Gráfica Intel Arc Discrete GPUs

Não percebo como a intel vai usar um processo de fabrico, que se tem mostrado um fracasso nos cpus, em gpus que ocupam uma área maior que se traduz em 'yields' ainda piores.
 
Um dos maiores problemas dos 10nm, segundo o que se especula, são os clocks.

Um GPU como tem clocks bastante baixos em comparação com os CPUs, talvez sirva.

De qualquer forma, é sempre preciso salgar bem este tipo de noticia, nada disto é oficial.
 
Eles têm no roadmap o Xeon "IceLake-SP" que também terá uma área grande. Possivelmente eles devem ter garantias que as coisas vão melhorar com o tempo.
 
Nos patch para o kernel 5.5 de Linux apareceram patchs para o suporte de Multi-GPU nas gráficas Intel Xe:

- We have seen random kernel patches previously that cite Intel multi-GPU systems where there may be Intel integrated graphics but also the possibility of discrete Intel graphics, which obviously isn't possible right now but will soon be the case with the "Xe Graphics" adapters expected to launch in 2020. The latest on the Intel multi-GPU front is a perf PMU (Processor Monitoring Unit) bit of code for handling the Intel iGPU+discrete use-case. Nothing too exciting by itself, but just another example showing Intel getting ready for their multi-GPU future capabilities.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Linux-5.5-Jasper-Plus-More

Parece que o uso de Multi-GPU é do GPU integrado + Placa Gráfica.
 
Interessante... Será que poderiam implementar algo como "GPU integrado para aplicações não fullscreen, GPU dedicado para fullscreen/borderless"? É que isso seria definitivamente interessante para alguns cenários.
 
Intel’s 7nm Xe GPU: Ponte Vecchio
Intel Ponte Vecchio is not a gaming GPU. The first Xe graphics are for exascale computing. On November 17th Intel will share details on the project “Aurora”. This exascale computer features Sapphire Rapids Xeon CPUs, Ponte Vecchio GPUs and Intel’s new initiative called oneAPI (unified programming model).

In the new press deck (that we have totally not seen) Intel claims that Ponte Vecchio will use Foveros packing technology and will utilize CLX interconnection (this was already known). What’s new is that they confirmed that the Xe graphics feature: ultra-high cache and high memory bandwidth. Intel Ponte Vecchio will also have high double-precision FP throughput.
https://videocardz.com/newz/intels-first-xe-graphics-processor-is-called-ponte-vecchio
 
Estou curioso para ver o que eles querem dizer com "ultra-high cache". A única coisa que me recordo é o que eles tinham no último Xeon Phi, com HMC e DDR4, mas isso ocupa muito espaço físico e, pelo artigo, cada nó terá 2 Sapphire Rappids e 6 Intel Xe.
 
Tenho a mesma opinião. Eles vão criar antes de tudo processadores para HPC, o gaming é apenas rentabilizar o investimento.

Nem espero grande concorrência para AMD e muito menos para a nvidia.
 
Olhando para o passado, é arriscado colocar todas as fichas na Intel, no mercado consumidor de placas dedicadas.
Eu apenas digo isto, se a Intel quer entrar no mercado consumidor para ter maiores economias de escala nos GPUs, tem que tentar vender o mais possível e para isso, é preciso que sejam um sucesso, nem que seja relativo, no mercado consumidor.

O Live Blog do Anando tem mais detalhes de hardware, especialmente no inicio (parte de baixo): https://www.anandtech.com/show/1512...-hpc-devcon-keynote-live-blog-4pm-mt-11pm-utc

Não consegui deixar de sorrir com isto. Belo nome :D :
3zcF8wI.jpg


GiX8aus.jpg


Mais a sério:
06:56PM EST - Rambo cache, high footprint, very large

06:56PM EST - unified cache, accessible to CPUs and GPUs

06:56PM EST - and other GPUs connected to this GPU

Continuo a estar interessado no que eles têm em vista para a cache. :)

O Ponte Vecchio:
OMd9J3D.jpg


G4PPnTt.jpg


São 16 chiplets + HBM

Outro SOC, Xe Link:
aBBYLJ5.jpg


XEMF:
BfCo304.jpg


Tx8i1o1.jpg


Aumento de 40X em Double precision por EU

FFH7sSq.jpg


XeHPC, XeHP e XeLP. A mesma arquitectura, desde o GPU integrado, até HPC.

