1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Já saiu o Google Chromium nativo para o Ubuntu!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ubuntued, 19 de Março de 2009. (Respostas: 20; Visualizações: 4098)

1. Ontem fiz este artigo, que acho importante partilhar aqui, também, no nosso fórum.
    Aos moderadores: se considerarem isto SPAM, eliminem o tópico. Obviamente que o meu objectivo é partilhar esta informação importante, como qualquer outro utilizador de Linux.

Última edição pelo moderador: 21 de Março de 2009
  2. John Silva

John Silva Power Member

Desculpa mas creio que o tópico está um pouco errado, não será Linux em vez de Ubuntu ?
    Tanto quanto eu sei, Ubuntu é uma distribuição Linux e estando o código fonte disponível, qualquer distribuição poderá adaptá-la e colocá-la nos seus repositórios.... ;)

3. tangram

tangram Power Member

Eh pá... roubaste-me as palavras da boca!
    ;)

4. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

outra coisa isso não é o Google Chrome. É Chromium, o motor no qual o Google Chrome é baseado e qualquer um pode usar para criar um browser. para ser o Chrome ainda faltam as features da google.

Mas pelo menos já é um avanço o motor funcionar em linux:)

5. Boas,

Sim, é verdade que o título deveria ter linux em vez de Ubuntu. Mas vejam os meus pontos e depois digam de vossa justiça (caso a ideia seja unânime, mudo com certeza!):
    *o título é este porque é de um artigo de um blog para Ubuntu;
    *o artigo mostra como se instala o programa apenas no ubuntu;
    *o artigo faz referência a um material que no próprio nome tem a palavra Ubuntu, como podem ver na página "oficial":
    https://launchpad.net/~chromium-daily
    Estes são os PROS, quanto aos CONTRAS, apenas isto:
    *O código fonte realmente está disponivel e qualquer utilizador de outra distribuição poderá compilar para si.

Como só existe um "contra", acho que este título esteja mais certo. Mas posso mudar à vontade, afinal o fórum é de nós todos, e quem sou eu para remar contra a maré :)

Abraços.

6. John Silva

John Silva Power Member

Não quero ser chato mas se colocaste "nativo", quer dizer que é desenvolvido para uma determinada plataforma ou determinado SO de raíz e não uma determinada distribuição, pois o termo "nativo" não encaixa aí muito bem...
    Não leves a mal, só falei porque no meu ponto de vista o título deveria ser "Já saiu o Google Chrome para o Ubuntu!" ou "Já saiu o Google Chrome nativo para o Linux!".
    De qualquer forma, obrigado pela informação. ;)

7. Sim, realmente tens toda a razão!

A verdade é que ele é nativo para windows pois não utiliza o wine ao contrário de outras versões que se pode encontrar na internet que utilizam o wine; e também é verdade que está facilitado para o Ubuntu.

Qual aconselhas? :cool:

8. John Silva

John Silva Power Member

Para experimentar o browser, tanto faz ! Reparem que ainda não está pronto para uso diário pois contém bugs que ainda estão a ser corrigidos... por isso mesmo é que continua a ser uma versão Beta.

9. mundano

mundano Power Member

Antes de mais, estou a escrever isto do Chromim :P:P

Quanto a "polemica".. A verdade e que sendo codigo livre, sempre esteve disponivel para todas as distros, mas aqui do que falamos e de binarios pre-compilados. E esses estao num PPA para Ubuntu, que provavelmente nem sequer funcionam em outras distros, pelo que nao me parece que o titulo do topico esteja mal.

Quanto ao browser eu tenho vindo a experimentar com grande entusiasmo, porque o Firefox por muito que goste dele, acho-o extremamente lento em Linux. E fico sempre com a sensaçao que a Mozilla sempre desprezou a parte linux do browser. Basta ver que o Firefox chega a ser mais rapido na sua versao Windows a correr em Wine do que na versao nativa para Linux.

