicone for muito mau vão ter de chegar a essa voltagem para compensar o OC bastante cedo sendo assim um mau CPU e quentinho. O que já acontecia nos SB mas estes levavam mais voltagem. Mas com um bom chip faz-se 4.7Ghz com temps excelentes.. 4.7 a 1.2v é muito fresco coisa que é impossivel no SB. Mesmo com o die mais pequeno e a TIM ranhosa facilmente se dissipa o calor porque 1.2v é uma voltagem ridicula.

Fica aqui um print do 2600k@stock com cooler de origem hoje(inverno temp ambiente 13ºC).
http://img407.imageshack.us/img407/7199/2600kstock.jpg
84ºC a core mais alta!

E aqui está 3570k + 3770k e duvido que tivessem com uma temp ambiente mais baixa que 13ºC.
http://tpucdn.com/reviews/Intel/Core_i5_3570K_and_i7_3770K_Comparison/images/Temps_Load.gif
 
Última edição:
MoraisGT eu também tenho o 3570k com o macho e não passa dos 60 graus a 4.4GHz e acho que essas temperaturas já estão um bocado elevadas.

Provavelmente não tens as mesma voltagens que eu. Eu para ter 4.4 estáveis tenho que lhe dar cerca de 1.256v, penso que é uma voltagem bem elevada para o clock.
 
Os Ivy Bridge são quentes bem quentes poça, eu no meu i7-2600k @ 4.2Ghz tenho temps de load no prime95 depois de 1h.30m em ~52º, quando tinha ele a 4.6Ghz dava uns ~57/58º no max, tendo o meu como referencia acho que os OC feito ns Ivy com as voltagens que usam são bem quentes. Os Sandy são espetaculares no OC sem duvida.


Não tenhas duvida, os IB são absurdamente quentes :O
 
Os chips não são quentes. A transferência térmica é que não é a melhor. Aliás facilmente se observa que entre diferentes batch existem diferenças de temperatura maiores dos que as justificáveis só por diferentes valores de correntes de fugas. Muito provavelmente devendo-se a versões diferentes versões do interface térmico utilizado entre o die e o dissipador integrado.
 
Nem todos os cpu´s são iguais como os próprios dissipadores, tudo influencia nas temps...

Até a próprio airflow da caixa, o que é certo é que os SB são mais frescos que o Ivy, a própria Intel já admitiu, portanto não sabemos mais que o próprio fabricante. :)

Mesmo assim não é isso que impede dos Ivy voarem :D
 
EK Water Blocks Announces De-Lidded Ivy Bridge CPU Cooling Solutions

EK Water Blocks, Ljubljana based premium water cooling gear manufacturer, is proud to introduce the EK-Supremacy PreciseMount Add-on Naked Ivy. This product is world-first of it's kind - it is the mounting mechanism upgrade for existing cooling device, designed to support delided 3rd Generation Intel Core i3/i5/i7 Ivy Bridge CPUs. This product is the perfect upgrade for all those EK-Supremacy users who want to use their delided 3rd Generation Intel Core i3/i5/i7 CPU safely and squeeze the last megahertz out of their processors.

EK-Supremacy PreciseMount Add-on Naked Ivy is an add-on for EK-Supremacy PreciseMount universal mounting mechanism that offers error-preventing, tool-less installation. The result is a perfect installation which results in perfect performance every time. It is compatible with EK-Supremacy series water blocks only! All enclosed screws are made of high-quality nickel plated brass. EK recommends the normal orientation of EK-Supremacy water block for optimal results! Using the water block rotated by 90° may result in less than optimal cooling.



But beware, this product is not for the faintheated
In fact it is intended to be used by expert users only as removing the CPU IHS is a delicate process. EK Water Blocks will not be held responsible for any failed removal operation that resulted in death of the computer component! Also worth considering is the fact that removing the IHS from the Intel CPU will result in voiding your warranty. Please do not try to remove IHS from previous generation Intel Core i3/i5/i7 CPUs (such as Sandy Bridge, Clarkdale and Arrandale) as the core (die) is soldered to the IHS on aforementioned models. Any attemps to remove the IHS from such processors will surely result in irreparable damage to the CPU.

