Interferências na TV - cabos de electricidade

NQ

Power Member
Boas

Estou aqui com um problema...tenho uma única tomada no quarto à qual tenho ligada uma ficha tripla (daquelas pequenas, sem fios, ou seja 1macho/3fêmeas.

Daí sai uma tripla que alimenta uma TV e um leitor de DVD.
De outra delas sai um cabo para uma tomada com 6 entradas, em duas das quais tenho 2 triplas das pequenas (sem fios).

Se eu andar a mexer nos cabos atrás do PC vejo que as interferências na TV mudam de intensidade ou ... sei lá posição...ficam diferentes.

Consigo resolver isto ? Será que alguma das tomadas é de baixa qualidade? Ou será que não dá para resolver pois tenho coisas a mais ligadas?


Agradeço dicas :)
 
É isto?

esquemafiosnt9.gif


Pergunta? Para quê tanta tripla se só falas na utilização de TV e leitor de DVD? Devem faltar aí informações.
 
BOas!
Essas fichas triplas tipo "T" sao uma ma opçao pois teem tendencia a ficarem com os bornes folgados com o uso, aumentando a resitencia electrica, podendo a longo prazo estragar o aparelho.uma opçao barata e fiavél sao os blocos de tomadas (se necessario entre si) pois evitam a "dança" das fichas. os cabos das proprias extensoes convem corresponder a potencia k ira la passar, um cabo de 3g x 1,5 é ideal p aparelhos informaticos, tv e dvd pois suporta quase perto dos 2000 watt. quanto a tv pode ser mt coisa, maus cabos d antena ou mt perto de mts cabos electricos, ficha macho mal ligada, a propria tv...
 
Epá realmente esqueci-me de colocar informação importante:

- na outra tripla que não vai para a TV e leitor de DVD tenho o computador (desktop), um monitor CRT, as colunas, um router, o modem da tvcabo, um disco externo, um gravador externo...depois mais umas coisitas mas é mais carregadores telemovel e isso, nunca está tudo ao mesmo tempo mas a parte de informática e seus periféricos podem realmente estar todos ligados simultaneamente.

Sorry a falta disto no 1º post :)
 
Não te esqueças que existe um limite para a intensidade de corrente em cada tomada.

A partir disso a resistência eléctrica nota-se e não deve ser pouco. Não pode usar uma extensão que venha de outra divisão da casa?
 
Já não estou a ligar a tripla com fio da tv e leitor dvd na mesma tomada principal, separei, liguei fora do quarto.

No entanto a situação mantém-se.

Não sei se terá a ver mais com alguma interferência no modem da netcabo visto que partilham a mesma "caixa" aqui ao pé da janela. O cabo passa aqui ao pé dos cabos do PC.

Quando mexo um bocado aqui no molho de cabos a situação às vezes melhora...
 
Devias espaçar mais os cabos para não acumular calor nem gerar campos magnéticos.

Experimenta ligar os mesmos aparelhos noutras tomadas ou em locais diferentes. Não faço ideia de qual é a fonte do problema.
 
Já tirei do molho de cabos alguns cabos e depois voltei a conectá-los já sem estarem "enrolados" nos outros.

De qualquer maneira o problema mantém-se.

Não sei se posso fazer esta dedução....só acontece quando o pc está ligado no entanto depende da posição dos cabos logo suponho que não é problema com a fonte de alimentação. Visto que depende da posição dos cabos suponho que talvez seja algum cabo com alguma falha na carnagem que quando toca no cabo da tvcabo ou no cabo de rede (cabo > router > modem netcabo > caixa tvcabo) provoca interferências. Visto que é quando o pc está ligado, será um cabo que está ligado ao computador que tem este problema.

:|
 
Eu penso que seja indução electromagnética devido a uma intensidade de corrente considerável nos cabos que alimentam o PC (talvez uns 3/4 Amperes).
 
Basicamente: um campo eléctrico (passagem de corrente) gera um campo magnético (neste caso circular), e vice-versa.

http://br.geocities.com/saladefisica6/eletromagnetismo/magncondutores10.gif

Campo magnético criado por um condutor retilíneo
O campo magnético produzido pela corrente elétrica em um fio retilíneo depende basicamente de dois fatores: da intensidade da corrente e da distância ao fio. Quanto maior for o valor da corrente, maior será o campo magnético criado por ela. Por outro lado, quanto maior for a distância ao fio, menor será o valor do campo magnético. As linhas do campo magnético são circulares, centradas no fio.
O sentido das linhas de campo magnético pode ser obtido pela regra da mão direita: segure o condutor com a sua mão direita, de maneira que o dedo polegar aponte o sentido da corrente. Os seus dedos apontarão no sentido das linhas de campo.

Fonte: http://br.geocities.com/saladefisica6/eletromagnetismo/magncondutores.htm

Daí ser aconslhável "distribuir a corrente" pelos vários cabos, para a intensidade num deles não ser muito grande e a indução electromagnética não se tornar um problema.

Que fonte usas? Se possível, mete aí uma foto da etiqueta dela (ou diz qual é o AC Input Current)

Ainda assim, acho que a corrente que passa pelo cabo que alimenta o teu PC não devia ser suficiente para provocar interferências :S
 
Última edição:
É uma Codegen. Não creio que seja da fonte visto que mesmo com o PC ligado, se eu mexer nos cabos as interferências mudam (às vezes quase que desaparecem).
 
Back
Topo