Lan muito lenta em transferencias pelo explorer

d_only_1

Power Member
Peço desculpa se já existe algum tópico com o mesmo problema, mas eu não encontrei nenhum com os sintomas iguais.

Tenho em casa uma Lan a funcionar com 2 pc's ligados a um router (Surecom EP-4504AX) que por sua vez liga ao modem da netcabo.
Segundo as luzes do router todas a ligações estão a 100Mbits, e cada pc confirma o mesmo acerca da sua placa de rede (onboard nforce2).
O que se passa é que quando tentamos copiar ficheiros partilhados (em qq um dos pc's) a velocidade de transferência é ridiculamente lenta... Observando o gráfico de tráfego da rede do task manager observo que durante a transferência a utilização da rede nem chega a ultrapassar os 2% dos 100Mbits, e realmente a transferência demora uma eternidade. Agora o estranho é que se eu correr o benchmark de rede do sandra a velocidade bate certa para uma ligação de 100Mbits, aprox 10MB/s.
O que pode estar mal..? Alguma coisa mal configurada no windows?

Outra coisa, nas definições da placa de rede ambos os pc's tinham a velocidade de ligação definida para "full autonegotiation". Testamos meter "force 100 full duplex" mas não resolveu o problema. Mas uma coisa que aconteceu foi que as luzes no router que indicavam "Fdx/Col" (q presumo que sejam referentes à colisão de pacotes) q antes estavam sempre acesas (não era piscar, estavam mesmo sempre acesas) agora estão apagadas e só piscam mto ocasionalmente. Isto para as ligações aos nossos pc's, pq a ligação ao modem continua com essa luz sempre acesa. Não sei se isto será importante mas achei curioso.

Ideias..?
 
As luzes "Fdx/Col" querem dizer Full Duplex / Colisions.

Ou seja, quando a comunicação está em full duplex, essas luzes devem estar sempre acesas e só piscam quando acontecem colisões.

O que está a acontecer é que perdeste o full duplex e agora só as vês a acender quando acontecem colisões.

Verifica os cabos. Podem estar mal cravados, a ficha pode ter sido semi arrancada, ou um link mal establecido. Um dos cabos pode estar incorrectamente encaixado na placa de rede ou no router.

Repara que quando forçaste os 100Mb perdeste o full duplex. Por isso parece-me que a rede não está a funcionar bem a essa velocidade.

Eu suspeitaria dos cabos...
 
Então a luz sempre acesa significa que está em full duplex? Então pq é que se eu forçar, deixa de estar em full duplex..? :confused: É que isto acontece em ambos os pc's (ambos com Lan onboard da nforce2).
Agora excolhi "Autonegotiate for 100FD" e voltou a acender essa luz.
A do modem tb está sp acesa (pela logica o modem tb está em FD).
Mas voltando ao problema em questão, as transferências estavam igualmente lentas, com ou sem a luz do FD acesa.
(ainda não testei o software indicado pelo _zZz_)
Sabem de algum software de testes/diagnóstico/benchmark especifico para LAN..?
 
Alph disse:
hihi knd os cds do swimmer nao funcionam nalgumas drives há k inventar outros métodos! :D

Os CDs e o PC do swimmer têm protecção anti-CHULOS :P

ISto é uma espetaculo...ter um pc em rede, roubar tudo e não deixar k me roubem alguma coisa...tá mm safe este pc...


@d_only_1

Tenta com um cabo diferente e o mais curto possivel... A velocidade dos dados diminui enquanto o tamanho do fio aumenta...

Tenta cravar de novo o cabo, se não funcionar, arranja um cabo novo pk por vezes, o cabo está partido no seu interior :(
 
Back
Topo