Discussão ITED Cabovisão vs Zon (possível entrave á concorrência)

Caius

Power Member
Caros,

Alguém me pode explicar porque razão a Cabovisão num prédio com instalação ITED em todos apartamentos insiste em furar paredes e passar cabos, enquanto a ZON liga o cabo na caixa de comunicações existente na entrada do prédio e distribui assim o sinal pelos clientes interessados.

Se for pelo facto de a ZON ter feito um “acordo” com o construtor que “dificulta” a entrada de operadores concorrentes, penso que isto é um caso de policia (vulgo Autoridade da Concorrência).

Se for pelas “limitações” técnicas da Cabovisão, então não vale apenas mais comentários.

Tudo isto porque queria mudar da ZON (distribuída por toda a casa via rede ITED), para a Cabovisão, a qual insiste em esburacar a casa toda. Sendo que o objectivo seria aproveitar a promoção da Cabovisão de 39 euros mês.

Obrigado pelos comentários.
 
Última edição:
Caros,

Alguém me pode explicar porque razão a Cabovisão num prédio com instalação ITED em todos apartamentos insiste em furar paredes e passar cabos, enquanto a ZON liga o cabo na caixa de comunicações existente na entrada do prédio e distribui assim o sinal pelos clientes interessados.

Se for pelo facto de a ZON ter feito um “acordo” com o construtor que “dificulta” a entrada de operadores concorrentes, penso que isto é um caso de policia (vulgo Autoridade da Concorrência).

Se for pelas “limitações” técnicas da Cabovisão, então não vale apenas mais comentários.

Tudo isto porque queria mudar da ZON (distribuída por toda a casa via rede ITED), para a Cabovisão, a qual insiste em esburacar a casa toda. Sendo que o objectivo seria aproveitar a promoção da Cabovisão de 39 euros mês.

Obrigado pelos comentários.

Acho que tudo depende do interesse demonstrado pelos operadores e quando o predio foi construido.
Primeiro a parte do interesse: a rede do operador que estiver dentro do "ITED"/"RITA" (etc) e' da responsabilidade do operador, e isso significa manter a rede em condicoes. A CBV pode nao ter demonstrado interesse.
Depois e' a questao de quando foi construido. As regras vao mudando (ha uma consulta publica para inclusao de tubagem exclusiva para fibra optica e com aumento de numero de "tubos" - operadores - cada predio deve de incluir, mediante o numero de fraccoes, por exemplo). Alem disso a regulamentacao das redes ITED e' relativamente recente (sendo que o manual tecnico iniciou-se em finais de 2002 e sido concluido e aprovado em 2003).

EDIT: Estive a ver 'a pouco, e a regulamentacao ITED so entrou em vigor em 2004.
 
Última edição:
Boas.
Se o Predio tem ja uma instalação em ITED, nas partes comuns existe sempre tubagem de reserva para ser usada nesses casos. O problema esta em algumas "pessoas sem formação" que vão fazer as instalações e que se habituaram a fazer essas instalações por fora da tubagem. Agora dentro de casa é outra coisa, o novo operador so tem de chegar ao ATI "armario de entrada" e depois usar a instalação ja existente, neste caso desligas o cabo da tvcabo no TAP e ligas o da cabovisão ou se o ATI tiver alguma reserva para TAP podes ter os dois operadores pois existem casos em que a tvcabo disponibiliza os 4 canais nacionais porque o predio nao tem antena.

Nota. O projecto ITED começou a ser obrigatorio em janeiro de 2004 mas durante os 6 meses anteriores foi possivel entregar projectos RITA e ITED e depois de janeiro de 2004 ainda foi possivel a entrega de projectos RITA para instalações em que a Arquitetura tivesse dado entrada ate dezembro de 2003.

Está agora para consulta publica o ITED V2, diz-se que ira ser lançado para o fim do ano mas se demorar tanto como no primeiro..., ja a PT fibrou tudo. So ira beneficiar os novos projectos.

Foi tambem lançado este ano as ITUR, para as instalaçoes urbanas que ate agora era um vazio (tirando as recomendações da PT)
 
Viva, HiTek e ricponte.

As vossas respostas foram bastante conclusivas. Se puderem acrescentar mais info (ou outros users).

