1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica Intel switchable graphics

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DJ_PAPA, 26 de Agosto de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 3567)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Notebooks da Intel com IGP Intel X4500 + HD 3450/3650 a fazer switching entre IGP e o chip grafico.
    Os beneficios:

Lenovo T500 ThinkPad Review

Performance:

PCMark05 Score
    - 2.80GHz Intel T9600, ATI Radeon 3650 256MB GDDR3 - 7,050 PCMarks
    - 2.80GHz Intel T9600, Intel X4500 - 5,689 PCMarks

3DMark06 Score

- 2.80GHz Intel T9600, ATI Radeon 3650 256MB GDDR3 - 4,371 3DMarks
    - 2.80GHz Intel T9600, Intel X4500 - 809 3DMarks

Battery Life:
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4565

Igual comportamento no outro modelo:

Lenovo ThinkPad T400 Review

3DMark06 Score
    - 2.80GHz Intel T9600, ATI Radeon 3470 256MB GDDR3 - 2,575 3DMarks
    - 2.80GHz Intel T9600, Intel X4500 - 809 3DMarks

Battery Life
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4569

Normalmente este comportamento so consegue ser obtido com IGP ATI + Grafica ATI ou IGP Nvidia + Grafica Nvidia.
    Neste caso temos switch entre IGP Intel + Grafica ATI. Não tem a vantagem de fazer crossfire ou SLI com o ***** e a grafica mas é um passo de gigante para permitir ter um laptop que dê para jogar e ao mesmo tempo muita bateria, porque os portateis que suportem Core2 com IGP ATI/Nvidia + Grafica ATI/Nvidia são zero.

A unica alternativa eram/são os AMD Puma que têm semelhante comportamento + crossfire entre o IGP e a grafica, mas têm a desvantagem de ter um CPU mais fraco que os Core2.
    Agora é possivel ter um portatil Core2 + switchable graphics (so switch. Não existe hybrid SLI/Crossfire).

Última edição: 26 de Agosto de 2008
  2. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

uma soluçao para o meu problema, a meu ver, se nao subir muito o preço, uma excelente jogada

3. Rudzer

Rudzer Power Member

Excelente, a ver é se a solução é implementada por muitos fabricantes, usada em muitos modelos e basicamente massificada :) (estou a falar dos LED-backlit também)..

Baterias que duram 7 horas...ah acaba por ser triste tendo em conta a autonomia da maioria dos laptops no mercado :X

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

engraçado ver esta funcionalidade aparecer primeiro em plataformas intel, que em plataformas AMD, onde seria de esperar que aparecesse primeiro...

Mas é bastante interessante esta abertura da intel a desenvolver este sistema de certa forma, em parceria com a AMD/ATi... pelo menos ha de ter que haver alguma forma de trabalho conjunto, e abertura de parte a parte, para que uma coisa como esta possa aparecer...

é uma solução bem interessante, espero que esteja disponivel rapidamente, e com o maior numero possivel de marcas.

Última edição: 27 de Agosto de 2008
  5. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Ha ja uns aninhos que eu idealizava isto, assim só ligamos o monstro qdo é preciso :D Quero ver é depois como é que fazem comutação interna para o LCD interno e para a saída para monitor out. Será que vamos ter duas saidas de monitores também? Uma po IGP e outra para a dedicada? :004:

6. Koncaman

é facil criar um switch electronico, controlado por software, que permute/partilhe uma saida VGA/DVI por 2 dispositivos graficos. claro que tem que haver um instante em que o monitor fica sem sinal.

7. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Epá, ver um filme num IGP Intel quando tenho uma gráfica ATI na mesma máquina? Só se o filme já tiver uma compressão muita ranhosa... :rolleyes:

8. dcribeiro

dcribeiro Power Member

este tipo de soluçoes ja existia nos portateis sony vaio da serie sz... com intel e com modelos de graficas da nvidia... tinham uma grafica integrada e uma dedicada... e para comutar entre as duas era necessario reiniciar o pc ;)

um amigo meu uma vez com um vaio sz equipado com uma nvidia 7300gt disse-me isso e eu nunca acreditei ate q ele me mostrou... nao sei como funcionava... mas era o mm principio disto e dava pa ganhar mts horas de bat quando nao s pretendia jogar :)

espero q este tipo d soluçoes s espalhe pela maioria dos fabricantes :) da muito jeito mm :)

abc :)

9. TosteX

TosteX Powre Membre

Não seria mais simples baixar os clocks e voltagens da gráfica? Ou isso não dá?

10. Koncaman

simples é, e até ha alguns sistemas a fazer isso... a questão, é que não te poupa tanta energia, porque tens sempre um chip com muitos mais transistores para alimentar (mesmo que desactives alguma funcionalidades/componentes do chip), do que numa grafica integrada.

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Isso ja acontece em todas as gráficas, é o powerplay.

12. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Embora o tópico seja de portáteis, pode-se colocar a questão à mesma:

Porque não criar sistema semelhante nos desktops, visto que as gráficas dignas desse nome em idle gastam sempre um bocado, quando na verdade um chip gráfico básico integrado com meia dúzia de watts [ou menos] fazia o mesmo?

Podia ser feito de duas maneiras: ou solução tipo a destes portáteis com chip gráfico integrado na board + gráfica dedicada, ou então a própria gráfica ter um chip do mais simples que há para as tarefas curriqueiras e a 'artilharia pesada' só activar quando é realmente necessária... Parece que não mas poderia poupar muitos MW por esse mundo fora..

13. lohka_86

lohka_86 Banido

Quem tem um desktop com uma gráfica potente pouco se preocupa com o seu consumo...

Mas percebo a tua ideia, se bem que, no Windows Vista, por exemplo, isso poderia trazer problemas com drivers, uma vez que o driver para dispositivos semelhantes tem de ser exactamente o mesmo.
    Logo, se tivesses uma placa integrada Intel + gráfica ATI tinhas de ter apenas um driver a gerir ambas.
    Depois, adicionar numa placa gráfica transístores apenas para haver uma redução do consumo aumenta o preço da placa e o calor dissipado... Para além de qualquer PG já estar preparada para essas tarefas "curriqueiras", logo o que faz mais sentido é mesmo o desenvolvimento de tecnologias que permitam reduzir significativamente o consumo das PG vindouras.

14. nickie

nickie Power Member

Não percebi... Não é precisamente isso que se passa nos portáteis que aqui foram enunciados? gráfica intel X4500 e ATI Radeon 3650? O reviewer usa o vista e parece que este não se queixou...

15. lohka_86

lohka_86 Banido

Se o driver for o mesmo para gerir ambos IGPs, é possível. Atenção que eu ao responder ao comentário do Mk Pt, estava a falar em Desktop e não laptop.

16. bsd

bsd Power Member

Este thread é antigo, mas for the record...

A Lenovo arranjou maneira da ATI e da Microsoft lhe arranjarem um driverzinho especial para fazer esta troca sem reiniciar o computador (aparentemente a troca demora uns 4 segundos).

Também é possível fazer exactamente o mesmo no VAIO Z11, e creio que também nalgum outro mais antigo, anterior ao Montevina (talvez o SZ?). Ou seja, os primeiros a terem isto foram VAIOs.
    Infelizmente no acessível e muito interessante SR não existe esta funcionalidade.

Nalguns outros portáteis é possível fazer o mesmo reiniciando e seleccionando no BIOS. Noutros, esta funcionalidade do chipset fica completamente submersa.

Acerca do Xorg, encontrei uma vez um thread em que alguém da Intel falava nas dificuldades de fazer o mesmo dentro do Xorg (ou seja, há quem tenha intenção de o fazer). A vantagem é que no Xorg vai funcionar para toda a gente que tenha as mesmas gráficas, sem ser necessário ser ter o driver especial que só a Lenovo ou a VAIO têm.

Partilhar esta Página