Intel prepara lançamento de Pentium M 780

Umbus

What is folding?
O novo processador para portáteis opera a 2,26Ghz e tem uma cache de segundo nível (L2) de 2MB e uma front side bus de 533 Mhz. A Intel ainda não anunciou o lançamento do Pentium M 780, mas já é possível conhecer melhor as características técnicas do processador através de informação publicitária veiculada por alguns fabricantes de computadores japoneses.

Curiosamente, a Intel não adianta, por enquanto, qual a data de lançamento, ainda que se possa prever que esteja para breve.
Segundo a PC Watch japonesa, o preço unitário do novo processador ronda os 525 euros.

Outra das alterações provocadas pela introdução do novo processador é a previsível descida preços dos processadores mais antigos da Intel.

Assim, a linha de processadores 770 deverá passar a custar cerca de 330 euros e a linha de processadores 760 passará a custar cerca de 240 euros.
 
Pois é, os Japoneses ja o têm é a venda :D

Intel Pentium M 780 processor operates at 2.26GHz at full power, contains 2MB of L2 cache and sports 533MHz processor system bus. The new microprocessor has thermal design power of 27W, similar to predecessors and is made using 90nm process technology. The chip is optimized for operation in laptops, thus, contains special architecture enhancements in addition to Enhanced Intel SpeedStep Technology (EIST) support. The novelty also features Execute Disable Bit (EDB) security capability.

Japanese stores ask about $685 for the Pentium M 780 processor, reports Akiba PC Hotline, which is not much higher compared to Intel’s price of $637 for a top-of-the-range Intel Pentium M chip. The new mobile central processing unit (CPU) may be used for notebook upgrade, or for a low-power desktop computer.

http://www.xbitlabs.com/news/mobile/display/20050725022931.html
 
Não sei como é que alguém ainda tem dúvidas das potencialidades deste processador...

Eu pessoalmente prefiro um p-m a um A64...mas são opiniões! :D
 
RuFuS disse:
Não sei como é que alguém ainda tem dúvidas das potencialidades deste processador...

Eu pessoalmente prefiro um p-m a um A64...mas são opiniões! :D

Pois. Isso era melhor se a Intel lhe junta-se EMT64, FSB 800, uma mobo para desktop acessivél e com boas features para OC.....e preços mais acessiveis.

Sonhar é bom....talvez um dia....
Ou talvez um dia a Intel deite ao lixo a arquitectura Netburst e aposte na arquitecctura do P3 (A.K.A. Pentium M)
 
Já anda mt psl no XS com 780's, e até já cheguei a ler lá, dito pelo charlie: "Existem os Dothans 740, 750, 760, etc.... e depois existe o 780!" Isto pk eles são um exelentes clockers, aka 4Ghzs pa SuperPi +-.
 
Ainda gostava de saber onde arranjaste esses preços... É que passar um 770 de $630 que é quanto ele custa neste momento +/- para 330... Isso não é a Intel que o faz!!!

E antes que digas que eu não sei qual o preço de um 770, eu TENHO 1 vai fazer 2 meses!!!
 
Winjer disse:
Pois. Isso era melhor se a Intel lhe junta-se EMT64, FSB 800, uma mobo para desktop acessivél e com boas features para OC.....e preços mais acessiveis.

Sonhar é bom....talvez um dia....
Ou talvez um dia a Intel deite ao lixo a arquitectura Netburst e aposte na arquitecctura do P3 (A.K.A. Pentium M)
Salvo erro é isso mesmo que vai acontecer. Há já uns meses bons atrás soube-se que a Intel cancelou os sucessores do Prescott pois apercebeu-se de que mesmo com "shrinks" do processo de fabrico não ai conseguir ter a performance, em velocidade de relógio, que esperava desta arquitectura.

Penso que deve haver relação com o recente anuncio do Primeiro Ministro Israelita (onde foi desenvolvido o Pentium M) da construção duma fábrica da Intel neste território. Isto causou alguma celeuma porque acho que ainda não estava oficializado. O PM de Israel quiz brilhar com o anuncio de mais 2000 postos de trabalho.

A arquitectura do Pentium M (baseada no P3) vai ser, sua vez, a base dos futuros CPU's de desktop da Intel.

Se estiver enganado corrijam-me.
 