A truly extreme product for the most extreme users. By experts for experts. Made in Slovenia - Europe!

http://www.techpowerup.com/182088/E...-Lidded-Ivy-Bridge-CPU-Cooling-Solutions.html
 
Intel Ivy Bridge-E launch in third quarter

While Ivy Bridge and Haswell future will take care of the large volumes Intel plans for another architecture in the highest performance class. Upcoming Ivy Bridge-E takes over for Sandy Bridge-E for socket LGA 2011, which is now confirmed by Intel itself in the internal documentation .

The architecture Ivy Bridge-E will show up in two different configurations with six or ten cores and is intended primarily for servers and workstations. It is therefore unclear how any processors for the consumer market, namely the Core i7 series, may be configured. Previous data have been talking about up to six cores, but it may therefore be relevant with more units than that.

While there is talk that Intel plans to launch a new chipset in conjunction with the launch of Ivy Bridge-E. The socket is still LGA 2011, which speaks for compatibility with today's motherboard platform. In addition, Ivy Bridge-E support for DDR3 memory at 1866 MHz on four memory channels and all 40 channels PCI Express 3.0.

According to the new data, which come directly from Intel, launched Ivy Bridge-E in the third quarter. This means that the new performance oriented architecture arrive at least one month after the launch of Haswelll, expected to take place in June.
 
Queria ver era mais fotos da montagem. Tenho a sensação que a altura da parte "gorda" dos pinos e a mesma do die.

Mas vai ser sempre necessário ter pressão em cima do core para o CPU fazer um bom contacto com os pinos...

Isso devia ser ou soldado ou sem IHS, com uma "moldura" como em alguns GPU's...

Pena que o processo de remoção do IHS seja bastante perigosa!
 
Ivy Bridge driver update brings 10% performance boost, OpenCL 1.2

Folks who rely on the HD 4000 integrated graphics engine inside some Intel processors can reportedlylook forward to a performance boost in the near future. Speaking at a media event during GDC 2013, the company touched on its effort to deliver updated drivers with new features and enhancements every quarter or so, and version 15.31 will be available for Ivy Bridge chip owners as early as this week.Although it'll be available for Ivy Bridge, the new release is said to have been built for next-gen Haswell processors and marks the seventh driver update sinceIntel's second-gen Core series, Sandy Bridge. In addition to fixing bugs and bringing support for OpenCL 1.2, v15.31 balances CPU and GPU loads to an extent that produces up to 10% more performance while simultaneously lowering power consumption.
Having not attended Intel's event, one thing's a little foggy: we're not sure if the update is for all Ivy Bridge owners. More specifically, we don't know if the 10% increase is limited to those with the HD 4000 or if the same gains were achieved in parts with the HD 2500. Most outlets report that it's only for the HD 4000, while some claim otherwise so maybe there's a shred of hope if you're stuck on the HD 2500.
Intel is also reportedly preparing a new driver for Sandy Bridge chips with the HD 3000 graphics engine, but even fewer details are available for that. No speed improvements have been announced and since the HD 3000 doesn't support OpenCL, it seems unlikely that it would receive OpenCL 1.2. You can check for Intel-related updates through the company's support page, which includes an auto detect tool.
 
Isso compara-se com um fogão: no bico mais pequeno aceso metes uma panela enorme demora bué até ferver, metes uma panela á conta do lume e ferve mais rápido... no cpu é a mesma coisa, é lógico que se estam ali 66w num die mais pequeno seja menor a area em que se irá permutar o calor. É que a unica maneira disso ser mudado era o IHS ser de cobre por exemplo ou nickel, e ter uma massa mesmo muita boa lá dentro ou soldado, ou então, o contact-die em si ser "oco" e ser mais largo, visto haver espaço sobre toda a zona verde, e dessa forma ter logo mais uns mm quadrados para aumentar a are passivel de transmitir o calor ao cooler.

Mas se fosse soldado o IHS ao die iri certamente aumentar o numero de chips a ir pro lixo, e aumentar o processo de fabrico no global eiriamos pagar por isso com mais uns € a mais... Mas como disse ai um moderador atraz: "cpus são para trabalhar á velocidade de origem" ou algo assim
 
Back
Topo