Java a linguagem da moda?

HecKel

The WORM
Pode AINDA não ser a linguagem da moda..., mas garantidamente é a linguagem mais usada nos projectos do SourceForge, pelo menos é o que diz este artigo do OSNews:

OSNews disse:
It's official. Java has taken the top spot away from C++ to become the top language on SourceForge. Mats Henricson points out in his blog that as of yesterday, Java has 16738 projects on SourceForge, compared to the 16731 of C++

Fonte: http://www.osnews.com/story.php?news_id=12778

abraços, HecKel
 
eu n sei java, nem nunca usei, mas sei que esta bastante mais actualizada que o c++ e bastante mais user friendly, logo penso que essa notícia seja natural.
 
Eu penso que quando entrei para o IST, no longínquo ano de 1992, o Java já era muito falado, portanto foi um crescimento sustentado até chegar aonde está hoje :)
 
turbulence disse:
eu n sei java, nem nunca usei, mas sei que esta bastante mais actualizada que o c++ e bastante mais user friendly, logo penso que essa notícia seja natural.

Conheço C++ mas nunca programei, comparando com C, C é mais user friendly que java.
O problema do java(está a tornar-se a minha linguagem preferida, a par de C), são os varios metodos que estão na documentação, muito dificilmente conseguem elaborar um simples programa, sem consultar as classes e respectivos métodos.
Em suma: eu acho que é uma linguagem muito á frente, actualmente é a linguagem que uso na faculdade de alto nivel, pois em baixo nivel dou assembly.
DCO (Desenvolvimento centrado em objectos), é do melhor que o java pode oferecer, quero ver se faço um aperfeiçoamento à linguagem, assim qdo chegar ao exame, estou bastante à vontade.
 
Não me espanta. É uma linguagem fácil de usar, é cross-platform, é fácil arranjar o material necessário e também tutoriais, sendo ainda cada vez mais usada como linguagem para ensinar a programar.
 
MadOnion disse:
Conheço C++ mas nunca programei, comparando com C, C é mais user friendly que java.
O problema do java(está a tornar-se a minha linguagem preferida, a par de C), são os varios metodos que estão na documentação, muito dificilmente conseguem elaborar um simples programa, sem consultar as classes e respectivos métodos.
Em suma: eu acho que é uma linguagem muito á frente, actualmente é a linguagem que uso na faculdade de alto nivel, pois em baixo nivel dou assembly.
DCO (Desenvolvimento centrado em objectos), é do melhor que o java pode oferecer, quero ver se faço um aperfeiçoamento à linguagem, assim qdo chegar ao exame, estou bastante à vontade.

Em primeiro n podes comparar com C, porque têm paradigmas diferentes.
De resto, é de facto uma grande linguagem que só peca pela utilização da máquina virtual o que faz com que em algumas situações se mostre demasiado lenta (então apples para web, é esquecer).
Não querendo fugir ao tópico, posso dizer que se gostam de java, vejam também o C# da Microsoft, cujo único problema é ser plataforma fechada (sim, até parece estranho eu dizer bem da Microsoft não é? :D). Para aplicações web é muito muito boa sendo talvez mesmo melhor que o java.
 
xtr3me disse:
Não querendo fugir ao tópico, posso dizer que se gostam de java, vejam também o C# da Microsoft, cujo único problema é ser plataforma fechada (sim, até parece estranho eu dizer bem da Microsoft não é? :D). Para aplicações web é muito muito boa sendo talvez mesmo melhor que o java.

Melhor que o Java não é, mas quem conhece Java como eu é de muito fácil aprendizagem

Nunca fui adepto do C, não sei porquê, por isso desconheço em completo o C++

Quem sabe C++ e já viu alguma coisa de C#, as diferenças são muitas ?

