komo faxer um overclock??

[-Cristo-]

Power Member
oi pessoal
antes de mais mts PARAbens por este fantastico forum...:D

será que aki no forum ah alguma alma karidosa k me poxa explikar paxo a paxo komo faxer um overclock??
o meu sistema é este:
System Info Version:2.2
Operating System:Microsoft Windows XP
Processor:Intel Celeron(tm) @ 901 MHz
Graphics Card:NVIDIA RIVA TNT2 Model 64
Total Physical Memory:64 MB
Free Physical Memory:10.34 MB
Motherboard Manufacturer:MICRO-STAR INTERNATIONAL CO., LTD
Motherboard Model:MS-6309
aceito sugestoes...:-D lol :-D
 
Originally posted by [-Cristo-]
oi pessoal
antes de mais mts PARAbens por este fantastico forum...:D

será que aki no forum ah alguma alma karidosa k me poxa explikar paxo a paxo komo faxer um overclock??
o meu sistema é este:
System Info Version:2.2
Operating System:Microsoft Windows XP
Processor:Intel Celeron(tm) @ 901 MHz
Graphics Card:NVIDIA RIVA TNT2 Model 64
Total Physical Memory:64 MB
Free Physical Memory:10.34 MB
Motherboard Manufacturer:MICRO-STAR INTERNATIONAL CO., LTD
Motherboard Model:MS-6309
aceito sugestoes...:-D lol :-D

Aqui Fala o mestre dos Celerons(trademark).
Tens uma Msi como MotherBoard,e para começar descobre os jumpers (ou pinos) e melhor consulta o manuel(como dizem os espanhoís);Para Português Manual.Se não saberes onde para o manual vai ao site http://www.msi.com.tw tiras o PFD do manual Pdf =(Formato Adobe Acrobat Reader),
Depois de identificares os jumpers vamos lá então fazer Overclocky.Como norma o Celeron Coppermine funcionava a 66 Mhz de Fsb mas a partir do 766/800 passou a ter o Barramento (Fsb) passou a funcionar a 100mhz.

Agora vamos á bios,o programa interno das motherboars fazer os ajustes pretendidos (e espero que seja pretendido...).No arranque do Pc tecla Del para aceder á bios.
Ajustes ao processador:
Nota:O multiplicador do Celeron está bloqueado,(palmas pra Intel pela extrema intelegência pelo facto),assim sendo só podemos mexer no Fsb...(Sniffff).
1-Passo-Subir o Fsb ligeiramente(Sobe 1 Ponto de Fsb cada vez ,sais da bios e vê se o pc arranca.Se sim continua a subir mais ponto.(Caso á parte o meu Celeron chega sem arrefecimento adquado aos 129 fsb mas já fica um coi estável).
2-Passo-Depois de mexeres no Fsb,vamos mexer nas memórias,alterando os seus tempos.
Possivéis Opções;os valores mais baixos são os melhores.Vai testando.(atenção tudo depende da bios,pois todas podem ter opções diferentes aqui mostradas
2-Placa Gráfica-(jezzz)Riva ??? Considera comprar outra placa explo Geforce,Radeon),mas se quiseres puxar a placa saca o riverTuner,Geforce Utility em http://www.guru3d.com .
Nota:Com estes programas podes alterar parametros da tua placa,acelarando por explo o seu core e memória.

Conselhos finais:Se não conseguires arrancar o pc ,tira a pilha da board com o pc desligado e volta a mete-la outra vez

Bem vai vendo isto depois digo mais coisas.
 
.

pronto ja tirei o manual e ja sei onde ta o jumper (axo eu...:/)
e agora o k tenho de faxer?
e k eu ja tentei aumentar o fsb e kando vou la ver pra ver se ta komo eu pos...mas volta sp ao normal n sei pq (eu salvo antes de sair da bios)
tkns;)
:D
 
Cristo,

vais ao frequency voltage control... depois Host CPU/PCI clock, e vais subindo lentamente o bus do CPU... por exemplo 103MHz.

O teu CPU é um Celeron 900MHz (9*100), em que o 9 é o multiplicador e o 100 é bus desse CPU.


Se por exemplo pores 103MHz de bus ficas com 927MHz.


Sobes num passo de cada vez até noteres instabilidade no Windows.

A partir daí podes subir o vcore mas aconselho-te a ter um bom arrfecimento.

O vio deixa-o como está.
 
