KEF vs B&W vs Celestion vs???

ProfPatPending

Power Member
Fala-se muito em plasmas... lcd´s... Vamos variar um bocado!! :003:

Ouço falar em muitas marcas de colunas, como por exemplo as que coloquei no tópico, mas não há muito feedback sobre as mesmas. Claro que os setups são imensos... mas queria que deixassem neste tópico a vossa opinião/experiência em colunas e o que é que têm como referência. :cool:

Já agora... se me puderem "traduzir" as specs também ficava agradecido!! Ohms... Impedance... algumas tem potência entre 10-100... ??? :(
 
Viva,

Sendo directo aqui fica o meu comentario sobre modelos especificos das colunas que referes.

KEF IQ1 ou IQ3
Contras - Som mt metálico e agudo. Cansa imenso
Pros - Preço

B&W 686 e 685
Contras - Preço e Baixos pouco presentes nas 686.
Pros - Qualidade e detalhes elevadissimos.

Celestion
No idea, nunca ouvi...


Agora quanto às specs, epa sinceramente isso pouco quer dizer... na escolha de colunas o q tens q ter em conta é o teu ouvido e o q mais te agrada.

Penso que a unica medida que poderá ter algum peso, e isto para mim, é a resposta em frequência. Para leigos é o range de frequencia mais baixa até à frequência mais alta que a coluna consegue reproduzir com pouca atenuação. Algo tipo entre os 20hz até aos 20khz.

Fica bem
 
Viva,

Sendo directo aqui fica o meu comentario sobre modelos especificos das colunas que referes.

KEF IQ1 ou IQ3
Contras - Som mt metálico e agudo. Cansa imenso
Pros - Preço

B&W 686 e 685
Contras - Preço e Baixos pouco presentes nas 686.
Pros - Qualidade e detalhes elevadissimos.

Celestion
No idea, nunca ouvi...


Agora quanto às specs, epa sinceramente isso pouco quer dizer... na escolha de colunas o q tens q ter em conta é o teu ouvido e o q mais te agrada.

Penso que a unica medida que poderá ter algum peso, e isto para mim, é a resposta em frequência. Para leigos é o range de frequencia mais baixa até à frequência mais alta que a coluna consegue reproduzir com pouca atenuação. Algo tipo entre os 20hz até aos 20khz.

Fica bem

Agradeço o teu testemunho, até agora o único. :001: No entanto, se tiveres experiência com outra marca de colunas, partilha-a. Não quero restringir este tópico apenas a estes marcas, daí os ???
 
Inicialmente era para comprar umas K&F , a Cresta C e as Cresta 2 mas depois optei pelas TANNOY, tenho a TANNOY MXC e as MX2 neste momento estes modelos já não existem à venda, mas devem haver equivalentes, estou contente com a qualidade de som, agudos e medios nitidos e cristalinos, graves quanto baste, para home cinema o subwoofer ajuda claro, mas para ouvir musica prefiro desligar o subwoofer, e ponho só em modo stereo e fica muito bom. Mas isto são gostos muito pessoais, não à nada como ir a uma casa da especialidade e poder ouvir a mesma musica no mesmo amplificador e no mesmo leitor cd/dvd, e ir mudando só as colunas, aí sim tem-se realmente a noção da diferença de umas colunas para as outras. Na altura ouvi tambem as K&F e achei agressivas demais nos medios/agudos e com menos graves que as Tannoy, estas achei-as mais equilibradas na gama de medios/agudos e com mais graves. Não sei se alguem partilha a mesma opinião mas foi o que eu achei.

Relativamente às designações não estou muito bem dentro do assunto mas penso que seja assim:

Colunas de 8 ohm têm uma qualidade superior às de 4 e 2 ohm . neste aspecto ????....??não tenho a certeza.

Quanto à potencia WWWWW...:001: quando as colunas dizem de 10w a 90w é a potencia recomendáda para o amplificador.

Os DB décibeis é a sensibilidade da coluna, quanto mais decibeis tiver mais sensivel e menos volume é preciso dar ao amplificador, por exemplo.

