Intel Q6600.

Ferrarinews

Power Member
Boas.
Eu tenho um Intel Q6600, que tem estado a funcionar a 3.2Ghz e com uma voltagem de 1.2XXX V.
Será melhor dar um pouco de voltagem, tipo, 1.3V, para que se torne um pouco mais rápido, ou não tem influência.
Já agora eu pus a 3.3Ghz, 366 X 9, é melhor 9 ou 8 como multiplicador. É que a nove não consigo ter as memorias a 1333, ou perto, tenho 1200 qualquer coisa a 7-7-7-18.
Obrigado.
 
a) não tem influencia aumento da voltagem. Só se ele estivesse no limite inferior e com picos fosse abaixo
b) tu é que tens que verificar como fica mais rapido. Experienta ambos valores e ve. Mas em principio o 8x vai ficar ligeiramente mais rapido, se tudo estiver estável.
 
Boas.
Eu tenho um Intel Q6600, que tem estado a funcionar a 3.2Ghz e com uma voltagem de 1.2XXX V.
Será melhor dar um pouco de voltagem, tipo, 1.3V, para que se torne um pouco mais rápido, ou não tem influência.
Já agora eu pus a 3.3Ghz, 366 X 9, é melhor 9 ou 8 como multiplicador. É que a nove não consigo ter as memorias a 1333, ou perto, tenho 1200 qualquer coisa a 7-7-7-18.
Obrigado.

boas,
Aumentar a voltagem nao aumenta desempenho apenas poderá dar mais estabilidade. caso já tenhas estabilidade nao há necessidade de aumentos, pois isso só provoca mais aquecimento.
O multiplicador a 9 é preferivel pois ficas com FSB mais baixo e nao precisas de exigir tanto da board nem a stressas tanto.
As memórias tens de baixar o multiplicador ou aumentar a voltagem ou baixar os timmings, é tudo uma questao de testar.
Nas memórias nao tem muita vantagem teres freq. muito altas se depois tens de baixar muito os timmings, é bom haver um compromisso entres todas essas variaveis.
 
"...As memórias tens de baixar o multiplicador ou aumentar a voltagem ou baixar os timmings, é tudo uma questao de testar.
Nas memórias nao tem muita vantagem teres freq. muito altas se depois tens de baixar muito os timmings, é bom haver um compromisso entres todas essas variaveis.

Eu tenho memorias DDR3 a 1333, podes explicar melhor esta parte?Como é que tu farias se fosse teu?
Muito obrigado.
 
podes por exemplo, colocar as memorias com divisores 1:1 e timings em auto com voltagem default. depois testas com o prime95.
se tudo correr bem. voltas à bios e baixas os divisores, depois voltas a testar. quando isso comecar a dar erros aumentas um pouco a tensão. nao te aconselho a passares muito acima dos 0.2v em relacao ao normal. se mesmo assim nao der erros baixas as letencias ( timmings).

Nota: se mesmo assim nao estás a entender nada, deves comecar por ler tópicos relacionados com iniciacao ao overclock na seccao respectiva.
tens muita informacao neste forum sobre overclock de Q6600. Tem que ser assim , pois foi assim que aprendi tambem. Não existe formas rapidas e simples de fazer overclock. ou tens muita paciencia ou entao mete isso a 3.0 e o resto eu auto. pois isso dá trabalho.
fica bem
 
Última edição pelo moderador:
Eu tenho memorias DDR3 a 1333, podes explicar melhor esta parte?Como é que tu farias se fosse teu?
Muito obrigado.
Para não perdermos muito tempo a fazer-te 500 perguntas, coloca aqui prints do CPUZ do separador : principal, memorias e SPD.

se tudo correr bem. voltas à bios e baixas os divisores, depois voltas a testar. quando isso comecar a dar erros aumentas um pouco a tensão. nao te aconselho a passares muito acima dos 0.2v em relacao ao normal. se mesmo assim nao der erros baixas as letencias ( timmings).
0,2v em DDR3 é um salto enorme :)
Deves estar a pensar que ele tem DDR2 como tu :P

Vamos esperar por mais informação dele :)
 
As imagens são estas:http://postimage.org/


[URL="http://postimage.org/"]

[/URL]



O que também gostava de saber é o seguinte, que nunca ninguém me consegui explicar.
O que ponho nestes parametros:

> Load-Line Calibration ?
> CPU Spread Spectrum ?
> PCIE Spread Spectrum ?
> CPU Clock Skew ?
> NB Clock Skew ?
> CPU Margin Enhancement ?

