Problema Internet constantemente a ir abaixo

Olá,


Nestes últimos dias a minha internet tem ido abaixo várias vezes ao dia. Por vezes vai abaixo só uma vez a cada 5h e outras vai abaixo múltiplas vezes por hora. Por norma só vai abaixo durante 10-30 segundos e só acontece no meu computador e não no meu telemóvel. Mudei de router estes dias por esta mesma razão porque a NOS também não encontrou solução mas o problema mantém-se. Tenho o meu router ligado ao computador por cabo e já experimentei meter o cabo noutra saída do router (experimentei as 4 e dão todas o mesmo problema). Tentei também usar um adaptador USB wi-fi para saber se o problema é do cabo da internet mas voltou-me a acontecer a mesma coisa por isso não sei se o cabo é realmente o problema, até porque não apresenta danos visíveis. Já agora, não uso VPN's e o que jogo são maioritariamente jogos da Steam como Elden Ring e Call of Duty. Devo ainda acrescentar que o meu processador (AMD Ryzen 7 2700X Eight-Core) aquece imenso chegando por vezes aos 85ºC~90ºC mas quando pesquisei sobre o assunto vi que era considerado normal neste processador e que aguenta facilmente até aos 100ºC, no entanto a internet só vai abaixo quando jogo e o pc aquece, se estiver só a ver uns vídeos ou assim a internet é bastante estável. Vi uns vídeos no youtube à procura de soluções visto que não percebo muito de computadores e tentei o seguinte:



(Windows 10)

- Fiz uma "Análise Rápida" para ver se tinha vírus;

- Dei flush ao DNS cache;

- "Resolução de problemas de rede" na Rede e Internet;

- "Reposição da Rede"

- Nas definições de IP meti DNS preferido 8.8.8.8 e DNS Alternativo 8.8.4.4 com IPv6 desligado;

- Nas placas de rede tentei atualizar o controlador mas já tinha a atualização mais recente;

- Usei estes comandos na Linha de comandos aberta como Administrador: netsh winsock reset, netsh int ip reset, ipconfig /release, ipconfig /renew e ipconfig /flushdns;

- Usei o GeForce Experience para atualizar as minhas drivers;

- Nas propriedades da minha placa de rede desliguei o "Permitir que o computador desative este dispositivo para poupar energia";

- Fui ao site da MSI e fiz download das drivers mais recentes para a minha motherboard;

- Desliguei a firewall por completo;

- Na linha de comandos usei -ping 8.8.8.8 -t e quando a internet foi abaixo apareceu o seguinte:

Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=24 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=27 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=23 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=25 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=25 TTL=59
Request timed out.
General failure.
General failure.
General failure.
General failure.
General failure.
Request timed out.
Reply from 192.168.1.5: Destination host unreachable.
Request timed out.
Request timed out.
Request timed out.
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=2111 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=3027 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=1859 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=47 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=24 TTL=59
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=24 TTL=59

Estes são os meus specs:

- Processador: AMD Ryzen 7 2700X Eight-Core

- 16gb ram

- Gráfica: 2060 Super

- Motherboard: B450M MORTAR MAX (MS-7B89)

- SSD 250gb e 2tb



Tal como disse não percebo nada de computadores por isso não sei bem por onde começar. Até agora nada funcionou e não tenho a certeza se é um problema de um componente do pc ou uma definição qualquer do windows mas estou a pensar formatar o pc mas não queria estar a formatar para depois continuar a ter este problema. Agradeço desde já a ajuda.
 
Última edição:
Atualizaste o BIOS da placa-mãe?
Sendo um AMD, atualizaste os drivers do chipset? Será que na AMD há drivers mais atualizados do que no fabricante da placa-mãe?

No teu caso, eu fazia o seguinte:

  1. Atualizava o BIOS.
  2. Desmontava o dissipador do processador, mudava a pasta térmica e voltava a montar.
  3. Formatava o disco, aproveitando para instalar o Windows 11 [polémicas do costume à parte] (Lembra-te que para ficar automaticamente ativado tens de instalar a mesma versão, pro ou home)
  4. Testava.
  5. Se o erro continuasse, verificava a versão do driver do chipset instalada pelo Windows e ia buscar a mais recente ao site da MSI ou da AMD. Instalava e testava.
 
O problema pode estar no router e não no PC, muitas das vezes ao mudar o router não trocam a fonte de alimentação. Um router que precisa de 3 amperes não funciona corretamente com fonte de 2 amperes.... isto é só um exemplo entre vários.
Depois ao puxar mais por ele... o mesmo faz reboot. Os cabos de rede também são importantes, não basta um "cabo" de rede para ligar.
Deve ser um cabo que suporte a velocidade.
Despista estas situações que descrevi.
 
Pode ser inúmeras coisas....

pode ser o cabo que ligas ao pc,
pode ser drivers,
pode ser programas que esta utilizar,
pode ser a placa do pc..
etc...

tens que ir testando e fazer despistes
 
Back
Topo