As frequencias foi uma coisa que eu verifico sempre nas colunas. uma coluna diz que trabalha dos 65hz aos 15000Khz. a frequencia mais baixa é os graves a a mais alta é os agudos. Se tivermos outra coluna com as mesmas caracteristicas excepto a frequencia baixa, em vez de ser 65hz ser 40hz, é capaz de reproduzir muito mais graves que a outra.
Não sei se me fiz entender.
Por exemplo o Subwoofer que comprei consegue reproduzir dos 20hz
até aos 120hz. o ouvido humano não consegue ouvir frequencias baixas de 20hz, mas sentimos:-D.
 
Boas,
tenho uma dúvida semelhante que gostaria de esclarecer.
Estou a pensar comprar um sistema de som (home cinema 5.1), e estava a pensar em:
receiver: onkyo tx-sr505
colunas: inifinty beta hcs

será que é uma escolha aceitável ou haverá melhores soluções por um preço semelhante?
Outra dúvida é: o que é que se perde em ter um receiver 7.1 com colunas 5.1?

Desde já muito obrigado.
 
Perdes 2 canais heheheh:003::001::-D.

Tenho 5.1 e mesmo que quisesse por 6.1 ou 7.1 não tenho espaço suficiente para por tanta coluna, já com as 5.1 a maria dá-me cabo da cabeça!1:D:D:D:D:005:
 
Inicialmente era para comprar umas K&F , a Cresta C e as Cresta 2 mas depois optei pelas TANNOY, tenho a TANNOY MXC e as MX2 neste momento estes modelos já não existem à venda, mas devem haver equivalentes, estou contente com a qualidade de som, agudos e medios nitidos e cristalinos, graves quanto baste, para home cinema o subwoofer ajuda claro, mas para ouvir musica prefiro desligar o subwoofer, e ponho só em modo stereo e fica muito bom. Mas isto são gostos muito pessoais, não à nada como ir a uma casa da especialidade e poder ouvir a mesma musica no mesmo amplificador e no mesmo leitor cd/dvd, e ir mudando só as colunas, aí sim tem-se realmente a noção da diferença de umas colunas para as outras. Na altura ouvi tambem as K&F e achei agressivas demais nos medios/agudos e com menos graves que as Tannoy, estas achei-as mais equilibradas na gama de medios/agudos e com mais graves. Não sei se alguem partilha a mesma opinião mas foi o que eu achei.

Relativamente às designações não estou muito bem dentro do assunto mas penso que seja assim:

Colunas de 8 ohm têm uma qualidade superior às de 4 e 2 ohm . neste aspecto ????....??não tenho a certeza.

Quanto à potencia WWWWW...:001: quando as colunas dizem de 10w a 90w é a potencia recomendáda para o amplificador.

Os DB décibeis é a sensibilidade da coluna, quanto mais decibeis tiver mais sensivel e menos volume é preciso dar ao amplificador, por exemplo.

As frequencias foi uma coisa que eu verifico sempre nas colunas. uma coluna diz que trabalha dos 65hz aos 15000Khz. a frequencia mais baixa é os graves a a mais alta é os agudos. Se tivermos outra coluna com as mesmas caracteristicas excepto a frequencia baixa, em vez de ser 65hz ser 40hz, é capaz de reproduzir muito mais graves que a outra.
Não sei se me fiz entender.
Por exemplo o Subwoofer que comprei consegue reproduzir dos 20hz
até aos 120hz. o ouvido humano não consegue ouvir frequencias baixas de 20hz, mas sentimos:-D.


Fiquei esclarecido e surgiu outra dúvida. Todas as colunas funcionam com todos os amplificadores? Se um amplificador tem uma potência de 7x140w por exemplo e as colunas trabalharem apenas até aos 90w, não funcionam nesse amplificador?
 
Perdes 2 canais heheheh:003::001::-D.

Tenho 5.1 e mesmo que quisesse por 6.1 ou 7.1 não tenho espaço suficiente para por tanta coluna, já com as 5.1 a maria dá-me cabo da cabeça!1:D:D:D:D:005:

Obviamente q percebo q perco 2 canais. A pergunta ia mais no sentido, se funcionava bem, se se perde dimensão, etc. etc. E sim, tb so quero ficar por 5.1 porque ja pra lhe explicar a vantagem em ter um sistema de som foi.... complicado.

Se alguem tiver alguma opinião sobre o assunto e que não se importe de divulgar... agradecia.
Obrigado.
 
