1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Kde 4.3.0

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Larbac, 5 de Agosto de 2009. (Respostas: 25; Visualizações: 2194)

  1. A comunidade do KDE já anunciou a total disponibilidade do KDE 4.3 “Caizen”, trazendo vários melhoramentos à experiência do utilizador e à plataforma de desenvolvimento. O KDE 4.3 continua a aperfeiçoar as suas características únicas trazendo novas inovações. Enquanto o KDE 4.2 estava planeado para a grande parte dos utilizadores, o KDE 4.3 oferece um produto mais estável e completo para uso doméstico ou para empresas.
    [​IMG]
    A comunidade do KDE corrigiu mais de 10000 bugs e implementou mais de 2000 novas funcionalidades nestes últimos seis meses. Foram perto de 63000 modificações feitas por pouco menos de 700 contribuidores. O KDE 4.3 pode ser descarregado na zona de downloads onde poderá ler instruções de como compilar o KDE para o seu sistema.
    Os utilizadores do *buntu 9.04 podem obter o KDE 4.3 de uma PPA que está disponível no Launchpad, mas não é oficialmente suportado. O KDE 4.3 virá na próxima versão, que será o Kubuntu 9.10 Karmic Koala. As informações detalhadas como imagens e vídeo podem ser visualizadas no comunicado oficial.
     
  2. petersaints

    petersaints Power Member

    Pena que nos próximos tempos não devemos ver uma distro com isto minimamente polido. Visto que estes pacotes são compilados meio à pressa para as versões das distros actuais.
     
  3. alakazan

    alakazan Power Member

    nunca tendo experimentado decentemente o KDE, acho que vou instalar, mesmo no ubuntu, e rolar por uns dias para ver.

    edit:
    face a 4.0 que testei por breves momentos quando saiu, parece-me melhor em termos de "velocidade dos efeitos".
    tive uns crashes iniciais, mudei de sessão sem reiniciar, mas fiz um restart e tá tudo ok. a velocidade a abrir as apps é como no gnome, deixa um pouco a desejar.

    fazer umas explorações e tal....

    edit2:

    estou agradavelmente surpreendido, vou ficar por uns dias com isto.
     
    Última edição: 5 de Agosto de 2009
  4. vjoe

    vjoe Power Member

    Mentira. Está nos repositórios do Arch.
     
  5. Vmexia

    Vmexia Power Member

    Boas, sou novato do linux este kde pode ser instalado no opensuse 11.1.
    É que com tantas variações de linux fico um bocado baralhado.
     
  6. petersaints

    petersaints Power Member


    Sim vjoe. No Arch e não só. O que quero dizer é que apenas nas próximas releases das distros veremos o KDE 4.3 optimizados e polido. Claro que o Arch é rolling distro mas também deverá receber alguns updates até ficar a 100% ;)
     
  7. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Estou à espera que os gajos do PCLinuxOS lancem uma nova versão com o KDE4.3 para ver como é, sabendo que é uma distro que prima pela estabilidade já deverá de estar +- polido:x2:
     
  8. Hmmm. Parece-me bem... :009:
     
  9. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Até agora só notei duas diferenças. O lancelot menu tem uma pequena seta ao lado de cada programa que faz o programa abrir sozinho e em vez de termos uma botão a dizer "log out" temos a dizer "leave".

    O tema por defeito também é mais bonito. De resto, funciona tudo como é suposto funcionar e como funcionava já bem na versão anterior.
     
  10. vjoe

    vjoe Power Member

    "Optimizar e polir" (seja lá o que isso queira exactamente) os pacotes é responsabilidade da dev team dos mesmos. Os devs da distribuição só têm que os integrar na mesma. O que dizes não faz sentido.
     
  11. petersaints

    petersaints Power Member

    vjoe, eu quis dizer no sentido de melhorar a integração na distro. Por exemplo, compara lá um KDE 4.2.x do Ubuntu com o do openSUSE 11.1. Apesar de serem a mesma versão uma está muito melhor adaptada que a outra!
     
  12. vjoe

    vjoe Power Member

    Mas integrar na disco em que sentido? Os pacotes só precisam de estar em sintonia com as libs/pacotes das quais dependem e dos pacotes que dependem dele. É isso o "optimizar e polir"?

    Indica uns exemplos do que pretendes transmitir.
     
  13. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Penso que o petersaints refere-se aos problemas que muitas vezes surgem com as novas versões dos DE's... Ora são uns ícones que não aparecem ou aparecem "foleiros", ora são as organizações default dos itens dos menus que tão uma salganhada sem fim, ora são crashs vindos de não sei onde com as apps que usam qt, etc...

    A comparação que ele fez entre openSUSE e Kubuntu é realmente pertinente pois eu no Kubuntu é só problemas de crashs e afins... No OpenSUSE até agora não senti nada disso pois é uma distro que "cuida" mais da manutenção de pacotes do KDE...
     
  14. davchaintech

    davchaintech Power Member

    Eu uso Ubuntu com Gnome e também com o KDE 4.3 e não vi nada de problemas...
    Também já usei OpenSUSE mas nunca gostei dessa disto :)

    Abraços.
     
  15. Nomearod

    Nomearod Power Member

    A única optimização que tenho no meu KDE é aquela que os programadores do DE quiserem introduzir e não encontro problema algum.

    Está tudo a funcionar e só tive um crash no FF ontem que me bloqueou o X e tive que reiniciar mas acho que o problema teve a ver com o Ubiquity.

    De resto, noto que o arranque após o KDM está um pouco mais lento.
     
  16. petersaints

    petersaints Power Member

    Nomearod andas de KDE 4.3 em que distro?
     
  17. vjoe

    vjoe Power Member

    Não sei, não usei nenhuma dessas distribuições.

    Ainda assim, quando um pacote é lançado, os devs das distribuições não vão corrigir os seus bugs, vão sim integrá-lo na distribuição.
    Esses problemas que por vezes ocorrem, são devido a pacotes desenvolvidos pelos devs das distribuições que assentam no pacote anterior.

    É o que dá usar distribuições da pila. :P
     
  18. petersaints

    petersaints Power Member

  19. VuDu

    VuDu Power Member

    Se o problema for do pacote as patchs vão para o upstream e não apenas para o pacote da distro. Como já disseram esse tipo de ajustes é para integrar correctamente a versão upstream na estrutura da distro. São poucos os casos de patchs que vocês falam e tipicamente quando são, usam patchs que já foram aceites pela dev team do programa mas que só aparecerá numa próxima versão.
    Arch + vanilla packages 4 the w1n!
     
  20. vjoe

    vjoe Power Member

    ^
     

Partilhar esta Página