Kaspersky consome tráfego!!!!!

salomao

Membro
Caros

Tenho instalado no meu portátil o Kaspersky Internet Security 7. Estive (e estou) sempre satisfeito com este produto (anti-virus e firewall) e nunca me preocupei muito com isto, excepto agora que me apercebi do seguinte:

Uso ligação de banda larga da TMN, cujo software me indica, para cada conexão, o tráfego utilizado (quer em upload quer em download).

De ha uns dias a esta parte comecei a estranhar os valores do tráfego consumido que o programa reportava. Por exemplo, saía de casa pela manhã e deixava o portátil ligado a fazer o download (http, sem qualquer programa de file sharing activo) de um ficheiro com 200 MB. Quando chegava a casa, por volta da hora do almoço, o software da TMN reportava-me um consumo de 500 ou 600 MB!!!

Suspeitei que pudesse ser algum bug do próprio software da TMN e então resolvi instalar um utilitário que me permitisse medir o tráfego consumido, com indicação dos vários programas ou aplicações responsáveis por esse consumo (netlimiter). verifiquei então que mais de 60% do tráfego gerado é da responsabilidade do kaspersky!

Verdadeiramente inacreditável. Ontem à tarde fiz o seguinte teste: deixei o pc ligado, com ligação à net activa, sem qualquer programa de IM nem nada a gerar tráfego. Ao fim de umas horas o kaspersky, sozinho, tinha-me "gasto" quase 300 MB.

Este é um problema para o qual não encontro explicação nem muito menos solução.

Alguns dir-me-ão que será a função firewall (por onde o tráfego passa sempre) que faz com que esse tráfego seja contabilizado como sendo responsabilidade do kaspersky, mas essa explicação não faz sentido porque:

a) Ainda que o tráfego que passa na firewall pudesse ser duplamente contado pelo netlimiter, deixaria de ser razoável que o netlimiter registasse, separadamente, o tráfego do kaspersky E o do browser (por exemplo). Além do mais, se fosse esse o caso, o tráfego atribuído ao kaspersky deveria ser exactamente igual à soma do tráfego originado nos outros programas, o que não é o caso.

b) Se o problema é da firewall, como justificar que estando o computador ligado à net, sem qualquer utilização ou realização de download ou mesmo simples navegação, o kaspersky continue a gerar 300 MB de tráfego ou mais???

c) Mesmo admitindo que pudesse ser um erro de cálculo do netlimiter, o software da TMN regista apenas o tráfego efectivo de internet!


Gostaria de contar com a vossa ajuda para este que, para mim, é um problema sério pois, como sabem, nas ligações de banda larga móvel o limite de tráfego é extremamente curto e esta situação faz toda a diferença!

Obrigado

Salomão
 
Eu também tenho Kaspersky tive o 7 nunca me consumiu quase nada de tráfego.
tenho o 8 não consome nada . O problema deve estar no teu PC.....
 
desde a versão 5 do KIS (6 e 7 incluisve) também consumia em média o dobro do tráfego real, isso é mesmo normal, e notei isso quando aderi inicialmente ao USB vodafone nos seus primórdios, e como tinha de utilizar um contador (NETLIMITER) pois só tinha 1Gb mensal tinha de controlar bem aquilo
 
Mas mesmo que seja do Kasper, não achas que 300MB é de mais?
Nem estando a descarregar actualizações diárias faria esse tráfego.
 
Boas
Vê se o KIS não está sempre a tentar fazer updates.Eu tive a pouco tempo um problema com o kaspersky internet securoty 7 porque ele estava sempre a tentar fazer updates mas não conseguia.Até que chegou a um dia e disse que tinha a database corropida ou assim.Ele tb me estava a gastar trafego internacional.
Reinstalei e ele agora faz os updates todos os dias normalmente.
 
está-me a acontecer o mesmo... tenho o kis 2009 e se for a Protection>System security>Network monitor, na aba network trafic aparece la o kis sempre com mais de 150MB de download e cerca de 100MB de upload... nao é nada normal. tem sempre mais trafego do que qualquer outro programa. se alguem descobrir agradecia que dissesse como resolver.. talves a desactivar alguma funcionalidade, talves o web trafic protection ou proactive defense...não faço ideia..
acho que vou desinstalar e quando descobrir como resolver volto a instalar...:'(
 
está-me a acontecer o mesmo... tenho o kis 2009 e se for a Protection>System security>Network monitor, na aba network trafic aparece la o kis sempre com mais de 150MB de download e cerca de 100MB de upload... nao é nada normal. tem sempre mais trafego do que qualquer outro programa. se alguem descobrir agradecia que dissesse como resolver.. talves a desactivar alguma funcionalidade, talves o web trafic protection ou proactive defense...não faço ideia..
acho que vou desinstalar e quando descobrir como resolver volto a instalar...:'(

O KIS original tambem faz isso ?

Cumps
 
Boas. Eu fiquei realmente preocupado quando hoje, resolvo, depois de fazer o download do Linux Opensuse 11 no Instituto, ver o trafego consumido e nao é que o KIS 2009 consumiu de "incoming traffic" o módico valor de 20 gigas (Para alem do Free Download Manager consumir o tamanho do DVD). Sim é verdade, nao é erro. Agora nao sei em que é que ele consumiu este trafego tao irrealista nem que cena marada é esta. E já agora em "outgoing" foram-se 2.9GB. Realmente tou um bocado confuso. Que é isto?:confused::wow:

PS: Parece que o KIS vai voar do meu pc pra fora... nunca tal coisa me aconteceu.
 
Onde vocês acedem a essa info? eu tenho o KIS 7.0.1.35

Se for a Protecção->Firewall->Ver actual actividade da rede, aparece-me o tráfego, mas julgo que é aquilo que consumi (enviado e recebido).... não o do anti-vírus, certo?

Se alguém me puder esclarecer agradeço.
 
Back
Topo