Acrescento que a construção da casa terminou no ínicio de 2007 (pelo que em princípio a instalação efectuada já teria que cumprir a regulamentação ITED de 2004). Saliento que o construtor tinha um acordo com a ZON, uma vez que esta oferecia uns meses grátis após adesão (não sei se assim, a ZON não poderá ter criado dificuldades adicionais de instalação aos restantes concorrentes. Foi também a primeira a estar disponível, num suposto exclusivo).

No passado antes de aderir à ZON, já tinha tentado instalar a Cabovisão, sendo que nessa altura a opção já era "esburacar as paredes". Apesar de desconhecer todos os pormenores técnicos, a Cabovisão quando se ligou ao prédio, não terá utilizado a caixa de comunicações existente junto à porta da rua, mas em alternativa passou cabo pelas tubagens, para que esse cabo saia junto às portas individuais (dos 6 apartamentos que compôem o prédio). Desse modo esse cabo entra em casa, através de um primeiro "furo".

Obrigado pelos comentários.
 
Última edição:
Boas, desculpa a demora mas estou de ferias o que leva a que não venha ver o forum todos os dias.
Quanto a exclusividade da utilização da tubagem é ilegal. Nenhuma operadora pode mandar na tubagem de um edificio. Ponto esclarecido.
Agora sera que as caixas na coluna do edificio tem espaço para mais um derivador de outro operador?

Quanto a entrada no apartamento, tens no minino um tubo VD40 o que chega para passar os dois cabos das duas operadoras e sobra!!!
Se fosse minha a casa ninguem fazia buracos nenhuns. So que é mais facil.... e depois os artistas fazem buracos.

P.S. Fiquei na duvida se depois de entrar na habitação a CVisao vai ao ATI?
 
Boas, desculpa a demora mas estou de ferias o que leva a que não venha ver o forum todos os dias.
Quanto a exclusividade da utilização da tubagem é ilegal. Nenhuma operadora pode mandar na tubagem de um edificio. Ponto esclarecido.
Agora sera que as caixas na coluna do edificio tem espaço para mais um derivador de outro operador?

Quanto a entrada no apartamento, tens no minino um tubo VD40 o que chega para passar os dois cabos das duas operadoras e sobra!!!
Se fosse minha a casa ninguem fazia buracos nenhuns. So que é mais facil.... e depois os artistas fazem buracos.

P.S. Fiquei na duvida se depois de entrar na habitação a CVisao vai ao ATI?

Viva, Não te sei dizer, com toda a certeza, se a ligação da Cabovisão (neste caso instalada pela "FibNet) chega a ir ao ATI (julgo que te referes à "caixa de comunicações" no interior do prédio, após a porta da rua).

Só sei que estes senhores da FibNet (que mandei para trás na primeira tentativa de instalação), apenas sabiam dizer que a caixa ITED (no interior da minha casa), não "valia nada" e que era toda para desmontar, pelo que o cabo seria todo para passar pelo lado de fora das paredes.

Entretanto, tenho aqui um novo folheto de um vendedor da CVisão, para chateá-lo acerca desta questão.

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Boas, o ATI encontra-se dentro da tua casa é a partir de ai que distruibui para o resto, se não presta so é preciso mudar o interior aonde tens os derivadores e as tap. Procura por Caixas ATI na net, mas tens da JSL, Quiterios... Isso é tanga para não terem trabalho para passar os cabos como deve ser.
Não deixes desmontar nada. Despois queres mudar outra vez de operador e é uma carga dos trabalhos.
Mas o serviço que queres é em cabo coaxial ou em fibra?
Se poderes tira umas fotos do ATI e do seu interior para termos uma ideias do que esta ai.
Um abraço.

P.S. Agora so te vou poder responder daqui a duas semanas pois vou de ferias.
 
Mas o serviço que queres é em cabo coaxial ou em fibra?
Se poderes tira umas fotos do ATI e do seu interior para termos uma ideias do que esta ai.
Um abraço.

P.S. Agora so te vou poder responder daqui a duas semanas pois vou de ferias.

Viva, O serviço seria em cabo coaxial (julgo que a Cabovisão não instala em fibra).

Vou também arranjar as fotos para colocar.

Entretanto a CV ligou-me a dizer que a unica maneira de instalarem o serviço era com os cabos por fora, porque os técnicos não conseguiam fazer de outra forma, com a minha instalação ITED.

Se entretanto alguem com uma instalação ITED, tiver Cabovisão instalada, seria interessante saber se os técnicos instalaram o serviço dessa forma.
 