SilveRRIng disse:
Salvo erro é isso mesmo que vai acontecer. Há já uns meses bons atrás soube-se que a Intel cancelou os sucessores do Prescott pois apercebeu-se de que mesmo com "shrinks" do processo de fabrico não ai conseguir ter a performance, em velocidade de relógio, que esperava desta arquitectura.

Penso que deve haver relação com o recente anuncio do Primeiro Ministro Israelita (onde foi desenvolvido o Pentium M) da construção duma fábrica da Intel neste território. Isto causou alguma celeuma porque acho que ainda não estava oficializado. O PM de Israel quiz brilhar com o anuncio de mais 2000 postos de trabalho.

A arquitectura do Pentium M (baseada no P3) vai ser, sua vez, a base dos futuros CPU's de desktop da Intel.

Se estiver enganado corrijam-me.


Já não era sem tempo! :004:

Tou desejando que saião os yoneh! :D
 
SilveRRIng disse:
Salvo erro é isso mesmo que vai acontecer. Há já uns meses bons atrás soube-se que a Intel cancelou os sucessores do Prescott pois apercebeu-se de que mesmo com "shrinks" do processo de fabrico não ai conseguir ter a performance, em velocidade de relógio, que esperava desta arquitectura.

Penso que deve haver relação com o recente anuncio do Primeiro Ministro Israelita (onde foi desenvolvido o Pentium M) da construção duma fábrica da Intel neste território. Isto causou alguma celeuma porque acho que ainda não estava oficializado. O PM de Israel quiz brilhar com o anuncio de mais 2000 postos de trabalho.

A arquitectura do Pentium M (baseada no P3) vai ser, sua vez, a base dos futuros CPU's de desktop da Intel.

Se estiver enganado corrijam-me.


Então eu vou corrigir...

O que a Intel agora anda a apregoar é que o futuro tá no multicore tanto no desktop como no mercado de server e o seu core de P4 é que vai para a frente no multicore...

Os P-M vão ficar sempre em portáteis e agora com o anuncio dos MacIntel talvez uma versão especial de P-M para Mac mas nem isso se tem a certeza... A unica certeza que se tem é que o core P4 vai para frente multiplicado até 8x como já se ouviu dizer pelo vice-presidente.

O mais engraçado nisto tudo é que a AMD já vinha a dizer que o MHZ não era o mais importante desde que entrou nos Athlon 64 mas sim as instruçoes por ciclo de relógio e que no futuro viriam a ter vários nucleos por cpu e a Intel nessa altura dizia que isso era um disparate e que o que interessava era o MHZ.

Enfim, troca tintas...
 
Sumerset disse:
Ainda gostava de saber onde arranjaste esses preços... É que passar um 770 de $630 que é quanto ele custa neste momento +/- para 330... Isso não é a Intel que o faz!!!

E antes que digas que eu não sei qual o preço de um 770, eu TENHO 1 vai fazer 2 meses!!!

Deves saber que os preços dexem sempre quando chega mercadoria nova:P:P.
Outra das alterações provocadas pela introdução do novo processador é a previsível descida preços dos processadores mais antigos da Intel.
Eu nao estou a dizer que vai aconteçer, tou a dizer que e provavel;).

Os preços se queres que diga, nao me lembro bem onde arranjei (tirei a alguns dias dum site qualquer e tinha posto num ficheiro de texto, para pesquisar melhor o assunto, pois tambem me pareceu uma grande descida preços (mas sem duvida, estavam la;)) ).

abraço
 
SideWalker disse:
A AMD já desistiu de publicitar Mhz desde o 1º AthlonXP...


Na altura dos Athlon XP o que a AMD via à frente era os Mhz só a meio da linha é que modificou a nomenclatura para ser mais comparável com os P4.

Quando sairam os Athlon 64 modificaram o pensamento para algo muito mais sensato e que o resto da industria já via à algum tempo...
 
Umbus disse:
Deves saber que os preços dexem sempre quando chega mercadoria nova:P:P.

Eu nao estou a dizer que vai aconteçer, tou a dizer que e provavel;).

