iPod Nano Linux

APLinhares

OpenSource
É sempre importante relembrar projectos como este, que persistem mesmo quando existem empresas que tendem a oferecer pouco (ou nenhum suporte) para outros sistemas operativos.
Linux : Welcome to iPod Nano Linux !

This is an open source venture into porting Linux onto the iPod Nano and all other iPod devices.
So far, a customized uClinux kernel has been successfully ported to several iPods by iPodLinux Project. Note that, others are also quite successful for other operating systems (e.g. Rockbox). A simple interface and additional applications/modules have been written too. Unfortunately, Apple has protected iPods firmware through encryption since the iPod Nano 2G.
Our goal is to discover, collect, synthesize and publish as much information as possible about the iPods protection scheme in order to boot other operating systems on it.
Note that we are planning to merge back with iPodLinux or Rockbox project when we will get enough information for booting on the protected iPods.
Fonte
 
É sempre importante relembrar projectos como este, que persistem mesmo quando existem empresas que tendem a oferecer pouco (ou nenhum suporte) para outros sistemas operativos.
Desculpem lá mas....who cares? Por Linux num Ipod Nano? Para quê?.....
Nem sequer estamos a falar de um iTunes para o Linux, mas sim de uma inutilidade. Talvez tenha sido muito divertido para quem fez, agora para o público em geral é para todos os efeitos inútil.

Estás com essa frase a tentar dizer o quê? Que a Apple devia dar suporte para Linux....no Ipod?....
 
Última edição:
Nem sabia que a Apple permitia que se modificasse o software que corre nos seus iPods... isto assumindo que permite e que consequentemente esse projecto não é ilegal.
 
Permite tanto que até encriptou o firmware nos Ipod de nova geração.....

Pode encriptar e ser legal utilizar o dispositivo para se por o firmware que se queira. O facto de encriptar o firmware mostra apenas que não se quer que se veja o próprio firmware.

Quanto ao facto de ser de facto legal ou não introduzir firmware de terceiros no dispositivo, não sei.
 
nos documentos do iPod não proibe nada..

afinal a Apple também não se importa que instalemos outros Sistemas operativos nos seus Computadores
 
Desculpem lá mas....who cares? Por Linux num Ipod Nano? Para quê?.....
Nem sequer estamos a falar de um iTunes para o Linux, mas sim de uma inutilidade. Talvez tenha sido muito divertido para quem fez, agora para o público em geral é para todos os efeitos inútil.

Estás com essa frase a tentar dizer o quê? Que a Apple devia dar suporte para Linux....no Ipod?....


Adoro este pessoal sempre no bota abaixo.

Tu como muitas pessoas não vêm utilidade nisto, ignorem o projecto. Ninguém está a falar em mudar o sistema operativo de quem não quer mudar.

Sim, existe utilidade para isto. Correr outras aplicações, como jogos, etc. Ou simplesmente, ter a possibilidade de ouvir música em formatos não suportado pelo ipod, lembro-me de ver pessoas instalar isto para poder ouvir musica em flac.

Um alguém pode querer mudar o sistema operativo do seu ipod simplesmente, porque pode.
 
Adoro este pessoal sempre no bota abaixo.

Tu como muitas pessoas não vêm utilidade nisto, ignorem o projecto. Ninguém está a falar em mudar o sistema operativo de quem não quer mudar.
Dizer bem pode-se dizer. Dizer mal já não pode ser. É sempre bonito.

Sim, existe utilidade para isto. Correr outras aplicações, como jogos, etc. Ou simplesmente, ter a possibilidade de ouvir música em formatos não suportado pelo ipod, lembro-me de ver pessoas instalar isto para poder ouvir musica em flac.
Claro....alguém vai comprar um ipod para depois meter-lhe outro sistema operativo. E jogos no Ipod Nano, upa upa.
 
Dizer bem pode-se dizer. Dizer mal já não pode ser. É sempre bonito.

Podes dizer mal à vontade, mas usa argumentos com sentido.

Tudo bem que gostes muito do firmware da apple e dos ipods como eles são, mas assumires que todos pensam assim e que ninguém pensaria em mudar para outra coisa...não é ser muito inteligente.

Claro....alguém vai comprar um ipod para depois meter-lhe outro sistema operativo. E jogos no Ipod Nano, upa upa.
Sim...eu por ex, se não soubesse que dava para instalar o rockbox, nunca tinha comprado um.

