Já saiu o Google Chromium nativo para o Ubuntu!

Ubuntued

Membro
Ontem fiz este artigo, que acho importante partilhar aqui, também, no nosso fórum.
Aos moderadores: se considerarem isto SPAM, eliminem o tópico. Obviamente que o meu objectivo é partilhar esta informação importante, como qualquer outro utilizador de Linux.

Sim, é verdade: o Chrome já está disponível para o Ubuntu de forma nativa. Apesar de você poder encontrar muitos artigos, na Internet, a prometerem o Google Chrome no Ubuntu, na verdade, apenas explicam como instalar o Chrome do Windows emulado pelo Wine. Por isso, sim, isto é uma novidade fresquíssima: o Ubuntu já está disponível numa versão Pre-Alpha, ou seja, numa fase de desenvolvimento teoricamente muito crua. Apesar de ser algo ainda em desenvolvimento o Chrome (ou chromium) portou-se muito bem e recomendo pela sua extrema velocidade de arranque.

chromium-192.png

Tal como referi acima, o programa é extremamente rápido e, por isso, fiquei impressionado com a sua velocidade de arranque. No meu computador o programa demora menos de um segundo a abrir, ao contrário do meu Firefox que demora cerca de 5 a 10 segundos (um pouco por culpa da utilização de extensões do Firefox). É, por isso, uma grande vantagem que poderá mudar muitos utilizadores para este browser.

Para além de ser rápido, na minha opinião, acho o seu visual extremamente agradável por causa da sua simplicidade, não ocupando praticamente nenhum espaço extra, para além da página.


Quanto à abertura das páginas, não senti diferença visual, ou seja, não encontrei qualquer bug em relação ao Firefox, excepto, novamente, à velocidade que me pareceu ainda mais rápida ao as abrir páginas.

Pela pequena experiência que ainda tenho neste programa, deparei-me com um único senão: não utiliza o protocolo https, que basicamente serve para aumentar o nível de segurança na navegação de páginas importantes, nomeadamente nos e-mails e contas bancárias. Para ter mais informação relativa a este protocolo visite esta página da Wikipédia. Aparte disso, para já não encontrei mais nenhum problema, aliás, escrevi este artigo através deste novo Chrome (ou Chromium).

Como fiz este artigo logo que soube a novidade, não sei se existe outros problemas com este novo software, por isso, se encontrou algum, partilhe!


Volto a frisar que isto é um software numa fase de desenvolvimento muito inicial e, por isso, não o utilize em situações de risco! Nesses casos opte por utilizar um software estável.


Instalação

Como é óbvio, este programa não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu. Por isso, será preciso adicionar os repositórios oficiais dos programadores do Chrome que se encontram no Launchpad. Apresento, de seguida, os repositórios para três versões do Ubuntu, escolha a sua e adicione os repositórios respectivos (se não souber como adicionar repositórios, visite este artigo):
Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

Repositórios para o Ubuntu Jaunty Jackalop (Ubuntu 9.04)

Depois de adicionar os repositórios da versão do seu Ubuntu, precisa de adicionar, também, a chave de autenticação do repositório (é igual para os três sistemas). Para tal, abra o terminal e escreva o seguinte:
Código:
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com FBEF0D696DE1C72BA5A835FE5A9BF3BB4E5E17B5
Depois disso, basta actualizar as listas dos programas e instalar o programa. Se não quiser actualizá-las através do Gestor de Pacotes Synaptic (Sistema→Administração→Gestor de Pacotes Synaptic), utilize o terminal, escrevendo o seguinte:
Código:
sudo aptitude update
Depois de ter as listas dos programas actualizadas, já poderá instalar o Google Chrome clicando aqui (via aptURL) ou, então, escrevendo no terminal o seguinte:
Código:
sudo aptitude install chromium-browser
O programa automaticamente aparecerá no menu principal do painel do Gnome. Se quiser abrí-lo pelo terminal ou pelo programa “Executar aplicação” (Alt+f2), basta digitar o seguinte:
Código:
chromium-browser
 
Última edição pelo moderador:
Desculpa mas creio que o tópico está um pouco errado, não será Linux em vez de Ubuntu ?
Tanto quanto eu sei, Ubuntu é uma distribuição Linux e estando o código fonte disponível, qualquer distribuição poderá adaptá-la e colocá-la nos seus repositórios.... ;)
 
Desculpa mas creio que o tópico está um pouco errado, não será Linux em vez de Ubuntu ?
Tanto quanto eu sei, Ubuntu é uma distribuição Linux e estando o código fonte disponível, qualquer distribuição poderá adaptá-la e colocá-la nos seus repositórios.... ;)

Eh pá... roubaste-me as palavras da boca!
;)
 
outra coisa isso não é o Google Chrome. É Chromium, o motor no qual o Google Chrome é baseado e qualquer um pode usar para criar um browser. para ser o Chrome ainda faltam as features da google.