Fiquei esclarecido e surgiu outra dúvida. Todas as colunas funcionam com todos os amplificadores? Se um amplificador tem uma potência de 7x140w por exemplo e as colunas trabalharem apenas até aos 90w, não funcionam nesse amplificador?

Desde que o amplificador suporte a impedância das colunas (é uma das caracteristicas das colunas e costuma ser, por exemplo, 4, 6, 8 ohms) funciona.
Mas se o amplificador tiver mais potência que as colunas podes estragar as colunas se puchares muito por elas.
 
Colunas de 8 ohm têm uma qualidade superior às de 4 e 2 ohm . neste aspecto ????....??não tenho a certeza.

Penso que não tem nada a ver com a qualidade.
Normalmente, um amplificador consegue entregar mais potência a colunas com menos impedância (menos ohms) porque para a mesma potência precisa de entregar menos voltagem na saída do amplificador (a voltagem máxima na saída do amplificador está limitada pela voltagem da fonte de alimentação do amplificador)
 
O que pode estragar as colunas é um amplificador fraco, ou seja, com menos corrente do que as colunas precisam.Ao puxarem pelo volume, o esforço é que pode gerar estragos.O inverso, isto é, muita corrente significa que as colunas vão trabalhar com pouco esforço.

A menor impedância(4 ou 2 om´s)também exige mais do amplificador.Assim como a sensibilidade em dbs.Quanto menor fôr a sensibilidade de uma coluna, mais corrente precisará para tocar a um determinado volume.
 
Obviamente q percebo q perco 2 canais. A pergunta ia mais no sentido, se funcionava bem, se se perde dimensão, etc. etc. E sim, tb so quero ficar por 5.1 porque ja pra lhe explicar a vantagem em ter um sistema de som foi.... complicado.

Se alguem tiver alguma opinião sobre o assunto e que não se importe de divulgar... agradecia.
Obrigado.


Estava na brincadeira claro, espero que não tenhas levado a mal....


O espaço que tenho, como é pequeno se pusesse um sistema 7.1 penso que perdia o ambiente todo, pois as colunas ficam todas muito perto umas das outras e não tinham o espaço suficiente para criar um ambiente e palco sonoro em condições. O meu amplificador é 5.1, os novos de 7.1 não sei se têm a função de funcionar em outros modos anteriores, ou se simplesmente não se liga lá as colunas e pronto. É uma questão de pesquisar os manuais dos amplificadores.

Já agora gostava de ouvir também a opinião de alguem que tenha um 7.1 mas que já teve 5.1 se notou muitas diferenças e se estou certo quando digo que tambem os m2 influenciam. essas mesmas performances.


Um abraço para todos.!!
 
Última edição:
Fiquei esclarecido e surgiu outra dúvida. Todas as colunas funcionam com todos os amplificadores? Se um amplificador tem uma potência de 7x140w por exemplo e as colunas trabalharem apenas até aos 90w, não funcionam nesse amplificador?


1-- Sim funcionam com todos os amplificadores.
O primeiro cuidado a ter é saber qual as impedancias que o amplificador suporta. por norma todos devem suportar pelo menos 4 e 8 ohm.

2-- Funcionam, não podes é puxar pelo amplificador ao maximo.
 
Desde que o amplificador suporte a impedância das colunas (é uma das caracteristicas das colunas e costuma ser, por exemplo, 4, 6, 8 ohms) funciona.
Mas se o amplificador tiver mais potência que as colunas podes estragar as colunas se puchares muito por elas.

é preferivel ter um AV com um pouco mais de potencia do que a menos, mas claro, nada de abusos.


uuppsss
o beckzito já respondeu a tudo o que queria dizer.
só vi agora e editei.

eu por exemplo: o AV debita 110W as colunas aceitam 100w, penso estar bem equilibrado
 
Última edição:
Vou repetir:um amplificador até pode ter 500w que não é isso que estraga umas colunas.Aliás, as marcas de colunas costumam é indicar um amplificador com potência superior(!) a X para precisamente não haver problemas e tocarem melhor.Nunca o inverso.
As colunas passivas não têm watts, podem é aguentar mais ou menos tempo a um volume mais alto durante um determinado tempo.
 
Back
Topo