Iphone e os smartphones

mi6as

Power Member
Apesar de muitos classificarem o iphone ao mesmo nível que por exemplo, os PDAs (pocket pcs, etc..), penso e provavelmente já foi feita essa observação, que os iphones pertencem ao uma geração àparte daquela que pertencem os PDAs.

O iphone é acusado de não ser um aparelho tão flexivel como qualquer PDA, onde a troca de ficheiros é um martirio e onde é impossivel enfiar um cartão de memória.
Por outro lado, o iphone consegue sobreviver ao hype e (quanto a mim) alcança um lugar que só agora a concorrencia começou verdadeiramente a ligar, com o futuro lançamento do n97 e possivelmente do novo Windows Mobile (este último pouco sei).

O que distingue esta nova geração de smartphones?
Uma grande imagem, internet rápida e semelhante ao PC, acesso rápido a sites sociais (facebook, hi5, MSN, etc..), filmes e música.

Como é que o iphone é ainda o único nesta posição?
Quem já usou diariamente um iphone 3g, sabe o quão rápido e acessível é navegar na internet, ouvir músicas e teclar no MSN. Quando se tenta fazer parecido num outro smartphone, acontece quase sempre as coisas não sairem tão rápidas nem fluídas.
A concorrencia já tentou lançar aparelhos parecidos, veja-se o Xpheria 2 e o novo XpressMusic, mas ambos falham em alguns pormenores.

Como se pode inverter esta situação?
Queria dizer que não estou a favor nem contra outros smartphones, apenas que esses ainda não estão a ver o verdadeiro potencial da nova geração.
Estou com esperanças de ver o novo Nokia n97 "ascender" a esta posição, pois pelo que já vi parece-me ser o "verdadeiro" iphone-killer - investiu forte na componente online e logo no ecran de home permite criação de vários "widgets" que o user pode costumizar. Parece-me ser rápido a escrever, fluido e com boa apresentação. A quantidade de aplicações, suas actualizações e custo das mesmas também me parece aceitável. Contudo há 2 senões: sairá numa altura em que se antevê o iphone 3.0 e o valor do n97 é ainda superior ao do iphone.... portanto provavelmente e mais uma vez, a Apple sairá de 2009 à frente da concorrencia no que diz respeito a smartphones.



Criei este tópico para se chegar a alguma conclusão sobre o futuro (a curto prazo) dos smartphones e também sobre os eventuais concorrentes do iphone.
Como vêm as verdadeiras necessidades dos utilizadores dentro de meses ou poucos anos? Para aqueles que vêm o smarphone como ferramenta exclusivamente de trabalho, esta discussão não é para isso. Apenas serve para ver as necessidades de uma maioria.
Por exemplo há 5-10 anos a necessidade era obter o que tinha melhor rede e chamada. E agora e daqui para a frente?

Qualquer ajuda à discussão é bem-vinda.
 
Última edição:
O que a Nokia, Palm, HTC etc ainda não perceberam é que o que faz o iPhone ser o que é, é a App Store e a facilidade de ser fácil programar para ele. O segundo factor é sem dúvida a experiência de utilização, os outros touchs podem ser parecidos e até ter melhor hardware que o iPhone mas o que falha é o software.
 
O problema é que neste momento depois do sucesso que teve as outras marcas nao conseguem apanhar ja o Iphone, A apple vai estar um passo sempre a frente..
 
E o iPhone tem a grande vantagem de ser o único smartphone com ecrã capacitivo.
Todos os concorrentes, incluindo o N97 têm ecrãs resistivos, que nunca oferecem a mesma sensibilidade, multitouch e por exemplo a excelente fluidez ao fazer scroll...
 
até ter experimentado um iphone pensava que os touchscreen eram basicamente todos iguais... como eu estava enganado..., fiquei rendido à sensibilidade do ecrã e à facilidade de utilização.
concordo com o que disseram, a apple estará sempre um passo à frente, (com algumas falhas) mas a superar a concorrência...
 
E a PSP e a DS que se ponham a pau! Esta semana um representante da industria dos jogos veio dizer que é mais fácil programar e distribuir para o iPhone do que para as duas outras consolas, o que leva os programadores a migrar para o iPhone. Embora neste momento o iPhone seja um pouco limitado a nível de gráficos, uma nova versão de hardware pode dar um novo animo à "guerra de plataformas".
 
E a PSP e a DS que se ponham a pau! Esta semana um representante da industria dos jogos veio dizer que é mais fácil programar e distribuir para o iPhone do que para as duas outras consolas, o que leva os programadores a migrar para o iPhone. Embora neste momento o iPhone seja um pouco limitado a nível de gráficos, uma nova versão de hardware pode dar um novo animo à "guerra de plataformas".

Não vejo grande futuro em redireccionar o iphone para uma plataforma de jogos. Um telefone é uma coisa bastante importante e estar a jogar implicava constantes necessidades de carregar o telefone, sob pena de ficar com ele inutilizado (sem bateria).