Caros,

Alguém me pode explicar porque razão a Cabovisão num prédio com instalação ITED em todos apartamentos insiste em furar paredes e passar cabos, enquanto a ZON liga o cabo na caixa de comunicações existente na entrada do prédio e distribui assim o sinal pelos clientes interessados.

Se for pelo facto de a ZON ter feito um “acordo” com o construtor que “dificulta” a entrada de operadores concorrentes, penso que isto é um caso de policia (vulgo Autoridade da Concorrência).

Se for pelas “limitações” técnicas da Cabovisão, então não vale apenas mais comentários.

Tudo isto porque queria mudar da ZON (distribuída por toda a casa via rede ITED), para a Cabovisão, a qual insiste em esburacar a casa toda. Sendo que o objectivo seria aproveitar a promoção da Cabovisão de 39 euros mês.

Obrigado pelos comentários.


Relativamente a instalarem os cabos deles eu tive uma pessoa conhecida que ao trocar de zon pra cabovisão, o pexoal da fibnet(tecnicos da cabovisão) arrancaram os cabos coaxiais que ja la estavam e voltaram a colocar novos cabos coaxiais pela casa toda, pelo que a pessoa me disse são obrigados pela cabovisão a procederem daquela maneira.
 
Última edição pelo moderador:
Primeiro a parte do interesse: a rede do operador que estiver dentro do "ITED"/"RITA" (etc) e' da responsabilidade do operador, e isso significa manter a rede em condicoes. A CBV pode nao ter demonstrado interesse..

Errado.

Nenhum operador se responsabiliza por instalações já existentes, sejam elas RITA ou ITED.

Se for o operador a instalar todas as tomadas ai sim é responsabilidade do operador, caso contrario até á 1ª tomada apenas.

Isto por motivos óbvios, basta haver algum problema com a cablagem que existe no interior da tubagem (ITED) ou tomadas e cabos mal instalados (RITA) devido a má instalação por parte do empreiteiro ou do técnico instalador, ou até podem estar bem instalados mas por algum motivo se estraguem nenhum operador tei substitui tomadas (RITA) ou quadros ATI / repara a instalação actual (ITED).

Dai que existem empresas que têm ordens especificas para não utilizar a instalação existente e instalar uma nova tomada, contudo existe outros metodos sem ser fazer buracos.

Cumprimentos
 
Errado.

Nenhum operador se responsabiliza por instalações já existentes, sejam elas RITA ou ITED.

Se for o operador a instalar todas as tomadas ai sim é responsabilidade do operador, caso contrario até á 1ª tomada apenas.

Isto por motivos óbvios, basta haver algum problema com a cablagem que existe no interior da tubagem (ITED) ou tomadas e cabos mal instalados (RITA) devido a má instalação por parte do empreiteiro ou do técnico instalador, ou até podem estar bem instalados mas por algum motivo se estraguem nenhum operador tei substitui tomadas (RITA) ou quadros ATI / repara a instalação actual (ITED).

Dai que existem empresas que têm ordens especificas para não utilizar a instalação existente e instalar uma nova tomada, contudo existe outros metodos sem ser fazer buracos.

Cumprimentos

Eu quando digo é da sua responsabilidade (operador) é enquanto entidade instaladora (como a ZON o é, é certificada como entidade instaladora ITED). Posto isto, segundo a legislação:

CAPÍTULO III
Instalação de infra-estruturas

Artigo 16.º
Instalador

1- A instalação e conservação das infra-estruturas de telecomunicações previstas no presente diploma pode ser efectuada por instalador, operador ou prestador, assumindo neste caso as obrigações dos instaladores, com observância das disposições do presente diploma.

2- Compete ao dono da obra escolher o instalador.
Artigo 32.º
Conservação

1- Os proprietários ou as administrações dos condomínios dos edifícios dotados de infra-estruturas de telecomunicações devem zelar pelo bom estado de conservação, segurança e funcionamento, suportando os encargos decorrentes da reparação de avarias.

2- A conservação da cablagem dos operadores e prestadores de serviços de telecomunicações é da sua responsabilidade, devendo para esse fim os proprietários ou administrações dos edifícios facilitarem-lhes o acesso.

Obvio que a partir da caixa na casa do cliente, desde que certificada, a responsabilidade é do cliente.
 
Back
Topo