Interligação de duas redes com gamas de ip diferentes

SergioLopes

Power Member
Boas...
Vou tentar explicar o que quero fazer.O esquema da rede actual é o seguinte:

interligacao.jpg


A minha duvida é como é que consigo interligar as duas redes (mantendo as gamas de ip diferentes) para que seja possivel o seguinte:

1. os computadores da rede 192.168.8.xxx consigam aceder APENAS ao router da rede 192.168.1.xxx (se nao for possivel limitar isto paciencia)
2. ha maneira de por os computadores da rede 192.168.1.xxx a "verem" os computadores da rede 192.168.8.xxx sem que o contrário nao seja possivel ?

Qual o equipamento aconselhado para esta interligação ? Marca / modelo router ?

Desde já obrigado
Cumprimentos
 
Colocas um router no meio das redes.
De seguida, com uma firewal controlas todos os acessos (permites que certos ip's acedam apenas onde queres).
O teu problema vai ser a firewall que o router tem. E que os mais usuais teem firewall's de maravilha.
Teras que investigar se ele traz uma firewall que te permita fazer o que queres.

Isso bem feito, colocavas era ai uma box linux a fazer de router/firewall.
Um pc qualquer fraquinho que ja nem seja usado serve perfeitamente.


Boas...
Vou tentar explicar o que quero fazer.O esquema da rede actual é o seguinte:

interligacao.jpg


A minha duvida é como é que consigo interligar as duas redes (mantendo as gamas de ip diferentes) para que seja possivel o seguinte:

1. os computadores da rede 192.168.8.xxx consigam aceder APENAS ao router da rede 192.168.1.xxx (se nao for possivel limitar isto paciencia)
2. ha maneira de por os computadores da rede 192.168.1.xxx a "verem" os computadores da rede 192.168.8.xxx sem que o contrário nao seja possivel ?

Qual o equipamento aconselhado para esta interligação ? Marca / modelo router ?

Desde já obrigado
Cumprimentos
 
Boas...
Já consegui resolver a questão...

Comprei um router para testar isto (USR8004)
1. Configurei o router com um IP da rede 192.168.8.xxx
2. A porta wan vai ligar ao switch da rede 192.168.1.xxx e configura-se com o gateway desta mesma rede

e voilá...
(grande Bulhões ;) )

Quanto ás permissões é uma questão de agora ir estudar isso, mas devem ser por mac address.

Obrigado
 
Boas também queria fazer uma coisa assim parecida. Diz-m uma coisa Tens ip por DHCP? o gateway na porta wan tem qual ip?

Cumprimentos
 
Boas...
Já consegui resolver a questão...

Comprei um router para testar isto (USR8004)
1. Configurei o router com um IP da rede 192.168.8.xxx
2. A porta wan vai ligar ao switch da rede 192.168.1.xxx e configura-se com o gateway desta mesma rede

e voilá...
(grande Bulhões ;) )

Quanto ás permissões é uma questão de agora ir estudar isso, mas devem ser por mac address.

Obrigado

Consegues configurar uma DMZ nesse router?
 
Boas.
Já nao estou a utilizar o USR porque era mesmo uma treta, bloqueava imenso, etc.
Neste momento tenho o mesmo esquema mas com um WRT54GL a correr o Tomato, 5 estrelas.
 
podes definir uma ACL (access control list) que é mais fácil de configurar que uma firewall, isto se não pretendes que não haja tráfego da rede 1.xx para a rede 8.xx
 
Back
Topo