Ser obrigado a usar o itunes e ter de passar as musicas todas para mp3 ou acc? não obrigado, tenho mais que fazer.

Assim uso os formatos que quero, em qualquer sistema operativo, em qualquer máquina, é só drag & drop.

Admito que jogar no ipod (seja nano ou outro) não é muito funcional, mas isso é suportado no firmware original, podes comprá-los no itunes.
 
Podes dizer mal à vontade, mas usa argumentos com sentido.
E onde é que falta o sentido? Não expliquei bem o porquê de ser uma inutilidade?

Tudo bem que gostes muito do firmware da apple e dos ipods como eles são, mas assumires que todos pensam assim e que ninguém pensaria em mudar para outra coisa...não é ser muito inteligente.
Quem não gosta do firmware dos ipod vai comprar um Ipod? Santa paciência. Se não gostas do Ipod como ele é compras outra coisa qualquer. Depois sou eu que não faço sentido. O que não é muito inteligente é comprar um aparelho que afinal não se gosta, arrancar-lhe tudo o que o torna um Ipod, e por lá outra coisa qualquer.

Ser obrigado a usar o itunes e ter de passar as musicas todas para mp3 ou acc? não obrigado, tenho mais que fazer.
Tens bom remédio compras outro qualquer. Afinal um Ipod sem software Apple é o quê?
 
E onde é que falta o sentido? Não expliquei bem o porquê de ser uma inutilidade?

Não, em nenhum dos posts.

Quem não gosta do firmware dos ipod vai comprar um Ipod? Santa paciência. Se não gostas do Ipod como ele é compras outra coisa qualquer. Depois sou eu que não faço sentido. O que não é muito inteligente é comprar um aparelho que afinal não se gosta, arrancar-lhe tudo o que o torna um Ipod, e por lá outra coisa qualquer.


Tens bom remédio compras outro qualquer. Afinal um Ipod sem software Apple é o quê?
Mais uma vez demonstras grande dificuldade em aceitar pontos de vista diferentes do teu...

É muito simples, comprei um ipod video usado porque se arranjam muito baratos, são bonitos e com rockbox fazem o que eu preciso, melhor do que os outros modelos. Tens aí o teu sentido.

Não me interessa se tem ou não "o que o torna um ipod" porque eu não faço questão de ter um iPod, só quero um leitor de mp3 que satisfaça as minhas necessidades, mais nada.

Se achas que um ipod é inútil sem o firmware original...não sei o que te diga, acho que isso não faz sentido.

Até porque ainda não explicaste o porque dessa tua opinião.
 
É aquela coisa do "para bom entendedor...".



Não é inutil, mas não é um Ipod. E se não queres um Ipod há imensas alternativas no mercado, e que dispensam estas macacadas.

Diz-me lá, porque é que deixa de ser iPod sem o firmware original? Gosto do design deles mas não gosto software e pretendo mudá-lo para outro que gosto mais, qual é o mal? Não percebo esta gente.
 
É aquela coisa do "para bom entendedor...".

:biglaugh:

ZyPhAX disse:
Não é inutil, mas não é um Ipod.

Ah, então afinal agora já não é inútil, mas já não é um ipod.

Sim, até certo ponto posso concordar contigo, um leitor de mp3 não é só hardware e um iPod não é só a estética.

Embora considerasse por exemplo que um Mac sem OSX continuasse a ser um Mac...

ZyPhAX disse:
E se não queres um Ipod há imensas alternativas no mercado, e que dispensam estas macacadas.

Já expliquei acima, eu não quero nem deixo de querer um ipod, quero um leitor de mp3 que faça o que eu quero, e em termos de funcionalidades e preço um ipod video com rockbox é melhor que as alternativas.
 
E onde é que falta o sentido? Não expliquei bem o porquê de ser uma inutilidade?
Já foi demonstrado que inutil não é, apesar de para ti não ter utilidade nenhuma não significa que tenha para outros.


Quem não gosta do firmware dos ipod vai comprar um Ipod? Santa paciência. Se não gostas do Ipod como ele é compras outra coisa qualquer. Depois sou eu que não faço sentido. O que não é muito inteligente é comprar um aparelho que afinal não se gosta, arrancar-lhe tudo o que o torna um Ipod, e por lá outra coisa qualquer.


