Wii JRPG's na Wii?

MaHaZeN

Power Member
Boas pessoal,

É o seguinte, eu como JRPG fan boy que sou, gostava de saber se existe, e quais, títulos na wii que dê para jogar com o comando clássico. De preferência com batalhas por turnos... Que é para eu saber se vale a pena (voltar) comprar a wii...

Espero não criar nenhuma guerra nem nada que se pareça!

Desde já obrigado pela a atenção ;)

Cumps!
 
para o classico e por turnos tens simplesmente o chocobo fables... e não vale a pena comprares uma wii por ele. com os comandos normais e sem ser por turnos, tens o tales of symphonia 2, e vê o xenoblade e o Last story que devem sair este anos / no próximo.
 
para o classico e por turnos tens simplesmente o chocobo fables...
WTF? Então e os outros? Sendo que alguns, apensar de bem bons, podem passar despercebidos (Opoona), deixar passar uma pérola como o Arc Rise Fantasia ou um jogo tão brutal como o Fire Emblem: Radiant Dawn (jogo mais underrated da Wii, não que seja mal visto, mas porque é muitooooooo melhor do que o que dizem) fica-te mal. Também dentro da referência turn-based/s-rpg tenho de falar do Sakura Wars (que ainda ão joguei) e Shiren: The Wanderer 3 (que adoro). Já agora, o Final Fantasy: Chocobo's Fables é provavelmente o melhor spin-off FF que já joguei. Não só adoro dungeon crawlers, como vê-se que detro do orçamento que tiveram houve mesmo muito bom gosto (soundtrack :drooling:, por exemplo).

Dentro do action, o Rune Factory:Frontier é simplesmente brutal. E só para corrigir uma coisa, o Tales of Symphonia 2 já saiu há muito. Deves-te estar a referir ao Tales of Graces.

Podes dar também uma olhadela pelo Muramasa, entre outros: List RPG's Wii ;)
 
Turnos:

Final Fantasy IV: The After Years - Sequela do Final Fantasy IV
Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon - Eu gostei imenso, tem algumas lacunas de production values, e é um mystery dungeon... Mas é francamente bom.
Opoona - (da equipa que fez o Dragon Quest III, VII e remakes do IV, V e VI, praticamente só têm Dragon Quest no curriculo e como tal o Opoona é um Dragon Quest sem o nome Dragon Quest, inclusivé a engine e apresentação. A musica é MUITO BOA).
Arc Rise Fantasia - Ainda não saiu cá mas eu importei-o quando saiu no japão e posso dizer que é brutal, o sistema de turnos é final fantasy X meets tales of com uma pitada de grandia 2, funciona muito bem e é rápido e muito fluido. É óptimo, na versão japonesa a plot também era simpática e os voice actors do melhor, mas infelizmente a localização americana tornou-se uma espécie de sodomização da coisa, porque o deram à ignition, uns gajos que foram responsáveis por assasinar um monte de jogos, para a europa estamos dependentes do que a Rising Star decidir. A musica é bastante boa, dá pica e sabe ser épica quando quer.
Monster lab - não é JRPG no sentido da palavra , porque foi feito por americanos mas não sabe a WRPG, não tem os sistemas de escolhas e bem e mal deles, nem se preocupa em ser realista como a maior parte deles tenta, em vez disso é uma espécie de pokémon de colecionar/construir partes e depois debater o teu robô contra outros, 1 vs 1, por turnos.
Fire Emblem - O Final Fantasy dos Strategy RPG's, o ultimo S-RPG sério que se faz depois dos shining souls terem sido praticamente descontinuados e o Ogre Battle e o Final Fantasy Tactics entrarem no limbo.
Sakura Wars 5 - O primeiro jogo da saga Sakura Wars a ser localizado para fora do japão, é um Strategy RPG com dating sim, tem muita fama e é da equipa do Valkyria Chronicles e Skies of Arcadia
Phantom Brave We Meet Again - Enhanced port (para já, dobro da resolução e modo widescreen) da versão PS2, é um jogo da equipa do Disgaea.
Shiren 3 - Ainda não saiu por cá (só na América) mas é o 3º episódio da saga Shiren, conhecidos por serem o melhor Mystery Dungeon do Japão. Feito pela chunsoft, a antiga developer dos Dragon Quests.

NOTA: Dragon Quest X vem aí.

