Lançado MoonLight 1.0 aka Silverlight opensource

APLinhares

OpenSource
Novell apresenta Moonlight 1.0, o “Silverlight de código aberto”

A Novell anunciou o lançamento da versão 1.0 do Moonlight, implementação em código aberto da tecnologia Microsoft Silverlight. O Silverlight foi criado pela Microsoft com o objetivo de fornecer uma solução completa e robusta para criação e entrega de aplicações ricas para Internet (RIA, Rich Internet Applications) e experiências em mídia. Assim como o Silverlight se baseia na plataforma .NET, também criada e desenvolvida pela Microsoft, o Moonlight tem como base o Mono, implementação em código aberto dessa plataforma.
O desenvolvimento do Moonlight é, em parte, resultado da atual colaboração técnica entre a Microsoft e a Novell com o objetivo de promover a interoperabilidade entre Linux e Windows.
“O Moonlight traz os benefícios do conteúdo multimídia do Silverlight para os espectadores que usam Linux”, afirmou Miguel de Icaza, fundador do projeto Mono (além de outros softwares célebres de código aberto, como Gnome e Midnight Commander) e vice-presidente de desenvolvimento de plataforma da Novell. “Esse primeiro lançamento tem como objetivo eliminar os obstáculos do conteúdo multimídia e criar igualdade na experiência de visualização do usuário, independentemente de ele usar Windows ou Linux”.
Fonte
 
Pena é outros não poderem desenvolver ou sequer redistribuir, sob pena de processos judiciais por violação de várias patentes da Microsoft.

Ao que parece, o acordo com a Novell é de tal maneira que impede mesmo quaisquer terceiros de redistribuir o software, só é legal se os utilizadores finais o receberem da própria Novell e mais lado nenhum. Desta maneira, nem pode ser incluído nas distros! Se não se quiserem arriscar, é claro.
 
Isso, na minha opinião foi uma tentativa de dizer "hey o silverlight pode ser usado em qualquer browser e em qualquer SO".
 
Última edição:
Não vejo isto com muito bons olhos... Já o projecto Mono me deixa de pé a trás. Lembro-me de ver uma discussão nos foruns do Fedora a falar se alguns problemas de "contaminação" se software por parte destes projectos.
 
Moonlight e linux

Moonlight plans video-patent police beater for Linux


The open-source version of Microsoft's Silverlight is adopting hardware-based decoding for video, a move that will boost multimedia on Linux devices.
Moonlight is adding support for Nvidia cards to offload the work of H.264 and VC1 decoding from the software player to the actual hardware. Nvidia features the Video Decode and Presentation API for Unix (VDPAU) so that the video card - not the software player - does the decoding.
It's a small but significant development. Offloading should help speed overall performance of any device that uses Nvidia's video cards or the g8 series as it'll be the card rather than the CPU that's doing the processing.
The move should also make it ethically palatable for users running GPL'd Linux such as Debian, Ubuntu, or Red Hat on a PC and legally safer for OEMs building consumer gadgets like Blu-ray DVD players on these Linux distros and Moonlight.
restante artigo

 
Tenho experiências diferentes em relação ao Moonlight na versão Windows e Linux! Instalei-o no Firefox no Win e funcionou correctamente, instalei-o no Firefox no Linux e não funcionou ... A página que estava a usar essa tecnologia da MS mostrava uma mensagem de erro dizendo que a versão instalada era a 1.0.30401.0 e necessitava da versão 2 !
Não quero para já tirar conclusões precipitadas pois estou a tentar testá-lo em várias página, depois digo mais alguma coisa.


edit: Bem, parece que teremos que esperar pela versão 2 para Linux...
 
Última edição:
Tenho experiências diferentes em relação ao Moonlight na versão Windows e Linux! Instalei-o no Firefox no Win e funcionou correctamente, instalei-o no Firefox no Linux e não funcionou ... A página que estava a usar essa tecnologia da MS mostrava uma mensagem de erro dizendo que a versão instalada era a 1.0.30401.0 e necessitava da versão 2 !
Não quero para já tirar conclusões precipitadas pois estou a tentar testá-lo em várias página, depois digo mais alguma coisa.


edit: Bem, parece que teremos que esperar pela versão 2 para Linux...

É o que eu digo, isto é só para inglês ver porque de resto...
 
Back
Topo