Mas pelo menos já é um avanço o motor funcionar em linux:)
 
Boas,

Sim, é verdade que o título deveria ter linux em vez de Ubuntu. Mas vejam os meus pontos e depois digam de vossa justiça (caso a ideia seja unânime, mudo com certeza!):
*o título é este porque é de um artigo de um blog para Ubuntu;
*o artigo mostra como se instala o programa apenas no ubuntu;
*o artigo faz referência a um material que no próprio nome tem a palavra Ubuntu, como podem ver na página "oficial":
https://launchpad.net/~chromium-daily
Estes são os PROS, quanto aos CONTRAS, apenas isto:
*O código fonte realmente está disponivel e qualquer utilizador de outra distribuição poderá compilar para si.

Como só existe um "contra", acho que este título esteja mais certo. Mas posso mudar à vontade, afinal o fórum é de nós todos, e quem sou eu para remar contra a maré :)

Abraços.
 
Não quero ser chato mas se colocaste "nativo", quer dizer que é desenvolvido para uma determinada plataforma ou determinado SO de raíz e não uma determinada distribuição, pois o termo "nativo" não encaixa aí muito bem...
Não leves a mal, só falei porque no meu ponto de vista o título deveria ser "Já saiu o Google Chrome para o Ubuntu!" ou "Já saiu o Google Chrome nativo para o Linux!".
De qualquer forma, obrigado pela informação. ;)
 
Sim, realmente tens toda a razão!

A verdade é que ele é nativo para windows pois não utiliza o wine ao contrário de outras versões que se pode encontrar na internet que utilizam o wine; e também é verdade que está facilitado para o Ubuntu.

Qual aconselhas? :cool:
 
Sim, realmente tens toda a razão!

A verdade é que ele é nativo para windows pois não utiliza o wine ao contrário de outras versões que se pode encontrar na internet que utilizam o wine; e também é verdade que está facilitado para o Ubuntu.

Qual aconselhas? :cool:
Para experimentar o browser, tanto faz ! Reparem que ainda não está pronto para uso diário pois contém bugs que ainda estão a ser corrigidos... por isso mesmo é que continua a ser uma versão Beta.
 
Antes de mais, estou a escrever isto do Chromim :P:P

Quanto a "polemica".. A verdade e que sendo codigo livre, sempre esteve disponivel para todas as distros, mas aqui do que falamos e de binarios pre-compilados. E esses estao num PPA para Ubuntu, que provavelmente nem sequer funcionam em outras distros, pelo que nao me parece que o titulo do topico esteja mal.


Quanto ao browser eu tenho vindo a experimentar com grande entusiasmo, porque o Firefox por muito que goste dele, acho-o extremamente lento em Linux. E fico sempre com a sensaçao que a Mozilla sempre desprezou a parte linux do browser. Basta ver que o Firefox chega a ser mais rapido na sua versao Windows a correr em Wine do que na versao nativa para Linux.

E este Chromium, a verdade e que ainda e um produto muito inacabado. As tabs por exemplo so apareceram esta semana, muitas funcoes ainda nao estao disponiveis, nao faz uso dos temas do sistema.. Nao consigo por assentos no texto. etc.. etc... Mas em termos de velocidade o Firefox nao tem hipotese. O browser e' super rapido e fluido..

Para quem quiser experimentar recomendo que altere a entrda no menu do Ubuntu de "Console Aplication" para "Aplication".


Espero muito sinceramente que o Chromium esteja pronto tao rapido quanto possivel para que a guerra dos browsers tambem chegue ai Linux em força e comecemos a sentir a melhoria estrondosa na velocidade que no Windows ja se sente.
 
é óbvio que o firefox em principio seja melhor do que este browser (mais tempo de desenvolvimento), e quanto ás picardias chromium vs. google chrome etc, o layout do browser em ubuntu é exactamente igual ao Google Chrome (windows), portanto não vejo o porquê de não confundir nomes (completamente natural), pq também não chamamos Gecko ao firefox, e no entanto ele usa essa engine.. ;)
PS : isto n é mto recente, já se consegue instalar isto via ubuntu-tweak pelo menos de há um mês pra cá..

abraço
 
Não há picardia nenhuma... Convém saber do que falamos porque são coisas diferentes...