Menção honrosa via retrocompatibilidade/VC:

Baten Kaitos Origins (GC) - A joia da coroa dos RPG's na Gamecube, para mim é o melhor RPG da geração dos 128 bits, e estou a compará-lo com todos os RPG's que sairam na PS2 e joguei. Sabe a Chrono Cross 2 mais do que a Baten Kaitos 2 (que era um jogo bom, mas que tinha algumas falhas latentes; este pega em tudo o que eram fraquezas e sai por cima) é por turnos, naturalmente. É também o score mais inspirado de sempre do Sakuraba, e provavelmente o mais pessoal, até envolveu a mulher e a filha. É um jogão. Não saiu na Europa porque a GC já ia nos anjinhos, tens de importar a versão americana e utilizar um freeloader.
Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean (GC) - RPG por turnos card-based (não te assustes, sabe a turnos pseudo-tempo-real, é o sistema de cartas bem feito, como não acreditava poder ser antes de o jogar) feito pela Monolith, mais concretamente por aquela que era a equipa do Chrono Cross. A musica é francamente boa, e os gráficos dos backgrounds são pré-renderizados como na PSone, mas ao invés de estáticos, são FMV com animações, tipo Resident Evil Remake/Zero e são lindos. A musica é bastante boa.
Super Mario RPG (SNES) - Não tinha saido na Europa, mas finalmente foi posto à disposição na Virtual Store, é um grande jogo, um dos ultimos da Squaresoft na SNES, e com a licença do Super Mario.
Paper Mario (N64) - Jogo que tinha o nome de código Super Mario RPG 2, um dos melhores jogos da N64.
Paper Mario 2: The Thousand Year Door (GC) - sequela, e considerado o melhor dos dois
Skies of Arcadia (GC) - Enhanced port da versão Dreamcast, é um óptimo jogo.
Ogre Battle 64 (N64) - O melhor S-RPG da N64

Os jogos GC só em suporte fisico, os restantes é virtual store.


Action RPG's:

Tales of Symphonia 2: Dawn of the New World - É tales.
Tales of Graces - "Se" se dignarem a lançá-lo cá, consta que é o melhor Tales feito até hoje.
Rune Factory Frontier - Um dos jogos com mais value da consola, é interminável, tem conteúdo aos quilos, bons gráficos e liberdade de fazeres o que te der na telha. É também viciante; dos criadores do Harvest Moon, mas agora com dungeon crawling, armas e level-up.
Fragile Dreams: Farewell ruins of the Moon - Da developer do Eternal Sonata e co-developer dos Baten Kaitos, é um Action RPG que vive da história e ambiente. A musica é brutal, sabe muito a Studio Ghibli e Shenmue, com algum J-Pop à mistura. Tem opção de voice-overs em japonês.
Muramasa: The Demon Blade - Da equipa que fez o Odin Sphere para a PS2, é preciso dizer mais alguma coisa? As criticas de repetitividade do Odin Sphere foram endereçadas. O jogo é lindo e controla-se como um Devil May Cry 2D versão RPG de acção. Tem voice-overs em Japonês.
Final Fantasy Crystal Bearers - Action RPG de final fantasy com bons presentation values; da equipa do Final Fantasy IX. Granda banda sonora, embora nem toda a gente aprecie a variedade.
Little King Story - Um grande jogo que toda a gente devia ter, é dificil de o definir sem o estar a limitar.
Monster Hunter 3 - Action RPG com modo party online de borla e com voice chat, um dos jogos mais high profile, vindo de third party's, na plataforma.
Spectrobes - Pokémon versão Acção, funded pela Disney, é um bom jogo.
Super Paper Mario - Abandono do sistema de turnos dos Paper Mario's anteriores, trata-se de um spin-off, mantém elementos 2D e é bastante cómico, no entanto.

Xenoblade e Last Story, ainda não sairam, mas prometem.

Menção honrosa via retrocompatibilidade:

Tales of Symphonia (GC) - não há muito a dizer, é o Tales que mais vendeu à escala mundial até hoje.

