Processador Intel Skylake / Skylake-X (refresh)

Sim, os VRM's tem sempre sido motivo de queixa...
Mas outras perguntas
- O cabo EPS aquece muito? usas 1 ou 2 cabos? Uma das queixas que quando usa um só cabo EPS este fica quase a ferver em OC, para ver a corrente que puxa!
- Os dissipadores dos VRM's estarão mesmo a ser eficiêntes? o que vi de queixas que a maioria são tão maus que é preferível remover e apontar uma ventoinha...

Quando sair os 18 cores que vai ter que meter WC nos VRM's...
 
Última edição:
WC nos VRMs não será necessário pois os 18cores vão ter um base clock MUITO mais baixo. Para OC acho que o problema vai ser antes conseguir dissipar tanta potência concentrada na área pequena do CPU antes de te preocupares com os VRMs.
 
Como tenho um AIO no meu pc coloquei uma fan apontada aos VRM, mesmo apenas com ligeiro oc o cooler dos mesmos estava extremamente quente ao toque.
Tenho um sensor de temperatura no backplate( dos vrm's) e anda perto dos 40 graus, mesmo com a fan apontada.
Acho que o maior problema é mesmo a dissipação de calor, seja o cpu com oc sejam os VRM's.
 
WC nos VRMs não será necessário pois os 18cores vão ter um base clock MUITO mais baixo. Para OC acho que o problema vai ser antes conseguir dissipar tanta potência concentrada na área pequena do CPU antes de te preocupares com os VRMs.

Sim, mas não esquecer que o CPU tem 165W vs 140...
 
Ora então, exactamente a mesma configuração dos testes da análise, com o CPU a ser arrefecido por um Artic Liquid Freezer 240.
Hoje está um dia fresco, estão aqui 24ºC no quarto.

A renderizar no blender com overclock de 4,6GHz com 1,2V de vcore:

CPU: 66ºC no núcleo mais frio, 73ºC no mais quente.
VRMs sem ventoinha: 76ºC
VRMs com ventoinha: 54ºC

O mesmo overclock a correr Prime 95 (In-Place Large FFTs, que supostamente produzem o maior consumo):

CPU: alguns núcleos passam os 90ºC e induzem algum throttling.
VRMs sem ventoinha: 84ºC
VRMs com ventoinha: 64ºC

Sobre os cabos de alimentação de 8 pinos, utilizar um ou dois, vai dar no mesmo, no que toca a estes resultados, e em nenhuma situação os senti particularmente quentes. As fichas aquecem um pouco, mas isso é mais de estarem praticamente encostadas ao dissipador dos VRMs. É algo que acho que acaba por depender mais da fonte, mas qualquer fonte de qualidade deverá ter cabos de calibre minimamente decente.

Para acabar, ressalvar que isto é um overclock com voltagem relativamente moderada. Quem realmente quiser espremer estes CPUs acho que não consegue fugir de um loop custom de watercooling. E uma caixa bem ventilada é fundamental, particularmente na zona do socket/VRMs.
 
Bom teste, isso foi numa test bench ou numa caixa?
A ventoinha realmente faz uma diferença gigante. Ainda por cima agora, que as caixas estão cada vez mais viradas para vidros temperados e "ar-gi-bi" do que propriamente para airflow, eu não me sentia muito confortável.
 
Na benchtable. ;)

"Com ventoinha" :D :
IMG_2732.jpg
 
Oi Sidewalker, se ainda tiveres aí ainda o computador, podes testar uma coisa?

A questão é a seguinte. Neste skylake-X (na versão de 10 cores,) parece acontecer phantom throttling quando se usa AVX512, especialmente com OC. Ver mais em http://www.numberworld.org/y-cruncher/ , no ultimo update das noticias, que não consigo linkar directamente e http://www.overclock.net/t/1634045/skylake-x-phantom-throttling .

Podes sacar a ultima versão do y-cruncher, no arranque ver se detecta AVX512 (deve detectar) e escolher a opção de stress test e dentro dessa opção escolher a opção dos testes cpu-only e com hwinfo64 (a parte de monitorização) ver se ele faz throttling e colocar aqui as temperaturas do cpu, vrms, etc?

Se podesses testar em stock e OC a ver se há diferença, agradecia. :)

P.S. - O prime95 é para meninas. Usa o y-cruncher para stress test. :D
 
@Nemesis11

A propósito do ghost throttling, com o CPU stock não notei nada. As temperaturas mantinham-se relativamente estáveis e a performance também. Por via das dúvidas até saquei versões anteriores do y-cruncher, e a mais recente, com AVX512 foi sempre um pouco mais rápida. A única coisa fora do normal foi um coil whine ainda bastante elevado produzido pela board que nunca notei em nenhuma outra situação.
Com overclock também não deu throttling..foi mesmo shutdown praticamente instantâneo assim que o punha a executar o que quer que fosse AVX512. :002: Provavelmente seria a protecção de sobre-corrente da board a entrar em cena, que por defeito vinha definida bastante agressiva. Mas com material emprestado não quis arriscar relaxar as protecções.

Lamento não ter conseguido aprofundar melhor a questão, mas de qualquer maneira parece-me seguro dizer que a execução de código AVX512 é do trabalho mais rijo que pode ser dado a estes CPUs... E não é a coisa mais "compatível" com overclock. :004:
 
Última edição:
Pois, é como eu e o 4790k. Atiro-lhe tudo para cima e come na boa, mas se puxo pelo prime95 smallftt, desliga ou reinicia logo, já que parece que já usa AVX.

E não tens como dar uso ao "AVX offset"?
 
Sim, a BIOS tinha opções para isso. Mas o objectivo aqui era mesmo testar a tal situação de phantom throttling.
De qualquer maneira, o sistema já voltou à proveniência, agora.

Edit: BTW, a quem interessar, já está no portal a análise completa ao kit de memória usado na análise deste sistema, 32GB de Trident Z RGB. ;)

IMG_2658-1.jpg
 
Última edição:
@Nemesis11

A propósito do ghost throttling, com o CPU stock não notei nada. As temperaturas mantinham-se relativamente estáveis e a performance também. Por via das dúvidas até saquei versões anteriores do y-cruncher, e a mais recente, com AVX512 foi sempre um pouco mais rápida. A única coisa fora do normal foi um coil whine ainda bastante elevado produzido pela board que nunca notei em nenhuma outra situação.
Com overclock também não deu throttling..foi mesmo shutdown praticamente instantâneo assim que o punha a executar o que quer que fosse AVX512. :002: Provavelmente seria a protecção de sobre-corrente da board a entrar em cena, que por defeito vinha definida bastante agressiva. Mas com material emprestado não quis arriscar relaxar as protecções.

Lamento não ter conseguido aprofundar melhor a questão, mas de qualquer maneira parece-me seguro dizer que a execução de código AVX512 é do trabalho mais rijo que pode ser dado a estes CPUs... E não é a coisa mais "compatível" com overclock. :004:

Obrigado pelo teste. AVX512 vai ser o pior cenário para esse processador.
Em AVX512 o clock do processador já é bastante reduzido. A Intel reduz ainda mais o clock nesse workload em relação a AVX.
Não estava à espera que ele se desligasse com overclocking, mas não se pode criticar muito visto que em stock funciona e não parece fazer throtling.
 
boas, sendo que vou fazer aqui um highjack deste topico, mas que cooler ou AIO devo comprar para o 7820x com oc a 4,5.
isto assusta bastante estar nos 80cº lol
 
Back
Topo