Domótica interruptor wifi sonoff tactil

kinkyalex

Membro
Boa tarde, adquiri um interruptor wifi sonoff tactil, gostava de instalar em casa. O problema é que os meus interruptores de casa só têm 2 fios (fase e neutro) gostava de saber qual o esquema eléctrico para trocar o interruptor. Pois pelo que parece preciso de ter 2 fases.
 
Boa tarde, adquiri um interruptor wifi sonoff tactil, gostava de instalar em casa. O problema é que os meus interruptores de casa só têm 2 fios (fase e neutro) gostava de saber qual o esquema eléctrico para trocar o interruptor. Pois pelo que parece preciso de ter 2 fases.

O que tens não é fase e neutro, é fase ligado ao diguntor e fase até à lâmpada, só outro lado da lâmpada é que tens o neutro.


Como dito tens de ter 3/4 pontas dentro da caixa para poderes ter o sonoff sempre alimentado e as outras duas pontas é que vão a lâmpada.

Sem teres isso não tens maneira, podes contudo ver na caixa de junção se for visível na parede se consegues passar o fio do neutro até à caixa do botão para poderes ter lá o sonoff como o @PaiPai disse. .
 
Boas amigos... para não criar outro tópico, venho aqui tirar umas dúvidas, a ver se percebi.
Eu também estou a querer mudar os meus interruptores. A minha casa é das antigas.
Sistema monofásico... Portanto para todos os interruptores a puxada desde o disjuntor são 2 fios. Fase/Neutro.
Existem já os interruptores wifi sem ser preciso o tal "3ºfio", mas são mt difíceis de encontrar então queria comprar o normal e fazer umas puxadas do 3º fio para os interruptores que quero mudar.
Portanto o fio (F) vai do disjuntor directo para (F) do interruptor, o fio (N) vai do disjuntor dividido entre o (N) do interruptor e a lâmpada. O 3º fio (L1) vai directo do interruptor para a Lâmpada. Será correcto assim? Ou há outra maneira
Cumps
 
literalmente o que escrevi para o OP é valido para ti.

Se so tens dois fios na caixa do interruptor então nao tens fase e neutro, tens fase IN e fase OUT, não tens neutro.

Existem já os interruptores wifi sem ser preciso o tal "3ºfio"
Isso é virtualmente impossivel, se so usas o F e depois o que vem da lampada, ou tens a lampada ligada ou não tens o wifi ligado, não consegues ter a lampada desligada e o wifi ligado.

O que descreves do F N e L1 é o correcto.
FN alimentão o interruptor wifi e o L (load /carga) vai a lampada, não a volta a dar.
 
sem ver o esquema desse interruptor não posso confirmar, tenho receio que o que tens ai é um chante da fase para outra tomada/interruptor e o preto parece estar lá um L de load, esse é o que iria para a lampada.
 
pela tua foto os cabos vem de baixo certo?
normalmente vem de cima pois é junto ao teto que tens caixas de derivação.

Algures na tua parede deves encontrar uma caixa dessas e nessa caixa deves ter o neutro, ou em alguma tomada que tenhas por perto e tenha ligação a essa caixa.
 
pela tua foto os cabos vem de baixo certo?
normalmente vem de cima pois é junto ao teto que tens caixas de derivação.

Algures na tua parede deves encontrar uma caixa dessas e nessa caixa deves ter o neutro, ou em alguma tomada que tenhas por perto e tenha ligação a essa caixa.
Pois agora que falas nisso, os castanhos vêm de baixo e os pretos parecem vir os dois de cima.
 
Gracias...

Então o 3ºfio(neutro) que terei de ligar(instalar)... onde ligo na origem?

FDX isto é o que da responder a dois XD
pensei que o @Carnana que tinha perguntado, mas a resposta é a mesma, caixa de junção mais proxima, confirma que tens lá neutros.


E o esquema está onde? Na parte de trás?
Na caixa passa outro fio preto que continua para cima, nesta imagem dá para ver:
https://photos.app.goo.gl/phtAGJZH2XixDNGV9

esquema impresso no interruptor.

Pois agora que falas nisso, os castanhos vêm de baixo e os pretos parecem vir os dois de cima.

"pretos parecem vir os dois de cima"??? mas não tinhas dito que eram 3 fios???
mete lá uma foto completa, se calhar afinal tens lá tudo que precisas.
 
FDX isto é o que da responder a dois XD
pensei que o @Carnana que tinha perguntado, mas a resposta é a mesma, caixa de junção mais proxima, confirma que tens lá neutros.




esquema impresso no interruptor.



"pretos parecem vir os dois de cima"??? mas não tinhas dito que eram 3 fios???
mete lá uma foto completa, se calhar afinal tens lá tudo que precisas.
Na última imagem que pus dá para ver:
https://photos.app.goo.gl/phtAGJZH2XixDNGV9

Dois castanhos vindos de baixo, um preto que vem de cima e liga ao interruptor e outro preto que continua sempre, não liga ao interruptor.
 
confirma onde esse preto vai, pode ser que seja um comum permanente, se assim for podes cortar, metes uma caixa de junção pequena e sacas dai para o wifi.
 
O que tu tens aí é um comutador de escada, serve para ligar/desligar um ponto de luz em simultâneo com outro interruptor/comutador que dever ter por aí perto. Quanto aos fios no interruptor/comutador o preto vem do disjuntor, os castanhos vão directos para o outro interruptor/comutador, o outro fio preto que passa no tubo é o retorno do comutador que vai ligar ao ponto de luz, penso eu de que.
Quanto ao sonoff não sei se a função dele se adequa aí.
 
O que tu tens aí é um comutador de escada, serve para ligar/desligar um ponto de luz em simultâneo com outro interruptor/comutador que dever ter por aí perto. Quanto aos fios no interruptor/comutador o preto vem do disjuntor, os castanhos vão directos para o outro interruptor/comutador, o outro fio preto que passa no tubo é o retorno do comutador que vai ligar ao ponto de luz, penso eu de que.
Quanto ao sonoff não sei se a função dele se adequa aí.

Correto, nesta divisão existem 2 interruptores para as luzes do teto, um ao lado da porta e outro noutra parede, então os castanhos devem ser isso.
Neste caso então nenhum deles é neutro, não dá para usar o sonoff.
Mas ainda vou abrir a caixa de derivação e ver o que está lá dentro.
 
Back
Topo