Menção honrosa de titulos derivados de Action RPG que podem interessar:

TUDO O QUE É ZELDA (Twilight Princess, Wind Waker, Ocarina of Time, Majora Mask, Link to the Past)
OKAMI
A saga Metroid Prime

Há mais RPG's decentes, tipo Baroque e Valhalla Knights Eldar Saga (dependendo do prisma), mas são superfluos para uma lista que já vai longa com os melhores. Delimitar especificamente comando clássico... tudo o que é retrocompativel usa ou comando GC (jogos GC) ou aceita comando clássico. Os jogos Wii são naturalmente jogados por norma com Wiimote, e estar a delimitar quais suportam classic controller é uma tarefa ardua (rune factory, tales of graces, arc rise fantasia, muramasa, Monster Hunter 3...) Acho que interessa mais dizer que todos se controlam bem com o Wiimote+nunchuck de qualquer forma, que é o caso para todos os indicados.


Espero ter ajudado.
 
Última edição:
desculpem ainda não tinha acordado bem... :P

por acaso é uma falha minha nunca ter jogado um fire emblem. Aconselho totalmente o super paper mario, foi dos jogos que mais gostei da wii, tinha-me esquecido dele também. de resto não aconselho mesmo o baten kaitos 1, apanhei uma desilusão enorme com ele.

o chocobo dungeon na minha opinião só vale mesmo pela soundtrack, também detestei o jogo em si. O opoona é outro que também gostava de comprar um dia destes.

http://www.youtube.com/watch?v=orQhSLRgOks
http://www.youtube.com/watch?v=Di1rTaBsIKs
http://www.youtube.com/watch?v=SWxPC6BUGxs
http://www.youtube.com/watch?v=b-bC2KX4o_U
http://www.youtube.com/watch?v=2YThpVUtOM4
 
Última edição:
Bem, desde já muito obrigado pela a ajuda!

Confesso que não fazia ideia que a wii tinha tantos títulos assim... Eu esqueci-me de dizer em cima mas vocês perceberam logo que SRPG também é bem-vindo lol.

Fiquei curioso com o arc rise fantasia! :D
 
:n1qshok:

Ok... pode não ser o Origins... não deixa de ser um dos melhores RPGs da geração passada...

claramente não gostei das batalhas, achei que o jogo de bom tinha gráficos e som, o gameplay claramente não gostei. As batalhas são demasiado lentas e levam muito tempo po meu gosto, mesmo gostando muito de lutas por turnos não me consegui adaptar. Não foi de ter jogado pouco tempo, ainda joguei cerca de 10/11 horas para ver como é que o jogo desenrolava. pelo que vi do origins as lutas já são mais rápidas, e se dizem que o jogo é melhor tinha alguma curiosidade em o jogar.
 
Eu também estou a espera que saia alguns jrpgs para comprar a wii: arc rise fantasia, tales of graces, xenoblade e the last story. Até agora, são os únicos jrpgs que gostei.

O arc rise fantasia ainda sai no final do mês na América, mas na Europa não há data. Se sair ainda este ano, eu compro uma wii em 2010.
 
claramente não gostei das batalhas, achei que o jogo de bom tinha gráficos e som, o gameplay claramente não gostei. As batalhas são demasiado lentas e levam muito tempo po meu gosto, mesmo gostando muito de lutas por turnos não me consegui adaptar. Não foi de ter jogado pouco tempo, ainda joguei cerca de 10/11 horas para ver como é que o jogo desenrolava. pelo que vi do origins as lutas já são mais rápidas, e se dizem que o jogo é melhor tinha alguma curiosidade em o jogar.
Se bem me lembro demorei 50 horas a entrar no segundo DVD... 10/11 horas é a infancia do jogo.

Eu gostei do sistema de batalha ao ponto de quando mudei para o origins, mais streamlined a inicio achar que mudou para pior, isto porque o sistema de batalha pseudo-tempo-real sumiu-se para um puramente de turnos, já não era virtualmente possivel bloquear/amortecer todos os ataques ou defender todos menos o primeiro do baralho com boa gestão.

O baten kaitos origins a ver com o primeiro tem muito pouco no entanto, além do universo partilhado e algumas personagens, Baten Kaitos 1 é um RPG com umas ideias simpáticas, mas uma plot que não era nada de especial e personagens que não eram nada de especial (ainda por cima prejudicadas pelo voice-acting subpar que a namco arranjou), é um RPG simpático precisamente pela parte que não gostaste, o sistema de batalha, que é óptimo. Já o Origins... é forte precisamente onde o outro era fraco, de facto em termos de plot, quase vale a pena jogar o Baten Kaitos 1 só para depois ver as chapadas de luva branca épicas que o mesmo dá na plot do primeiro, quase a ponto de a tornar boa, dá-lhe perspectiva e volume portanto. Tirando isso... O original é um bom jogo, mas é passável, se tivesse de eleger um top 10, ou mesmo um top 20 de RPG's da geração passada se calhar não entrava, e se entrasse era porque vale a pena ser jogado como escort title do baten kaitos origins, de outra forma simplesmente não o acho obrigatório; mas acho-o um bom jogo na mesma.

