1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Interligação de duas redes com gamas de ip diferentes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por SergioLopes, 11 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 2621)

1. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Boas...
    Vou tentar explicar o que quero fazer.O esquema da rede actual é o seguinte:

A minha duvida é como é que consigo interligar as duas redes (mantendo as gamas de ip diferentes) para que seja possivel o seguinte:

1. os computadores da rede 192.168.8.xxx consigam aceder APENAS ao router da rede 192.168.1.xxx (se nao for possivel limitar isto paciencia)
    2. ha maneira de por os computadores da rede 192.168.1.xxx a "verem" os computadores da rede 192.168.8.xxx sem que o contrário nao seja possivel ?

Qual o equipamento aconselhado para esta interligação ? Marca / modelo router ?

Desde já obrigado
    Cumprimentos

2. zder

zder Power Member

precisam de estar ligados de alguma forma
    axo k um router é o mais adequado

3. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Boas... ligados sei que têm de estar :)
    Já comprei um router com porta WAN, logo ja vou tentar configurar isto...

Obrigado

4. Condez

Condez [email protected] Member

Colocas um router no meio das redes.
    De seguida, com uma firewal controlas todos os acessos (permites que certos ip's acedam apenas onde queres).
    O teu problema vai ser a firewall que o router tem. E que os mais usuais teem firewall's de maravilha.
    Teras que investigar se ele traz uma firewall que te permita fazer o que queres.

Isso bem feito, colocavas era ai uma box linux a fazer de router/firewall.
    Um pc qualquer fraquinho que ja nem seja usado serve perfeitamente.

5. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Boas...
    Já consegui resolver a questão...

Comprei um router para testar isto (USR8004)
    1. Configurei o router com um IP da rede 192.168.8.xxx
    2. A porta wan vai ligar ao switch da rede 192.168.1.xxx e configura-se com o gateway desta mesma rede

e voilá...
    (grande Bulhões ;) )

Quanto ás permissões é uma questão de agora ir estudar isso, mas devem ser por mac address.

Obrigado

6. brunomelo

brunomelo Power Member

Boas também queria fazer uma coisa assim parecida. Diz-m uma coisa Tens ip por DHCP? o gateway na porta wan tem qual ip?

Cumprimentos

7. Kain

Kain Power Member

Consegues configurar uma DMZ nesse router?

8. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Boas.
    Já nao estou a utilizar o USR porque era mesmo uma treta, bloqueava imenso, etc.
    Neste momento tenho o mesmo esquema mas com um WRT54GL a correr o Tomato, 5 estrelas.

9. mr_zener

mr_zener Power Member

podes definir uma ACL (access control list) que é mais fácil de configurar que uma firewall, isto se não pretendes que não haja tráfego da rede 1.xx para a rede 8.xx

10. Kain

Kain Power Member

Para isso e necessário que o equipamento permita utilizar ACL

Partilhar esta Página