Se me poderem ajudar com as memorias e com isto agradeço. Ah o CPU já está a 366 X 9 (3300Ghz) e com 1.24375 V.
Obrigado.
 
Load-line calibration : desligado ( provavelmente vais ter que subir ligeiramente no vcore do cpu, mas em 775 fica mais estável )
CPU Spread Spectrum - Desligado
PCIE Spread Spectrum - Desligado
CPU Clock Skew - AUTO
NB Clock Skew - AUTO
CPU Margin Enhancement - AUTO ( não sei o efeito de mudar nessa board especificamente )

Basicamente tens que ir na bios e mudar o racio das memorias. Deve-te aparecer ligeiramente abaixo onde mudar o FSB.
DRAM qualquer coisa. Muda para o seguinte e muda manualmente os timings para 8-8-8-24 para testar.
Faz reboot e ve a que velocidade ficam ( eu sei qual é, deixa ver se consegues :P ).

Já agora, confirma a voltagem que as memorias estão a receber. Verifica se é mesmo 1,5v ou 1,9v :)
 
Boas eu já pus as memorias a 1221 e os timings 7-7-7-18. A multiplicação nas memorias aumenta com o FSB e não dá para mudar, ou seja aumentando ou diminuindo o FSB elas também aumentam ou diminuem.
Agora outra coisa, eu tinha o computador a 3.2Ghz com CPU voltage a 1.25375, agora passei para 3.3Ghz (366x9) para passar no Intel Burn Test tive de pôr a 1.26875, é normal?
Obrigado e desculpem a ignorancia em algumas partes.
 
Última edição pelo moderador:
A velocidade das memorias é dada por = FSB * 2 * multiplicador.
Neste caso tens 4:5 no multiplicador. Ve na BIOS, ou no manual, qual o multiplicador seguinte e usa-o.
Se esse for o mais alto, só te resta subir um pouco o FSB, descendo o multiplicador do cpu, ou então diminuir os timings.
 
Há uma coisa que precisas de por manualmente.

Mete as rams a 1.50v manual, em Auto mete-te a 1.2v e isso só causa instabilidade no sistema..
 
Última edição pelo moderador:
Pelo contrário, deverá verificar se a board não está a dar mais voltagem do que o necessário.
A plataforma dele é 775, e as DDR3 na altura usavam como padrão 1,9V !
 
Boas novamente. Vamos ver se alguém me pode esclarecer de uma vez por todas, e agradeço desde já, a quem o fizer.
1ª Pergunta - No CPU Spread Spectrum e no PCIE Spread Spectrum ponho disable? Porque?
2ª Pergunta - Coloquei o computador a 3.2Ghz (356 X 9), porque me foi aqui dito que era melhor o multiplicador 9 em vez de 8 (400 X 8). Só que agora na memória, tenho várias opções tipo 700-800-900 -1187-1441, ou seja as minhas memórias são DDR3 a 1333, e não tenho agora um valor aproximado de 1333, ou 1187, ou 1410. Eu pus a 1187, perde-se velocidade? É que (400 X 8), dava 1334 e atenção não tenho maneira de multiplicar manualmente, subindo o FSB do CPU sobe as memorias, descendo o FSB, desce as memorias, ou seja é automático. Ah coloquei as memorias a 7-7-7-18, há melhor configuração do quie estes valores?
Muito Obrigado, e fico aguardar uma resposta, e desculpem a todos, fiável.
 
Back
Topo