E este Chromium, a verdade e que ainda e um produto muito inacabado. As tabs por exemplo so apareceram esta semana, muitas funcoes ainda nao estao disponiveis, nao faz uso dos temas do sistema.. Nao consigo por assentos no texto. etc.. etc... Mas em termos de velocidade o Firefox nao tem hipotese. O browser e' super rapido e fluido..

Para quem quiser experimentar recomendo que altere a entrda no menu do Ubuntu de "Console Aplication" para "Aplication".

Espero muito sinceramente que o Chromium esteja pronto tao rapido quanto possivel para que a guerra dos browsers tambem chegue ai Linux em força e comecemos a sentir a melhoria estrondosa na velocidade que no Windows ja se sente.

10. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

ainda nao existe suporte para flash pois nao?

11. ruipalmeira

ruipalmeira Power Member

é óbvio que o firefox em principio seja melhor do que este browser (mais tempo de desenvolvimento), e quanto ás picardias chromium vs. google chrome etc, o layout do browser em ubuntu é exactamente igual ao Google Chrome (windows), portanto não vejo o porquê de não confundir nomes (completamente natural), pq também não chamamos Gecko ao firefox, e no entanto ele usa essa engine.. ;)
    PS : isto n é mto recente, já se consegue instalar isto via ubuntu-tweak pelo menos de há um mês pra cá..

abraço

12. mundano

mundano Power Member

Não há picardia nenhuma... Convém saber do que falamos porque são coisas diferentes...

O chromium é um projecto open source patrocinado pela Google e que visa desenvolver o codigo para fazer um browser. O Google Chrome é o browser feito pela Google com esse codigo.

Não existe Google Chrome para Linux, e até que saia uma versão oficial da Google não vai exisitir.

No entanto como tudo isto é open source qualquer um pode pegar no codigo e compilar binarios, e é isso que está no PPA que aqui é referido. São binarios compilados a partir daquilo que já existe no projecto chromium para Linux.

Pode parecer a mesma coisa mas não é... Imaginem que isto era pastelaria.. O chromium é o projecto que visa desenvolver uma receita para o melhor bolo. Enquanto que o Google Chrome são bolos já prontinho a comer, feitos pelo pasteleiro que inventou a receita.. É claro que enquanto o pasteleiro não coze bolos porque acha que a cobertura ainda não está suficientemente elaborada, qualquer um pode pegar na receita e ir fazendo bolos para o pessoal ir provando a massa, que é o que está neste PPA..

Última edição: 12 de Abril de 2009
  13. VuDu

VuDu Power Member

True 64-Bit Google Chrome for Linux Is Now Available
    Google Chrome 4.0.202.2

14. pedrorito

pedrorito Power Member

boas noticias :D
    ja estava quase para voltar a linux32, so por causa destas e outras aplicações usarem bibliotecas lib32 em linux64...

tenho que experimentar este chrome:001:

15. armagedalbeebop

como passo um link como argumento ao chromium? queria definir como browser por defeito no gnome
    no firefox\konqueror passa-se com o ' %s ' mas nao tá a dar nesta situacao

16. Impersonator

Impersonator Power Member

Nas opções do Chrome tens a possibilidade de o definir como o browser por defeito, experimenta dessa forma. ;)

17. armagedalbeebop

ou é da build que tenho ou nao sei, mas na configuracao inicial peço para ele ser o browser por defeito mas isto vai para o que tinha escolhido anteriormente

18. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Fonte

19. mydoom5

mydoom5 Power Member

Estou a utilizar o Chromium no ubuntu x86 e só tenho a dizer bem do mesmo... ao contrário do firefox, que se arrasta em todos os sentidos. Já tentei várias supostas soluções para a falta de desempenho da versão linux do firefox, mas nada resolveu o problema, por isso fui "obrigado" a procurar outro browser.
    Com os plugins já é finalmente possível, entre outras coisas, visualizar ficheiros (i.e. .pdf) directamente no browser.
    Cumps.

Edit: Se alguém estiver interessado Docs PDF/PowerPoint Viewer (by Google)

Última edição: 6 de Janeiro de 2010
  20. Impersonator

Impersonator Power Member

Existe alguma vantagem entre o Chromium e a versão beta disponível do Chrome?

Partilhar esta Página