Intel Whiskey Lake ( 14nm/Fim de 2018 )

Nemesis11

Power Member
Só crio esta thread, para esta secção ficar mais organizada e não se fazer off topic noutras threads com codenames da Intel, que neste momento, são mais que muitos. :)

Resumindo, a Intel adiou os processadores fabricados a 10 nm para 2019, devido aos problemas que continuam a ter com esse processo de fabrico.

Post original:
https://forum.zwame.pt/threads/intel-ice-lake-9-geracao.997288/page-2#post-15279226

We continue to make progress on our 10-nanometer process. We are shipping in low volume and yields are improving, but the rate of improvement is slower than we anticipated. As a result, volume production is moving from the second half of 2018 into 2019. We understand the yield issues and have defined improvements for them, but they will take time to implement and qualify. We have leadership products on the roadmap that continue to take advantage of 14-nanometer, with Whiskey Lake for clients and Cascade Lake for the data center coming later this year.

https://www.tomshardware.com/news/intel-cpu-10nm-earnings-amd,36967.html

Assim, a Intel decidiu fazer render (ainda mais) o peixe, com uma rodada de Whiskey a 14 nm.

Não se sabe praticamente nada em relação a este Whiskey Lake. Atiro com a minha posta de pescada cheia de sal e vou apostar que será o octo-core com a Z390 que anda nos rumores. Diferenças arquitecturais? (LOL?) Aposto em zero ou perto disso. Talvez um GPU geração 9.5+ igual ao Gemini Lake ou melhor, a nível de arquitectura. Não a nível de número de unidades. :)

Se não estou em erro, o roadmap actual é qualquer coisa como:
  1. Coffee Lake (2018, 14nm e em rollout actualmente)
  2. Whiskey Lake e Cascade Lake para HEDT (Fins de 2018, 14nm e pouco ou nada se conhece)
  3. Cannon Lake (2019, 10 nm. Deve servir mais para testar o novo processo de fabrico e poucas novidades terá. Low Volume e só para o mercado de 4,5 e 15W????)
  4. Ice Lake (2019, 10 nm. Alegadamente, um verdadeiro Tick. Talvez o primeiro grande Tick desde o Sandy Bridge???)
Quanto ao 10 nm, só dois pontos:
- A previsão inicial da Intel era estar pronto em 2016. Oops.....
- A nível de propriedades, não se pode comparar directamente com outros 10 nm de outras empresas. Hoje em dia o número do processo de fabrico é mais marketing que outra coisa.

Um Brinde à Intel :D :

x6ITABe.jpg
 
A concorrência parece que vai chegar lá primeiro com "7nm" (comparáveis aos 10nm da Intel)...
Parece que a intel está mal posicionada para o próximo par de anos... estão a tentar corrigir agora com a contratação do Jim Keller e desenvolvimento nos GPU, mas ainda vai demorar uns anos a ter produtos no mercado...
 
Isto começa a ser preocupante.
A descida de processos de fabrico é cada vez mais complicada e lógicamente, dispendiosa.

A estagnação começa a ser demasiado evidente no mundo do hardware.
Embora estejamos a atravessar uma época interessante por causa da competitividade entre a AMD e a Intel, na realidade a evolução do mercado desktop está de momento a conta gotas..
Em que cada salto de performance ocorre cada vez mais em intervalos de tempo maior.
 
Atiro com a minha posta de pescada cheia de sal e vou apostar que será o octo-core com a Z390 que anda nos rumores.

Um 8core com as latências do Ring-bus em vez da Mesh, seria uma proposta bastante interessante a meu ver.

Ice Lake (2019, 10 nm. Alegadamente, um verdadeiro Tick. Talvez o primeiro grande Tick desde o Sandy Bridge???)

Compreendo que é apenas especulação, mas será um tick de performance ou apenas consumos/temperaturas.

Falando apenas em gaming acho que o proximo Tick so acontecerá apenas quando houver uma revolução no software e nas tools(compilers, API, etc) para se fazer proveito de todos os cores existentes, supostamente o DX12 e o Vulkan vinham salvar a patria mas passado estes anos todos ainda vemos um 4cores fisico a dar a mesma performance que um 8core fisico(as vezes menus!!!). pode ser que a Intel saia com um coelho da cartola como foi o MMX, SSE ou 3Dnow! da AMD

Para trabalho 100% paralelo não há pai para os GPUs.