O Origins é uma obra prima daquelas que te relembra porque raio gostavas do genero em primeiro lugar. Plot brutal, voice acting brutal, character development brutal, ambientes brutais, bosses brutais... musica brutal... estavamos aqui até amanhã.
 
Última edição:
Já te tinha visto dizer isso noutros tópicos :P a parte chata é que com a impressão que fiquei do primeiro, não me tou a ver a comprar o segundo assim tão rápido, além que tinha de o importar, visto que é raro o europeu que vende o jogo.
 
Já te tinha visto dizer isso noutros tópicos :P a parte chata é que com a impressão que fiquei do primeiro, não me tou a ver a comprar o segundo assim tão rápido, além que tinha de o importar, visto que é raro o europeu que vende o jogo.
Se tiveres condições para isso... importa o Chrono Cross (suponho que já tenhas jogado o Chrono Trigger, o Chrono Cross é a sequela que ninguém em territórios PAL jogou.

"Se" gostares, lança-te de cabeça para o Baten Kaitos Origins; é o jogo em que a equipa encontrou a sua identidade de novo... E de que maneira.


Alternativamente podia-to emprestar, não foi a ti que emprestei o Tales of Symphonia?
 
Se tiveres condições para isso... importa o Chrono Cross (suponho que já tenhas jogado o Chrono Trigger, o Chrono Cross é a sequela que ninguém em territórios PAL jogou.

"Se" gostares, lança-te de cabeça para o Baten Kaitos Origins; é o jogo em que a equipa encontrou a sua identidade de novo... E de que maneira.


Alternativamente podia-to emprestar, não foi a ti que emprestei o Tales of Symphonia?

foi pois, mas não te queria estar a chatear com isso mais uma vez. No entanto caso possas podiamos combinar isso, mas só mais em agosto, que não vou estar em casa grande parte do mês. Além disso é também preciso que

descubram uma forma de usar o hbc na Wii 4.3 para o puder jogar


em relação ao cross, devo dizer que realmente já o joguei um pouco, mas devido à forma como lhe tive acesso não me quis prolongar no jogo, e esperar que haja uma forma mais legal de o fazer.
 
Se bem me lembro demorei 50 horas a entrar no segundo DVD... 10/11 horas é a infancia do jogo.
Um bocado tangente e eu não joguei BK, mas um jogo que demora assim tanto a tempo a desenvolver minimamente... não é bom design. Case in point, Final Fantasy XIII. Anyway, tangente :P Tenho que jogar tanto o primeiro como o Origins.
 
Desculpem estar a ressuscitar este tópico, mas ando a aumentar a minha colecção da Wii e estou interessado nos vários rpg/jrpgs que possui.

Estão por aqui boas sugestões, mas além dos habitualmente referidos, como o Xenoblade, The Last Story, Fire Emblem (este não é muito o meu género), Monster Hunter Tri e Muramasa recomendam mais algum?
Além desses, também me interessaram Pandora's Tower, Final Fantasy: The Crystal Bearers (se bem que este é de extremos) e Fragile Dreams, que apesar de ter um combate fraquinho parece ter uma história magnífica.

Estava para perguntar se o Spectrobes: Origins valia a pena, mas encontrei-o bem barato e como é um jogo que já não se vê por aí (nas lojas de usados, sites como o olx e outros do género) decidi levá-lo.
 
Estava mais a falar de rpgs em geral, mas pegando nos jrpg, pelo que vi por aqui, só posso acrescentar o Arc Rise Fantasia e o Opoona.
O Baroque é muito fraquinho. Cheguei a tê-lo, mas felizmente fizeram me uma excelente oferta (basta dizer que tive lucro) e não hesitei em vendê-lo.

Aproveito para perguntar se têm ideia do local/site onde poderei arranjar estes jogos com mais facilidade. Ultimamente os preços (nos ebays desta vida) têm vindo a disparar.
 
Back
Topo