NetBook Ion Pico-ITX (Atom + Geforce 9400M)

blastarr

Power Member
Aqui está, a proposta da Nvidia para o mercado de netbooks e nettops (é só um protótipo em formato Pico-ITX para referência, as motherboards de cada fabricante devem ser substancialmente diferentes, de acordo com cada form-factor):















http://www.pcinpact.com/actu/news/47951-nvidia-ion-atom-9400m-picoitx.htm

Alguns dados:
- Single-chip.
- Suporte para o Intel Atom 230 (single-core) ou 330 (dual-core).
- Suporta memória DDR3-1333 (1.5v) em single-channel.
- TDP máximo de 12 W.
- Suporta decoding de vídeo 1080p em MPEG 2, VC1 e H-264.
- SATA e eSATA.
- HD-Audio.
- HDMI, DVI, D-sub, DisplayPort, etc.
- Gigabit Ethernet.
- até 7 portas/dispositivos USB 2.0.
- CUDA / OpenCL-ready.
- DX10 / Shader Model 4.0.


Os primeiros netbooks e nettops devem aparecer já na CES em Las Vegas, no início de Janeiro.
 
Última edição:
Not so fast :p

A week ago, DigiTimes said sources at PC vendors expected imminent Nvidia chipset support for Atom processors. Today, the same site says it's a bit more complicated than that. Nvidia MCP chief Drew Henry reportedly visited Taiwan recently to "negotiate with Taiwan PC makers for their support in forcing Intel to allow Nvidia's . . . chipsets into the Atom platform ecosystem."

DigiTimes quotes Henry as saying Nvidia "hopes to work with PC makers" to build an Atom platform around its MCP7A and MCP79 products. Those code names refer to existing GeForce 9-series integrated graphics chipsets, if I'm not mistaken.

What's more puzzling is that, according to Henry, this plan "still has not yet been agreed by Intel." DigiTimes says Nvidia therefore hopes PC makers will pressure Intel into shipping Atom processors by themselves, as well as part of platform packages. Doing so could put a dent in Intel's revenue, though, even if the availability of capable integrated graphics might ultimately boost Atom sales.

In related news, VR-Zone has posted several photos of a purported Nvidia reference platform for the Atom. The tiny desktop system apparently has an MCP79 chipset, DDR3 memory support, external Serial ATA, HDMI, and a Pico-ITX form factor.

http://www.techreport.com/discussions.x/16078

Seja como for, é o Media center perfeito, o Netbook perfeito, o Olpc perfeito ou tudo no mesmo pacote?

E chegou-se a falar nos nVidia Tegra para Netbooks. Parece que se vai ficar pelos MID (Este mercado ainda existe?).

E mais um link sobre o Ion: http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=3478
 
Então aquele chip da nvidia vem subtituir o anterior intel D945? Não vi dados relativos ao consumo.

Aquela caixa com as 6 USB frontais é perfeita! :D
 
Eu acho que este é o hardware ideal para um netbook da apple. É a primeira ideia que me ocorre.
A seguir era dentro daquele formato apresentado vender isto como pipocas.

Uma frase que o Anand usa dá que pensar:

NVIDIA has been arguing that the GPU is more important than the CPU and with Ion is the chance to prove its case. Intel’s slowest CPU paired with a more expensive graphics solution than what Intel would rather you buy with Atom.

Eu preferia um Atom 330 mas isso sou eu :)
 

onde raio se mete o disco e a (ou as) memoria(s) ???

o disco ainda cabe ali debaixo da placa, se for de 2,5. já as memórias só mesmo se forem de portátil certo??

contudo, parece bem para as lans de CS e wow, e ainda serve perfeitamente para server (com esse tamanho não deve fazer muito barulho certo??)

fkb
 
onde raio se mete o disco e a (ou as) memoria(s) ???

o disco ainda cabe ali debaixo da placa, se for de 2,5. já as memórias só mesmo se forem de portátil certo??

contudo, parece bem para as lans de CS e wow, e ainda serve perfeitamente para server (com esse tamanho não deve fazer muito barulho certo??)

fkb

Isto não é o produto final. É apenas uma demonstração.

Seja como for a board é pico-itx e a caixa tenho 99% de certeza que é uma "Artigo A1000", por isso:
http://www.mini-itx.com/store/information/ARTiGO-Assembly-Guide.pdf
 
O disco deve estar no fundo.