Convém não perder a noção da funcionalidade base do iphone. É um telefone ... com capacidade multimédia sim, agora é preciso ter cuidado com as apostas que se fazem.

É claro que a oferta pode sempre existir ... depois se o mercado (consumidores) vai na corrente ou não já é outra coisa.
 
O problema é que neste momento depois do sucesso que teve as outras marcas nao conseguem apanhar ja o Iphone, A apple vai estar um passo sempre a frente..
isso é uma treta, se assim fosse os leitores de música mais conhecidos ainda seriam os walkman, porque antigamente dizia-se que tinhas "um walkman" da mesma maneira que hoje muita gente chama "ipod" a todos os leitores de música. o mundo evolui, e concerteza que num futuro não muito distante alguém roubará o lugar de que a apple disfruta neste momento.
 
isso é uma treta, se assim fosse os leitores de música mais conhecidos ainda seriam os walkman, porque antigamente dizia-se que tinhas "um walkman" da mesma maneira que hoje muita gente chama "ipod" a todos os leitores de música. o mundo evolui, e concerteza que num futuro não muito distante alguém roubará o lugar de que a apple disfruta neste momento.

Venha de lá a revolução!:D Neste momento vejo mais é os concorrentes a copiar o iPhone e a App Store em vez de procurar uma solução alternativa.
 
Venha de lá a revolução!:D Neste momento vejo mais é os concorrentes a copiar o iPhone e a App Store em vez de procurar uma solução alternativa.

A Nokia já tinha o MOSH quando a App Store ainda não passava de uma comichão no olho de alguém na Apple... :P
A Ovi Store é já a segunda geração deste serviço e, ao contrário da concorrente, não pretende ser a única fonte autorizada de conteúdos e aplicações "aprovadas" pela marca, como na Apple...
 
Última edição:
Venha de lá a revolução!:D Neste momento vejo mais é os concorrentes a copiar o iPhone e a App Store em vez de procurar uma solução alternativa.

Quem copia a app store, por exemplo? Ou dizes essas coisas só por dizer.

O paradigma do WM, Blackberry, Symbian, etc não têm muito a ver com o iphone/app store.
 
A Nokia já tinha o MOSH quando a App Store ainda não passava de uma comichão no olho de alguém na Apple... :P
A Ovi Store é já a segunda geração deste serviço e, ao contrário da concorrente, não pretende ser a única fonte autorizada de conteúdos e aplicações "aprovadas" pela marca, como na Apple...

Tirando a parte de o MOSH e a Ovi Store serem duas coisas completamente patéticas ... Aquilo é uma salganhada que ninguem se entende.

E sim, obviamente que se pensarem um pouco o sucesso do iPhone está obviamente assente nas aplicações, mais que tudo. E porquê? Porque há controlo, porque há selecção (apesar de o processo ter inúmeras falhas) e acima de tudo por uma coisa que mais nenhum dispositivo no mercado tem, que é o facto de estar tudo a programar para *um* aparelho. Se pensarem que isto é uma desvantagem, então bem ... já nem sei :-)

Claro que temos que ver que ao fazer um programa para windows mobile estamos a fazer para uma imensidão de dispositivos, nuns vai funcionar bem, noutros mais ou menos, e noutros vai ser um nojo (que é o exemplo equivalente à grande maioria do software para WM). No Symbian já não é bem a mesma coisa, pelo menos se nos estivermos a referir aos novos Nokias com touch screen, aí já haverá mais uniformização, pelo menos por enquanto.

Quero com isto dizer que a enorme vantagem do iphone é realmente o software, porque dá gosto de usar, é tudo muito bem feito, seguindo linhas concretas de desenvolvimento, tudo direccionado para uma única plataforma e para um único aparelho (estou a considerar o iPhone e o iPod Touch como um único aparelho, para o caso).

Quem desenvolve para outra plataforma tem, apesar de muitos ainda não o terem percebido, muitos mais obstáculos pela frente. e um público alvo menor, por mais que alguns pensem o contrário, assentes (erradamente) no número de dispositivos existenstes nas várias plataformas. Para o iPhone é sacar o SDK, pagar os 100 euros, e pronto, começar a testar no iphone. É simples, é rápido, e pelos números que aí andam não dá milhões mas anda lá perto (para quem perceber do negócio). Ao mesmo tempo, ao meter uma aplicação na App Store, está a chamar a si, directamente, milhões de utilizadores, de um modo simples, limpo, sem confusões de sites manhosos onde ninguém se entende nem coisas do género, que é basicamente o que há nas outras plataformas móveis.

