[It's alive!] Nik Collection available to everyone, mas agora por 50$

xukuru

Power Member
"Today we’re making the Nik Collection available to everyone, for free.

Photo enthusiasts all over the world use the Nik Collection to get the best out of their images every day. As we continue to focus our long-term investments in building incredible photo editing tools for mobile, including Google Photos and Snapseed, we’ve decided to make the Nik Collection desktop suite available for free, so that now anyone can use it.

The Nik Collection is comprised of seven desktop plug-ins that provide a powerful range of photo editing capabilities -- from filter applications that improve color correction, to retouching and creative effects, to image sharpening that brings out all the hidden details, to the ability to make adjustments to the color and tonality of images.

Starting March 24, 2016, the latest Nik Collection will be freely available to download: Analog Efex Pro, Color Efex Pro, Silver Efex Pro, Viveza, HDR Efex Pro, Sharpener Pro and Dfine. If you purchased the Nik Collection in 2016, you will receive a full refund, which we’ll automatically issue back to you in the coming days.

We’re excited to bring the powerful photo editing tools once only used by professionals to even more people now."

https://plus.google.com/+NikCollection/posts/AFGsG2Di7EK

https://www.google.com/nikcollection/
 
É mais uma manobra "à lá google"...
Compram tudo para destronar empresas mais pequenas...

Existem muitos softwares deste tipo, a pagar.
As pessoas deixam de usar software pago se conseguir o mesmo com a NiK collection.
A empresa mais pequena vai começar a perder lucro e a google compra-a :P
 
Parece-me óbvio que esta manobra é para acabar com o desenvolvimento destas aplicações.

A Nik era líder neste setor. A Google comprou-a para ficar com a IP que detinham e incorporar nos seus serviços (Google Photos). Como o desenvolvimento de aplicações desktop (PC/Mac) não interessa à Google, resolveram acabar com o desenvolvimento deste produto (mais um, o do Picasa para desktop também acabou recentemente). Para compensar o backlash dos público que depende desta suite (que o Scott Kelby promoveu como "the pro photographer's secret weapon"), resolveram tornar as últimas versões gratuitas e devolver o dinheiro a quem tinha comprado recentemente.

Para mim, que nunca iria comprar este software, é porreiro porque assim valorizo o meu LR (duvido é que tenha tempo para aprender os truques). O senão é que o desenvolvimento e o suporte acabaram por aqui.

Resta saber como é que envelhecem estas aplicações. Pode acontecer que o que elas fazem no seu estado atual perdure por muitos anos. Também pode acontecer que apareçam bugs ou exploits que tornem proibitivo o seu uso. E também pode acontecer que surjam produtos concorrentes (grátis ou a pagar) que sejam melhores.
 
Eu só uso uma ferramenta da NiK collection, mas acho muito interessante...
É a Dfine 2 que ajuda a remover o grão das imagens seleccionando pontos diferentes.
Eu uso para tirar o grão do fundo e manter as imagens mais limpas.

Mesmo a ISO 100, depois de algumas edições, o grão começa a aparecer.
Esta ferramenta trata dele de forma muito simples e rápida.

VP0DKiv.jpg


Neste caso, uma foto com um crop gigante, que pronuncia ainda mais o grão.
À esquerda sem tratamento, à direita com Dfine 2.
Não é nada de outro mundo, mas noutras fotos sente-se bem...

No lightroom também se pode ir tentando reduzir o grão, mas não é intuitivo como o Dfine, nem sequer deixa escolher manualmente os pontos onde se quer retirar o grão.
No LR a mosca teria "sofrido" mais com a redução do grão.

Cumps
 
E pronto, foi dada a machadada final.

Não vão desenvolver mais o software. Quando deixar de funcionar, deixou. O que pode acontecer a qualquer momento com as actualizações quer da Adobe quer do Windows/MacOS.

Confesso que muita da minha edição passava pelo Color Efx Pro. Para já ainda funciona, mas vou começar a transição para outro software para estar preparado.
O MacPhun parece estar na moda. Vou começar por testar esse. Ao que parece, os engenheiros são os mesmos da Nik (antes de ser Google).
 
É uma questão de perspetiva "copo meio-cheio ou meio-vazio".

Para quem quer uma versão grátis, nada mudou. A versão 1.2.11 continuará a existir.

Para quem quer uma nova versão (1.3? 2?), naturalmente terá de pagar, mas passará a ter uma opção que antes não tinha.
 
Estava a pensar o mesmo. A única coisa que me deixou a pensar, foi saber as melhorias que eles fizeram. Pelo que li, os brush's agora funcionam, mas de resto não sei se eles adicionaram mais features ou não.
 
eu gostava era que isto integrasse diretamente no LR e desse para trabalhar os RAW files sem andar a criar copias do ficheiro...
 
Daquilo que percebi, para já ainda não me compensa comprar. A versão gratuita ainda está a funcionar comigo e eles não acrescentaram nada de novo. Depois logo vejo. Uma coisa é certa, uso bastante isto.
 
Acho e espero bem, que a versão free se mantenha a funcionar. O comprar agora seria numa de pagar 50 em vez dos 70 ou 80 ou la que é. E esperar por algumas actualizações. A questão é que provavelmente quando lançarem uma nova versão será mais x€
 
Back
Topo