O chromium é um projecto open source patrocinado pela Google e que visa desenvolver o codigo para fazer um browser. O Google Chrome é o browser feito pela Google com esse codigo.

Não existe Google Chrome para Linux, e até que saia uma versão oficial da Google não vai exisitir.

No entanto como tudo isto é open source qualquer um pode pegar no codigo e compilar binarios, e é isso que está no PPA que aqui é referido. São binarios compilados a partir daquilo que já existe no projecto chromium para Linux.


Pode parecer a mesma coisa mas não é... Imaginem que isto era pastelaria.. O chromium é o projecto que visa desenvolver uma receita para o melhor bolo. Enquanto que o Google Chrome são bolos já prontinho a comer, feitos pelo pasteleiro que inventou a receita.. É claro que enquanto o pasteleiro não coze bolos porque acha que a cobertura ainda não está suficientemente elaborada, qualquer um pode pegar na receita e ir fazendo bolos para o pessoal ir provando a massa, que é o que está neste PPA..
 
Última edição:
True 64-Bit Google Chrome for Linux Is Now Available
Google Chrome 4.0.202.2
The Google Chrome developers announced on August 19th the immediate availability of a new version of the Google Chrome web browser for Linux, Windows and Macintosh operating systems. Google Chrome 4.0.202.2 is here to fix a lot of annoying bugs (see below for details) and it also adds a couple of features only for the Mac platform. However, the good news is that Dean McNamee, one of the Google Chrome engineers, announced yesterday on their mailing list that a working port of the Chrome browser for 64-bit platforms was now available:

"The v8 team did some amazing work this quarter building a working 64-bit port. After a handful of changes on the Chromium side, I've had Chromium Linux building on 64-bit for the last few weeks. I believe mmoss or tony is going to get a buildbot running, and working on packaging."

Until today, Google Chrome was available on both 32- and 64-bit architectures, but it appears that the latter was running based on the 32-bit libraries. Therefore, starting with Google Chrome 4.0.202.2, 64-bit users can enjoy a true x64 version!

...
 
boas noticias :D
ja estava quase para voltar a linux32, so por causa destas e outras aplicações usarem bibliotecas lib32 em linux64...

tenho que experimentar este chrome:001:
 
como passo um link como argumento ao chromium? queria definir como browser por defeito no gnome
no firefox\konqueror passa-se com o ' %s ' mas nao tá a dar nesta situacao
 
Chromium Browser Guide - Updated


11:38 AM Posted by b2bwild

.fullpost{display:inline;} On many requests, I'm upgrading my old Chromium Browser Guide.

The following parts of the Guide will not be changed.

Installation
Themes
Single-site browsers for Web applications.


Installation -
Karmic Koala users should use "deb http://ppa.launchpad.net/chromium-daily/ppa/ubuntu karmic main #chromium-browser" as their APT Line.

Enabling plug-ins and launching browser -
Fortunately you don't need to mess up with that too. Browser will by default launch with all enabled plug-in and extensions.

Blocking adverts on Chromium -

There are now 3 addons which can help you to block unwanted advertisements.


  • AdBlock+
    • Highly configurable AdBlock Extension, Supports Multiple subscription and manual content blocking.

  • AdSweep
    • Simple AdBlock extension, no manual configuration, Just install and use. You can't edit filters from browser or configuration utility.

  • AntiADS

    • You can add filters manually, configurable, can block Java, Flash, M$ Silverlight objects and IFrames too.

Currently I'm using AdBlock+ on my browser. But you should try all these before you decide what to use. Don't install multiple adblocks at once or at least keep only one of them active.

Useful chromium extensions -
Here is a very good site to get chromium extensions very easily, similar to Firefox addon site.
chromiumextensions.org

Here is a list for some useful chromium add-ons..


Fonte
 
Estou a utilizar o Chromium no ubuntu x86 e só tenho a dizer bem do mesmo... ao contrário do firefox, que se arrasta em todos os sentidos. Já tentei várias supostas soluções para a falta de desempenho da versão linux do firefox, mas nada resolveu o problema, por isso fui "obrigado" a procurar outro browser.
Com os plugins já é finalmente possível, entre outras coisas, visualizar ficheiros (i.e. .pdf) directamente no browser.
Cumps.

Edit: Se alguém estiver interessado Docs PDF/PowerPoint Viewer (by Google)
 
Última edição:
Back
Topo