Os preços se queres que diga, nao me lembro bem onde arranjei (tirei a alguns dias dum site qualquer e tinha posto num ficheiro de texto, para pesquisar melhor o assunto, pois tambem me pareceu uma grande descida preços (mas sem duvida, estavam la;)) ).

abraço


Tu axas que passar de 630 para 330 normal??

Desculpa lá mas isso é quase impensavel... tendo em conta que a diferença entre o 780 e 770 é o multiplicador max de 17x no 780 e no 770 o multiplicador max de 16x pois o resto é a mesma coisa...

A % de cpus capazes de atingir a velocidade dos 770 pequena e a dos 780 ainda menor e tendo em conta que a Intel já avisou q o 780 vai ser o ultimo da gama não vai haver cortes desse tipo tão cedo...

Só mesmo quando sair o Yonah que tá previsto para Janeiro...
 
Olha que não... Se naõ me falha a nmemoria ouve o Thunderbird até 1.1Ghz, 1.2Ghz, 1.3Ghz e 1.4Ghz. Apartir daí sairam os AthlonXP começando com o 1500+ (designação que sinificava equivalencia de performance a um hipotético t-bird 1.5) cuja velocidade real andava na casa dos 1.3 ghz, salvo erro...
 
SideWalker disse:
Olha que não... Se naõ me falha a nmemoria ouve o Thunderbird até 1.1Ghz, 1.2Ghz, 1.3Ghz e 1.4Ghz. Apartir daí sairam os AthlonXP começando com o 1500+ (designação que sinificava equivalencia de performance a um hipotético t-bird 1.5) cuja velocidade real andava na casa dos 1.3 ghz, salvo erro...

Também conhecidos por estrela-ovos ;) (sobretudo de 1.2 para cima)
 
Sumerset disse:
Tu axas que passar de 630 para 330 normal??

Desculpa lá mas isso é quase impensavel... tendo em conta que a diferença entre o 780 e 770 é o multiplicador max de 17x no 780 e no 770 o multiplicador max de 16x pois o resto é a mesma coisa...

A % de cpus capazes de atingir a velocidade dos 770 pequena e a dos 780 ainda menor e tendo em conta que a Intel já avisou q o 780 vai ser o ultimo da gama não vai haver cortes desse tipo tão cedo...

Só mesmo quando sair o Yonah que tá previsto para Janeiro...
Volto a repetir:
pois tambem me pareceu uma grande descida preços (mas sem duvida, estavam la) .
Pode ate ser impensavel, mas tomos a qui para ver se e verdade ou nao:).
abraço
 
Umbus disse:
Volto a repetir:

Pode ate ser impensavel, mas tomos a qui para ver se e verdade ou nao:).
abraço


Não viste isto?

The 780 chip is listed for $637, the 778 at $284 and the Celeron M 380 at $134. The Yonah generation will continue this pricing strategy: The dual-core x50 is planned to be priced at $637 at launch, while the single-core Pentium M 756 will be pushed into the mainstream with a list price of $209.

http://www.tomshardware.com/hardnews/20050725_115940.html

É que aqui não fala nada de descer preços...
 
SideWalker disse:
Olha que não... Se naõ me falha a nmemoria ouve o Thunderbird até 1.1Ghz, 1.2Ghz, 1.3Ghz e 1.4Ghz. Apartir daí sairam os AthlonXP começando com o 1500+ (designação que sinificava equivalencia de performance a um hipotético t-bird 1.5) cuja velocidade real andava na casa dos 1.3 ghz, salvo erro...


É possivel que esteja errado... Podiamos até tirar as duvidas vendo alguns artigos no toms do hardware pq tem uma base de dados antiga nos artigos mas sinceramente andar a procura de algo tao antigo é um pouco chato...


É muito possivel que tenhas razão...
 
Sumerset disse:
Não viste isto?

The 780 chip is listed for $637, the 778 at $284 and the Celeron M 380 at $134. The Yonah generation will continue this pricing strategy: The dual-core x50 is planned to be priced at $637 at launch, while the single-core Pentium M 756 will be pushed into the mainstream with a list price of $209.

http://www.tomshardware.com/hardnews/20050725_115940.html

É que aqui não fala nada de descer preços...

:eek:

Dual-core p-m por 600$? É bom que a amd corra se prepare, pq se eu precisasse neste momento de pc montava uma máquina baseada no p-m...! :004:
 
Back
Topo