Eh pah é disso mesmo que eu preciso :002: Um com um atom dual core sff! E gasta apenas 12w, compara lá com os 22w do 945gc e que não faz 1/10 disso :002:

Mais info

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3478&p=2

Mac Mini vs Ion

nvidiavsmini.jpg


vsmini2.jpg


ok, é feio perante o mac mini, mas tratando de um protótipo... É de esperar uma chuva de nettops bonitos. E até poderá ser a base para um futuro "mac micro", já que o mini tem cpu core 2 duo, bem melhor que o atom

Outra coisa engraçada. Acho que isso deve caber numa baia de 5". Era arranjar uma caixa daquelas que é baias de 5" de cima para baixo e encher com estas brincadeiras :002: Dava para montar um cluster pequeno e barato e apenas uma fonte de alimentação e ainda dava para meter lá um sistema normal :002:
 
onde raio se mete o disco e a (ou as) memoria(s) ???
o disco ainda cabe ali debaixo da placa, se for de 2,5. já as memórias só mesmo se forem de portátil certo??

contudo, parece bem para as lans de CS e wow, e ainda serve perfeitamente para server (com esse tamanho não deve fazer muito barulho certo??)

fkb

Ao que eu entendi, usa memórias de portatil, mas DDR3, que fica por baixo do pcb (motherboard)... acho que vai ser o meu novo server de casa... :P um disco de 500Gb de 2.5' e fico com 1 caixinha pequenina ao lado do monitor, pra server de tudo ^_^

Intel + nVidia... é o que dá... será que a AMD já vai responder ao mercado dos mini-mini-mini pc's?
 
Ao que eu entendi, usa memórias de portatil, mas DDR3, que fica por baixo do pcb (motherboard)... acho que vai ser o meu novo server de casa... :P um disco de 500Gb de 2.5' e fico com 1 caixinha pequenina ao lado do monitor, pra server de tudo ^_^

Intel + nVidia... é o que dá... será que a AMD já vai responder ao mercado dos mini-mini-mini pc's?

Facilmente passava por um KVM :)
 
Até que enfim uma solução equilibrada para netbooks!!

Estive à espera de algo assim para comprar um netbook, agora falta é os sacanas da Intel darem permissão para isto..já não basta o Atom ser a bosta que é ainda querem impingir mais um chipset com quase uma década -_-'

Venha eles :D
 
O disco deve estar no fundo.

Eh pah é disso mesmo que eu preciso :002: Um com um atom dual core sff! E gasta apenas 12w, compara lá com os 22w do 945gc e que não faz 1/10 disso :002:

Mais info

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3478&p=2

Mac Mini vs Ion

nvidiavsmini.jpg


vsmini2.jpg


ok, é feio perante o mac mini, mas tratando de um protótipo... É de esperar uma chuva de nettops bonitos. E até poderá ser a base para um futuro "mac micro", já que o mini tem cpu core 2 duo, bem melhor que o atom

Outra coisa engraçada. Acho que isso deve caber numa baia de 5". Era arranjar uma caixa daquelas que é baias de 5" de cima para baixo e encher com estas brincadeiras :002: Dava para montar um cluster pequeno e barato e apenas uma fonte de alimentação e ainda dava para meter lá um sistema normal :002:

Os meus olhos brilharam quando vi isto, mas depois da comparação com o mac ... pronto continua a ser uma coisa castiça, mas não tanto :(
 
Os meus olhos brilharam quando vi isto, mas depois da comparação com o mac ... pronto continua a ser uma coisa castiça, mas não tanto :(

É um protótipo :P Espere pelas versões dos outros fabricantes que serão mais bonitas.

Também não queria uma caixa com aberturas em forma de logotipo da nvidia:002:
 
É um protótipo :P Espere pelas versões dos outros fabricantes que serão mais bonitas.

Também não queria uma caixa com aberturas em forma de logotipo da nvidia:002:

Sinceramente depois de avaliar bem isto ... não sei onde mesmo com esta dimensão farão uma coisa tipo da mac ... incorporar um leitor de dvd disco e tal ali deve ficar um bruto chamolão! Não quero parecer desmancha prazeres mas tenho quase a certeza que aquela caixinha preta faz boot por usb, não vejo ali espaço dentro para um disco ...
 
Há soluções mais esotéricas para incorporar um disco num espaço tão reduzido...
Sejam discos de 1.8", SSDs... Até acredito que um de 2.5" caiba ali à vontade ;)

Não esquecer que é um prototipo, é provável que exista lugar para optimização de espaço.
 
Back
Topo