.

olha eu fix isatamente akilo k tu dixeste...fui ao frequency voltage control dps ao CPU Host Clock (CPU/PCI) DEFAULT e dps aparece isto:
DEFAULT
124/41 Mhz
129/32 Mhz
133/33 Mhz
138/35 Mhz

e o k aconteçe é o seguinte:
eu kando ponho uma destas opçoes tipo 129/32 Mhz dps salvo e saio da bios volta a ir la e fika komo esta ou seija DEFAULT...:(
ja tentei kom as outras opçoes e aconteçe sempre a mesma koixa...
podias explikar pq e k aconteçe isto sff?
tkns;)
:D
 
É muito dificil meteres isso a mais de 129 sem teres refrigeração adquada.Tenho aqui um CoolerMaster por exemplo tb não chego aos 129.Enquanto ao que fazes é lógico que a board não vai aceitar essa velocidade de barramento.
124/41 Mhz- não metas a esse speed que o disco rigido não aguenta.
 
Última edição:
.

"issu nao dá pa mexer com o vcore?"
n sei se da...
komo e k se fax isso?
tkns;)
:D
PS:"É muito dificil meteres isso a mais de 129 sem teres refrigeração adquada.Tenho aqui um CoolerMaster por exemplo tb não chego aos 129.Enquanto ao que fazes é lógico que o sistema não vai aceitar essa velocidade de barramento."
entao ker dixer k tenho de ter uma boa ventilaçao no pc e isso?
e axim o sistema ja deixa por...?
tkns
 
Pois claro!o inimigo Nº1 do Overclock é o calor!Deves de refrigerar o sistema;Sugestões :Compra um bom cooler (vulcano etc),botas uma ventoinhas extra (Vende-se numa casa de electrónica,metes pasta condutora de calor(pergunta á loja se tb o têm)!
 
A Vcore é a voltagem, ou seja, funciona como papa, kt mais papa deres ao teu CPU melhor desempenho este terá. Logo aki necessitas obrigatóriamente de aumentar a Vcore pa poderes ter um CPU mais rápido, talvez até seja disso kele n t aceite as outras velocidades. N tenhu a certeza puk até agora só trabalhei com PC's onde as respectivas boards permitem avançar de 1mHz em 1mHz. A Vcore aumenta-se no sitio onde s aumenta o CPU clock. Onde estavas, em baixo deve t aparecer algo como Vcore e Vio ou algo axim, aumentas a Vcore, a Vio deixa tar, mas n aumentes mto. Carrega praí uma ou duas vezes puk s aumentares mt exa cena akece e n é ixu ka gente ker.

S n entenderes mto bem, uma amigo meu tem um site porreiro k t explika pormenorizadamente: http://www.overclocking.cjb.net/
No entanto é sempre bom recorrer aki ao forum puk com certeza há ppl capaz d t ajudar. Sei algumas cenas mas outras ultrapassam-m por isso keep asking.

Stay Safe :P
 
.

rmickey tu deste-me o site mas mesmo axim n entendi...=/
pq n sou grande fa de ingles...
se podeses por a parte k interresa em portugas agradecia...;p
tkns;)
:D
 
Eias, fui eu que fiz o site, vamos fazer assim. Começa desta maneira:

1º Vê que temperaturas tens sem overclocking, (usa o motherboard monitor 5 (link numa thread deste forum))

2º Toma como limite os 50ºC-55ºC, qualquer coisa acima disso é muito perigoso. Para saberes qual a tua temperatura maxima corre o Prime (programa que puxa pelo processador) durante uma hora (podes tara fazer qq coisa enqto ta a correr, mas de preferencia nada que puxe mto pelo processador). Lembra-te de ter o motherboard monitor a correr. Depois dessa meia hora abres o MBM e ves la qual foi o máximo de temperatura que atingiste (separador High/Low).

3º Caso essa temperatura esteja abaixo dos 55ºC, vai à bios, e no mesmo separador onde podes alterar a velocidade do FSB, deves ter la qq opção para alterar o VCORE. Sobe para o valor seguinte e volta a correr o prime durante meia hora. Volta a repetir estes passos até chegares a uma tempereatura de 50ºC-55ºC, ai sim, saberás que ja n podes subir mais o VCORE, senão corres o risco de ter instabilidade muito acentuada. Depois de teres achado o Vcore maximo, mantems nesse valor maximo (de modo a não passar os 50-55ºC) e aumentas o FSB, mas n vas logo pó valor maior, vai lentamente.....

NOTA: Se o teu CPU tiver a mais de 55ºC, esquece o overclocking e pensa seriamente em meter um cooler novo!

É da melhor maneira que te consgio explicar, se n entenderres alguma coisa, posta ai que eu explico melhor!
 
Back
Topo