Em relação ao Aurora para 2021: https://www.anandtech.com/show/1512...phire-rapids-cpus-with-six-ponte-vecchio-gpus
 
XeHPC, XeHP e XeLP. A mesma arquitectura, desde o GPU integrado, até HPC.
Isto é muito curioso atendendo a que o responsável de gpu's da Intel estava na AMD, e que AMD vai agora fazer o caminho inverso: tinha arquitectura unificada para gpgpu e para gpus gaming/de consumidor (pelo menos os de performance mais elevada, Vega) e que agora a AMD vai deliberadamente ter arquitecturas diferentes para gpu's de consumidor/gaming e gpu's gpgpu.

Vamos ver como será os próximos capítulos..
Para já, é esperar que os 7nm da Intel corram bem, depois se vê como serão os gpu's e drivers..
 
Entrevista ao Raja no Anando. Muito genérica e com poucos detalhes, como seria de prever. Esta é a pergunta/resposta que achei mais interessante.

IC: Turning to gaming solutions, because there is a lot of interest in how Intel is going to attack the gaming space: what we’ve seen today is a compute GPU based on chiplets. Moving from a monolithic graphics chip to a chiplet design is a tough paradigm to solve, so does working on chiplets help solve the ‘multi-GPU’ issue on graphics? Is the future of graphics still consigned to single GPU, or should we expect multiple GPU scaling easier to manage?

RK: That’s a great question. As you know, solving the multi-GPU problem is tough – it has been part of my pursuits for almost 15 years. I’m excited, especially now, because multiple things are happening. As you know, the software aspect of multi-GPU was the biggest problem, and getting compatibility across applications was tough. So things like chiplets, and the amount of bandwidth now going on between GPUs, and other things makes it a more exciting task for the industry to take a second attempt. I think due to these continual advances, as well as new paradigms, we are getting closer to solving this problem. Chiplets and advancement of interconnect will be a great boost on the hardware side. The other big problem is software architecture. With many interesting cloud-based GPU efforts, I am optimistic that we will solve the software problems as well.

https://www.anandtech.com/print/151...an-interview-with-intels-raja-koduri-about-xe

Basicamente, que o "problema" de fazer funcionar bem multi-GPUs será solucionada com o aparecimentos de GPUs constituído por chiplets. Isto é interessante por si só, mas como é na parte de gaming, é garantido que no mercado consumidor também aparecerão GPUs Intel com chiplets.

Em relação aquele "RAMBO cache", não estou a ver bem o que será. Não parece ser HBM, porque HBM foi apresentado noutros slides.
Optane?
Seja como for, penso que não deverá aparecer nas versões consumidor.
 
Que ele anda há 15 anos atrás disso é bem possível, aliás já devo ter postado isto num tópico qualquer

amd-gpu-roadmap-navi-vega.jpg


Navi já tinha previsto o "scalability", fosse lá o que isso fosse. Não sei se era (ou foi) apenas uma questão de SW ou packaging.

Portanto sim, é como ele próprio diz: "second attempt".
 
O que a AMD está a fazer no campo dos CPUs prova a viabilidade dos chiplets como forma de lidar com escalabilidade. A pergunta do Cutress obrigou o Koduri a fazer a uma enorme ginástica verbal para fugir a ter de assumir este facto (no qual ele próprio provavelmente estará implicado).

FFH7sSq.jpg


XeHPC, XeHP e XeLP. A mesma arquitectura, desde o GPU integrado, até HPC.

Pois a mim parece-me que há um buraco muito grande entre XeLP e XeHP. Que é onde estão "enthusiast" e "mid-range". Quem é que irá ocupar esses lugares? XeHPs escalados para baixo ou XeLPs escalados para cima?
 
A escalabilidade iria vender a rodos no mercado entusiasta. Quem conseguir a "proeza" técnica irá vender bastante.
A malta que esgota RTX2080Ti no lançamento facilmente compra a 3x gráficas se isso lhes garantir a antiga promessa que o SLI e CF nunca foi.
 
facilmente compra a 3x gráficas se isso lhes garantir a antiga promessa que o SLI e CF nunca foi.
A escalabilidade baseada em chiplets não irá passar por SLI, CF ou múltiplas placas gráficas, mas por GPUs "grandes" compostos por múltiplos chiplets. Isso permite poupanças enormes em termos de fabrico e que beneficiam toda a gama. Tal como disse, o melhor exemplo disso é o Zen 2: onde um único chiplet é usado na gama toda, do CPU mais barato ao mais caro.
 
Back
Topo