Intel vai se safando com os Xeons de elevados cores por causa do boom da cloud e a virtualização, mas com o mercado no futuro a fazer shift para os containers em vez de maquinas virtuais(que são muitas vezes um grande desperdício de recursos) a intel poderá ficar em maus lençois
 
Olá @akgis ! Se falarmos de jogos, então a verdadeira revolução que muitos esperam é um GPU capaz de correr 4k em todo e qualquer jogo a uma taxa de 60 frames por segundo ou mais! A nível de processadores, citando o @ObscureAngel , "conta gotas" ! :)

A nível de gaming quem agradece são as companhias de consolas, que beneficiam sempre mais com a estagnação.

A nível de produtividade a AMD lidera o mercado na minha humilde opinião e um 8c/16t da Intel será super interessante, mas não saiu nem foi anunciado :)

Ponto positivo: quem investiu nos últimos tempos em processadores e tem o objetivo jogos, está servido por bastante tempo!

Até lá teremos uma boa competição de preços, o que é bom para todos.
 
Venham eles... só porque saem não quer dizer que tenha de os comprar. Um i5 760 durou me 6 anos... O 1700x parece um ferrari a nível fluidez de processos.

Um gajo pode jogar + ouvir o spotify + abrir umas tabs no browser + uns torrents + descompactar ficheiros de 60GB + espreitar uns videos 4k...

Enfim, acho que tem poder suficiente. Mesmo que fique rapidamente obsoleto como todos, desde que faça tudo que queremos, não há problema.

E o tempo que tinha de desligar todos os programas para correr um jogo em condições, já la vai.
 
Agora os ULVs também vão substituir os CPUs normais (de "45W" :D) nos portáteis de gama alta!? O que faz não ter concorrência no mercado dos portáteis...
 
Desenterrar isto, até porque vem equipado com Whisley lake:

Novo Dell optiplex 7070 que cabe dentro do... suporte do monitor :D

https://www.anandtech.com/show/14764/dells-optiplex-7070-ultra-a-compute-module-for-aio-pcs

Isso parece interessante, não só porque ao contrário de um maquina AIO que a maquina morre junto com o monitor, aqui podes usar o monitor DELL que quiseres, até usar em um monitor usado, trocando o stand, dado que os monitores DELL usam sempre(menos alguns low end que é fixo) o mesmo sistema de retenção.

E as specs até servem bem para tarefas leves/intermediárias
- 4 core CPU
- 2x slots SODIMM para até 64 GB
- Slot M.2 2230 para SSD.
- baia para um disco 2.5"

O estranho é o slot M.2 ser 2230, quase nem deve existir SSDs deste tamanho, mas suportar discos 2.5"... não sei se houve um "lost in translation" e o 2230 ser pro wifi opcional e ter na mesma um M.2 2280.

ou seja nada de tudo colado e soldado, somente o CPU.

Irony, e começa a partir dos 749$, mais barato que o pro stand da Apple :D (mas presumo que não tem o stand especial).
 
Última edição:
A parte interessante desse AIO é que ao contrário dos AIO no mercado, teoricamente, o monitor e o computador são independentes e por isso, podem ser trocados, sem se perder a conveniência do formato AIO.
Era interessante que existisse um standard para se poder trocar partes entre diferentes marcas. :)
 
Pois infelizmente estas coisas vem sempre com um premium que mata logo uma tentativa de massificação.

750$ ainda assim dá para comprar muitos portáteis já relativamente jeitosos.
 
Eu continuo a sonhar com um formato em que o computador é o telemóvel e depois, via docks, possa fazer de Tablet, Portátil e Desktop, sem perder funcionalidades nos 4 formatos e com GUIs adaptados a cada formato.
 
Isso era muito giro mas depois cai no chão e kabum.

Uma das coisas que me afasta dos telemoveis caros é precisamente o factor de risco (queda/roubo/perda), andar preocupado com +400€ no bolso não é para mim.
 
Eu continuo a sonhar com um formato em que o computador é o telemóvel e depois, via docks, possa fazer de Tablet, Portátil e Desktop, sem perder funcionalidades nos 4 formatos e com GUIs adaptados a cada formato.

Eu prefiro separar... Telemóveis terás sempre restrição de potência, armazenamento e o SO. Fora que não tens upgrades/reparabilidade, para min o trunfo dos desktops.

Claro que poder o telemóvel poder usar como se fosse um desktop não é má ideia... Até existe uns casos disso...
 
Back
Topo