Tens bom remédio compras outro qualquer. Afinal um Ipod sem software Apple é o quê?

Eu não comprava, comprei um dos chineses por 20 euros e estou mais bem servido, mas não censuro quem compre.

Para muitos a apple é uma religião e o firmware (e todo o software da apple) é sagrado, por isso o facto de alguém o trocar por outro é um sacrilégio.
Não vejo qualquer problema em alguém comprar o hardware ipod para correr software nele. É uma plataforma de hardware como outra qualquer.
 
Ah, então afinal agora já não é inútil, mas já não é um ipod.
Se seguires os posts até ao inicio, o que era inútil era este desenvolvimento espectacular.

Sim, até certo ponto posso concordar contigo, um leitor de mp3 não é só hardware e um iPod não é só a estética.

Embora considerasse por exemplo que um Mac sem OSX continuasse a ser um Mac...
Desde que a Apple começou a usar Intel, a grande diferença entre um Mac e outro PC qualquer é de facto o sistema operativo. Comprar um Mac para depois lhe pores Linux ou Windows em cima, é estar a mandar dinheiro para o lixo, já que os Mac são bem mais caros.

É exactamente a mesma questão que o Ipod, pagas um preço premium por ser Apple (sim, eles são careiros) e depois mandas para o lixo o software que é algo faz o Ipod ser o Ipod. Talvez no teu caso que arranjaste um pechincha te tenha saído bem, mas para um Ipod Nano? Com aquele ecrã que mal se vê?
 
É exactamente a mesma questão que o Ipod, pagas um preço premium por ser Apple (sim, eles são careiros) e depois mandas para o lixo o software que é algo faz o Ipod ser o Ipod. Talvez no teu caso que arranjaste um pechincha te tenha saído bem, mas para um Ipod Nano? Com aquele ecrã que mal se vê?

Mas aí é que divergimos, como o Homem do Saco disse, o ipod é uma plataforma de hardware.
E embora muitos vejam o firmware do apple como uma virtude, outros vêm-no como o calcanhar de Aquiles do ipod, dado que obriga ao uso do itunes e limita os formatos que podes usar.

Se o firmware é o problema, porque não substitui-lo para ficar assim com um produto realmente premium, com mais funcionalidades que o original, e que faz o que os outros modelos mais baratos não fazem?

Tudo bem que para ti mudar o firmware não traga nada de útil, mas nem todos são como tu, e para muitos alterar o firmware pode trazer funcionalidades que façam com que valha a pena comprar um ipod em vez de outro leitor qualquer.

E isto aplica-se a todos os ipods, incluindo o nano.
O tamanho do ecrã não interessa porque as grandes vantagens que um port de linux traz não são estéticas.
 
Se o firmware é o problema, porque não substitui-lo para ficar assim com um produto realmente premium, com mais funcionalidades que o original, e que faz o que os outros modelos mais baratos não fazem?
Se o firmware é o problema então não vale a pena comprar o Ipod. As reviews até dizem que o Ipod nem é dos que tem melhor som. Se além disso não estás interessado no software que ele traz ao ponto de não te importares de ficar sem garantia, porque não comprar outra coisa qualquer? Só isso.

É que chegas a um ponto em que não estás a comprar o Ipod pelo som fantástico, não estás a comprar pelo software, certamente que não o estás a comprar pelo preço....estás a comprar porquê? Pela estética? Só se for isso.
 
Omg... quem me dera a mim poder alterar o software de certos leitores que tenho aqui em casa


Não se trata de utilidade, trata-se de liberdade, de poder tirar todo o partido de um pedaço de hardware, que como todos sabem é inutil sem o software...

Se calhar para uns faz mais sentido que todos os computadores do mundo deveria ser colocado linux ou OSX pq não há virus ou assim.. para outros faz mais sentido instalar um software livre, aberto e com grande capacidade de personalização só para se adaptar as necessidades do utilizador

Afinal nós compramos as coisas porque se adaptam a nós, se essa adaptação poder ser maior, porque não?
Um Servidor deixa de ser um computador só porque o sistema instalado no mesmo é proprio para tal?
Batatas assadas deixam de ser batatas só porque foram assadas?

Trata-se de adaptação.. Se acham que a adaptabilidade está já no seu maximo no sistema vanilla, optimo ;)
 
Back
Topo