Um developer que faça um programa para WM não tem onde o meter, uma base simples, como o itunes, tem que o andar a espalhar por imensos sites por essa internet fora, cheios de ads, publicidades aos testes da morte e uma infinidade de patetices. Se inicialmente pensou que o programa ia chegar a todos os utilizadores de WM e que isso seria bestial, na verdade está redondamente enganado, porque a app estará a chegar a um número bastante mais reduzido de utilizadores que ainda se dão ao trabalho de andar a penar em sites que nem lembra ao diabo, em dezenas de foruns, à procura "daquela" app ... Não sei como ainda não se aperceberam que não é assim que vão lá ... Quer dizer, na verdade até já se aperceberam, está tudo (os que percebem de negócio) a desenvolver para o iphone ;)

ps: isto escrito por quem tem um WM e não um iPhone tem a sua piada ...
 
Última edição:
Quem copia a app store, por exemplo? Ou dizes essas coisas só por dizer.

O paradigma do WM, Blackberry, Symbian, etc não têm muito a ver com o iphone/app store.

Queres-me dizer que as lojas do Android, Blackberry, WM, Symbian etc surgiram do acaso embora sejam conceitos um bocadinho diferentes?
 
Sim, foi tudo uma enorme coincidência, de repente lembraram-se todos ao mesmo tempo que ter o software espalhado em milhões de sites e foruns manhosos sem qualquer controlo por esse mundo fora não era assim grande modelo de negócio/divulgação/faciidade de utilização :cool:
 
isso é uma treta, se assim fosse os leitores de música mais conhecidos ainda seriam os walkman, porque antigamente dizia-se que tinhas "um walkman" da mesma maneira que hoje muita gente chama "ipod" a todos os leitores de música. o mundo evolui, e concerteza que num futuro não muito distante alguém roubará o lugar de que a apple disfruta neste momento.

Ja esperava que tu viesses criticar algo claro
E quanto anos o estigma do walkman nao demorou a passar??
Nao disse que o iphone vai estar na frente ate 2050, disse so que actualmente e por uns anos vai estar sempre a frente (10 anos no maximo dos maximos)
 
Sim, foi tudo uma enorme coincidência, de repente lembraram-se todos ao mesmo tempo que ter o software espalhado em milhões de sites e foruns manhosos sem qualquer controlo por esse mundo fora não era assim grande modelo de negócio/divulgação/faciidade de utilização :cool:

Está visto que nunca exploraste o conteúdo da pasta "Transferência"/"Download", bem visível no menu principal em todos os dispositivos Symbian S60 modernos... :rolleyes:
A Ovi Store é apenas a expansão disso mesmo...
 
isso é uma treta, se assim fosse os leitores de música mais conhecidos ainda seriam os walkman, porque antigamente dizia-se que tinhas "um walkman" da mesma maneira que hoje muita gente chama "ipod" a todos os leitores de música.

Eu acho que foi a própria Sony a matar a marca "walkman" quando introduziu a marca "discman" para leitores de CD e ter apostado o marketing no MiniDisc e NetMD em vez de portar a marca "walkman" para os leitores de CD / MP3 como mais tarde veio a fazer (reconhecendo o valor da marca e o erro que foi fazê-la quase desaparecer).
Sem esses erros estratégicos quem sabe se ainda hoje não teriam uma posição dominante nos leitores de música portátil.

Cumps.
 
Está visto que nunca exploraste o conteúdo da pasta "Transferência"/"Download", bem visível no menu principal em todos os dispositivos Symbian S60 modernos... :rolleyes:
A Ovi Store é apenas a expansão disso mesmo...

Na verdade, explorei, e sabes o que aconteceu da primeira vez que o fiz? Nada, deu erro ... e nas próximas vezes que tentei, a mesma coisa :-)

Não estou a dizer que não funcione, pode ser tão bom ou melhor que qualquer modelo seguido pela Apple, mas não foi essa a minha experiência. Se está melhor neste momento, ainda bem, têm todos a ganhar, porque é definitivamente o modelo a seguir, o de ter *tudo* num sítio, para bem tanto das marcas como dos utilizadores.

Eu acho que foi a própria Sony a matar a marca "walkman" quando introduziu a marca "discman" para leitores de CD e ter apostado o marketing no MiniDisc e NetMD em vez de portar a marca "walkman" para os leitores de CD / MP3 como mais tarde veio a fazer (reconhecendo o valor da marca e o erro que foi fazê-la quase desaparecer).
Sem esses erros estratégicos quem sabe se ainda hoje não teriam uma posição dominante nos leitores de música portátil.

Cumps.
Precisamente, foi por quererem ser conservadores (ou lá quais foram as razões) que o walkman (o nome) morreu. Culpa deles, 100%. Ok, se quiserem meter na equação a culpa da concorrência, principalmente a própria Apple com a "invenção" do nome iPod, a Sony passa a ter menos responsabilidade na morte da marca Walkman :-)
 
Última edição:
Há uma coisa que o Iphone falha que me faz não comprar um, que é o GPS. Estar sempre a aceder á net para usar os mapas do Google...:nie2:
Não há programas estilo Tom-TOm, Route66, Navigator etc
Nesse aspecto um PDA com windows mobile Bate o Iphone.A quantidade
 
Back
Topo