É que para mim C# é uma mistura de Java + VB, ou algo do género
 
java é o ke tou a aprender agora na faculdade... mas continuo a preferir a minha linguagem mãe (o Basic) :lol:

o meu problema é que ainda n consegui "exorcisar" o Basic da minha cabeça, ou seja, quando vou fazer algo em java, primeiro penso em basic :\ (tipo como quando falamos ingles, mas estamos a pensar em portugues)
 
Delta disse:
Melhor que o Java não é, mas quem conhece Java como eu é de muito fácil aprendizagem

Nunca fui adepto do C, não sei porquê, por isso desconheço em completo o C++

Quem sabe C++ e já viu alguma coisa de C#, as diferenças são muitas ?

É que para mim C# é uma mistura de Java + VB, ou algo do género

Quem sabe c++ e já viu c#? Diferenças entre q?
Quanto ao C# n ser melhor que o java ... já fizeste mtas coisas para web em java?;)
 
xtr3me disse:
Quem sabe c++ e já viu c#? Diferenças entre q?
Quanto ao C# n ser melhor que o java ... já fizeste mtas coisas para web em java?;)

apenas servlets java

para web uso Csharp e VB.NET

Mas eu C++ não sei absolutamente nada, por isso perguntei qual seria a diferença
 
Delta disse:
apenas servlets java

para web uso Csharp e VB.NET

Mas eu C++ não sei absolutamente nada, por isso perguntei qual seria a diferença

Ah ... pah, não é muito fácil.
Se chegas mais ou menos facilmente à sintaxe, já o resto é mais complicado ...
Não é por acaso que é considerada a linguagem mais lixada de todas.
 
sim, sem dúvida que é a mais lixada de todas

eu comecei por trabalhar com estas linguagens por esta ordem :

- basic
- pascal (uma das linguagens que mais prazer me deu)
- cobol
- clipper
- vb e vba (qualquer aplicação office)
- csharp, vb.net, asp.net e java

depois tenho linguagens auxiliares que também domino :

xml/xsl, html, dhtml, oracle pl/sql, sql, javascript

curiosamente o C ou C++ nunca me deu para aprender, eu em Pascal fazia programação de baixo nível com Assembler e apontadores
 
Fazendo a resalva claro que html e dhtml não são linguagens de programação! :p

C++ é lixado de facto, não conheço muito mas como domino (mais ou menos) C já andei a "olhar" para C++. Nos meus planos está agora (quando tiver tempo) C#, Java e SQL, mySQL...
 
É de facto uma linguagem excelente para projectos do estilo dos que estão no sourceforge.

Em relação ao C++ a única desvantagem é de facto a performance e depender duma VM. De resto é tudo vantagens.
 
A cena de OO misturado com ponteiros é que se pode tornar numa verdadeira "pain in the ass".
Não é por acaso que não há ng que domine o C++ a 100%.
Agora, que é realmente poderoso .. isso não há dúvidas. Principalmente para aplicações como jogos. Aí não dá hipótese;)
 
C dificil? C está enquadrado nas linguagens de nivel baixo/médio..., nas linguagens de nivel baixo têm exemplos como Assembly..., e esta sim eu considero díficil..., tanto em termos da programação em si, como em termos de perceptibilidade..

Para quem não sabe, os niveis de linguagem vão desde o o baixo(linguagens mais próximas da linguagem máquina) ao alto(linguagens mais próximas da linguagem humana, caso do pascal e vb).

abraços, HecKel
 
HecKel disse:
C dificil? C está enquadrado nas linguagens de nivel baixo/médio..., nas linguagens de nivel baixo têm exemplos como Assembly..., e esta sim eu considero díficil..., tanto em termos da programação em si, como em termos de perceptibilidade..

Para quem não sabe, os niveis de linguagem vão desde o o baixo(linguagens mais próximas da linguagem máquina) ao alto(linguagens mais próximas da linguagem humana, caso do pascal e vb).

abraços, HecKel

olha que novidade

se quiseres domínio total da máquina programas em 0s e 1s :lol: :lol:
 
Back
Topo