Lançamento: Intel Dothan - O "A64" da Intel?

SilveRRIng

Power Member
Já aí estão umas reviews do bicho.

TomsHardware

X86-Secret já traduzido do francês para inglês.

Dirão os gurus que não surpreende, mas a mim foi uma agradável surpresa, principalmente quando o conseguirem OC para 2.4Ghz e fazê-lo bater a concorrência (P4, P4EE e A64) a 3.4Ghz (3400+), praticamente em tudo o que é benchmark, até mesmo nos tradicionalmente "rullados" pela AMD (por isso o titulo ;))

O stock cooler, visto que isto ainda é para portátil não chega para fazer um Oc com deve de ser, mas com um SP94 a coisa mudou totalmente de figura.

Vou querer ver este CPU convenientemente armado de uma plataforma com FSB a 800, PAT e restantes apetrechos com objectivos performantes, menos do que preocupações energéticas.

Se já tinha gostado do anuncio da Intel relativamente à passagem deste para o mercado Desktop, agora ainda percebo melhor o porquê desta opção. Sem duvida que faz todo o sentido.
 
bench2-2.png


bench2-7.png


E isto num portatil, nada mau (Os PIV tb estão a 2.0, atenção).

Gostei das conclusões deles:

Negative:
No desktop version
 
Mas que CPU é esta? Eu sei que não ando actualizado...falha minha...

Mas afinal que vai lançar a intel brevemente...sinceramente já ando mais que confuso... :rolleyes:
 
A meia surpresa foram os 2.4Ghz em vez dos anunciados 2.0 Ghz
mas os 90nm não são aquilo que se esperava Ao menos dá para fazê-los
pequeninos.

O FPU é fraquito, infelizmente.

Comparem o tamanho da cache L2 com o core. Agora imaginem uma
grande cache L2 com 4 corezitos à volta. Voilá, será o próximo grande Xeon.
Quero um!!!

PS. só agora é que lí o que está no xbits e afinal os 2.4Ghz são em OC. :D
Ok, sendo assim não há surpresas.
 
Última edição:
JCmendes disse:
Mas que CPU é esta? Eu sei que não ando actualizado...falha minha...

Mas afinal que vai lançar a intel brevemente...sinceramente já ando mais que confuso... :rolleyes:

Este Dothan é uma evolução do Banias, utilizado na plataforma Centrino e conhecido como Pentium M.
Já o Banias era, basicamente, uma evolução do PentiumIII, com uns pózinhos de arquitectura Netburst e 1MB de cache L2. O Dothan já vem com 2MB, fruto também do shrink do processo para os 90nm.

Como já se falou na thread do Pentium M, a intel vai avançar com este menino para o mercado do Desktop :D, tendo cancelado o substituto do Prescott, o Tejas, no Roadmap, embora ainda prossiga com esta arquitectura até aos 65nm.

Ainda falta ver aonde é q a AMD vai conseguir chegar com o processo de 90nm (a IBM nada conseguiu :rolleyes: ) e neste aspecto tem vantagem porque já vai nos 2.4Ghz com os 130nm.

EDIT:

iJ,

Apesar do FPU ser fraquito, como tinhas dito na outra thread as SSE2 não dependem só dos clocks, e pode ser q com a boa implementação destas no Dothan compensem um pouco esse "handicap". ;)
 
Última edição:
Isso cá pra mim é tudo fake num dia a intel diz k vai acabar com os tejas e no outro já se sai com este cpu?! Os 2mb de cache n fazem milagres em relação ao 1mb portanto se estes resultados forem verdadeiros tem de haver mais cenas por trás :D

Intel sucka :die:
 
[knap] disse:
Isso cá pra mim é tudo fake num dia a intel diz k vai acabar com os tejas e no outro já se sai com este cpu?! Os 2mb de cache n fazem milagres em relação ao 1mb portanto se estes resultados forem verdadeiros tem de haver mais cenas por trás :D

Intel sucka :die:

A intel decidiu não evoluir (Tejas) a arquitectura P4 para alem do Prescott (excepto no shrink para 65nm, talvez) e optando por pegar no Pentium M e pô-lo nos Desktops.

Os resultados são fruto duma arquitectura mais parecida com a do Athlon, oriunda do P3, com pipelines menores, menor frequência, melhor IPC e menos consumo. O Banias já era assim, mas com este shrink, umas optimizaçõezitas e o dobro da cache ainda melhorou mais de "aspecto".

Nemesis11,

Aí no teu personal meter vais ter q fazer um update. Tiras o Prescott e metes o Dothan vs A64. :P
 
Agora a pergunta do Milhão de €urios.


Quando chega ao mercado de Portateis (Acer Claro :P) Português ?

Tava para comprar um Centrino 1.7 (ver sig)... mas se este não demorar muito posso esperar até Setembro ... E na vejo DivX nas ferias :S
 
Podes sempre comprar um portátil à homem.

Daqui a 2-3 semanas tens o Thinkpad T42 .

Haja dinheiro para o T42p :D

http://www5.pc.ibm.com/us/products.nsf/$wwwPartNumLookup/_23737xu#pf
 
Última edição:
Hum , isto não me xeira nada bem ,,, mas vou esperar para ver , estava ha espera que o novo intel utiliza-se a mesma socket que o novo 64 da AMD axo 9.. com um chiipset nForce .... mas ...
 
esse cpu é simplesmente brutal imagino isso a 800de fsb com controlador de mem incorporado no core ou num chipset com DC , hyperthreading e 64bits

ui e dual core nem se fala

a Intel lá engoliu as palavras e fez uma coisa decente , ... decente demais :cool:

isso vai ser um A64killer
 
Só para a board? Ouch!!

Parece-me que é uma adaptação. Quando a intel fizer o "move" para o desktop aí já veremos o bicho devidamente apetrechado e se Deus quiser mais em conta.


Darkon[PT disse:
Hum , isto não me xeira nada bem ,,, mas vou esperar para ver , estava ha espera que o novo intel utiliza-se a mesma socket que o novo 64 da AMD axo 9.. com um chiipset nForce .... mas ...

Intel a usar o mesmo socket (939) que o AMD? Ui, impossivel. Isso não era um sapo, era um Boi para engolir (nem falo na impossibilidade técnica). Esquece isso, não tem nada a ver. ;)
 
Back
Topo