Gráfica Larrabee is late 09 or early 2010 -> Cancelado

Custa-me bastante a acreditar que uma empresa que faz CPU's de alta tecnologia não consiga cuspir cá para fora um GPU discrete.

Algo muito mal se passa la dentro na secção gráfica ou ouve manobras obscuras de bastidores.

Se calhar eles tentaram ir por um caminho que ia dar a um beco sem saida, é mais simples construir um GPU que um CPU, e descobriram que transformar CPU´s em GPU´s não resulta e nunca conseguiriam acompanhar o ritmo de desenvolvimento e crescimento que os GPU´s tiveram.
Já agora não sei se o que se passa com o Fermi tb não é algo de semelhante, um dos problemas que li é que a Nvidia devido à complexidade do GPU não está a conseguir aumentar os clocks de forma a faze-la competitiva com a ATI, pelo menos em termos de preço/performace.
 
Se a Intel conseguiu fazer um chip gráfico funcional, apenas não competitivo com as soluções da ATI/nVidia, pode ser que aproveite a tecnologia desenvolvida para melhorar as suas IGP. Já era altura das IGP da Intel servirem para um pouco mais do que mostrar uma imagem no ecrã.

ou então isto:

Intel Clarkdale goes GPGPU

General-purpose processing of graphics processing units (GPGPU) is not a capability held by all current central processors. The GPGPU defines the process through which the CPU's tasks are offloaded onto the GPU, allowing the graphics processing unit to perform computations in applications that would normally be handled by the CPU. This operation is useful in that it allows software developers to stream non-graphics data by adding programmable stages and higher precision arithmetic to the rendering pipelines. Intel recently announced that its next-generation graphics circuits, which will be part of the Clarkdale CPU, would include support for GPGPU on video transcoding.

Intel's dual-core CPUs Arrandale and Clarkdale will likely be introduced on the same date, namely January 7. The Clarkdale is a strong processor with integrated graphics circuits that has 4MB of cache memory, dual-channel DDR3 memory controllers and support for the Hyper-Threading technology.

Arrandale is essentially the same CPU aimed at mobile platforms. Both chips have a dual-core 32nm-based processor and 45nm node-based graphics and other system logic. Obviously, the central processing units have more than enough versatility of their own, so adding GPGPU support doesn't seem like a very noteworthy development.

Nevertheless, Intel announced that the Clarkdale would be capable of video encoding through a driver update that would allow it to distribute the computing tasks among ten graphics processing engines. This added feature increases the appeal of the upcoming platform and the fact that Intel finally acknowledged the importance of video transcoding through GPGPU might stir the end-users' confidence in the company's future products.

With this feature added to the already performance-packed CPU, one could speculate that general-consumer interest may have become more focused on Intel's upcoming chips. All that remains is to wait for the 2010 Computer Electronics Show in January and keep an eye out for further developments in the meantime.

fonte
 
Se nem uma empresa com o poderio financeiro e técnico como a Intel não tem um R&D suficiente para lancar uma placa para competir com as da Nvidia e da ATi vamos viver num duopólio(acho que é assim que se diz) para sempre.

Custa-me bastante a acreditar que uma empresa que faz CPU's de alta tecnologia não consiga cuspir cá para fora um GPU discrete.

Algo muito mal se passa la dentro na secção gráfica ou ouve manobras obscuras de bastidores.

O dinheiro não resolve tudo neste caso. Repara só na quantidade de anos que passaram para que a Nvidia e a ATI conseguissem aprimorar os seus produtos.

Existe um know-how que se foi acumulando coisa que a Intel nem tem. Agora com a moda do GPGPU, começou a sentir-se ameaçada e decidiu retirar o rabo da cadeira. Eles ainda terão que comer muita sopa.
 
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Isto é um bocado mau. Eu pessoalmente tava interessado para ver o que a Intel iria lançar para fora para nos gamers. Para vos ser franco não me interessa para nada o HPC e o mercado IGP

De longe o mercado mais lucrativo. Os IGP's da Intel vendem mais que todos os chips ati e nvidia somados, sejam igps ou gráficas dedicadas. Basta pensar nos milhões de netbooks, outros milhões de portáteis core 2 duo e derivados com gm45 e cia, fora os desktops, onde a maioria das vendas é no sector empresarial, tirando as empresas de design/rendering, tudo o resto basta um reles igp para dar imagem.

E o mercado HPC, embora o volume de vendas é pequeno, é altamente lucrativo. O mercado que compra PC's com gráficas dedicadas é pequeno.

Daí que a ati e nvidia não podem viver só de gráficas dedicadas. Atacam o lucrativo mercado dos IGP's e claro com o CUDA, Stream, openCL, directcompute, estão a piscar os olhos à mina de ouro que é o mercado HPC.

Fora o sector de telemóveis que cresce brutalmente...

O larrabee provavelmente deverá reaparecer com outro formato, precisamente devido ao HPC.
 
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Olha as acções Nvda e amd a voar !

porque será :x2:
por acaso:

AMD Advanced Micro Devices... 8.38 +0.52 6.62%
cleardot.gif
5.62B
INTC Intel Corporation 20.38 -0.08 -0.39%
cleardot.gif
112.54B
NVDA NVIDIA Corporation 16.05 +1.79 12.55%
 
De longe o mercado mais lucrativo. Os IGP's da Intel vendem mais que todos os chips ati e nvidia somados, sejam igps ou gráficas dedicadas. Basta pensar nos milhões de netbooks, outros milhões de portáteis core 2 duo e derivados com gm45 e cia, fora os desktops, onde a maioria das vendas é no sector empresarial, tirando as empresas de design/rendering, tudo o resto basta um reles igp para dar imagem.

E o mercado HPC, embora o volume de vendas é pequeno, é altamente lucrativo. O mercado que compra PC's com gráficas dedicadas é pequeno.

Daí que a ati e nvidia não podem viver só de gráficas dedicadas. Atacam o lucrativo mercado dos IGP's e claro com o CUDA, Stream, openCL, directcompute, estão a piscar os olhos à mina de ouro que é o mercado HPC.

Fora o sector de telemóveis que cresce brutalmente...

O larrabee provavelmente deverá reaparecer com outro formato, precisamente devido ao HPC.

Comcordo que o IGP e HPC sejam mercados muito lucrativos, mas eu tava a falar numa optica de gamer como eu, comsumidores que compram placas dedicadas de 2 em 2 anos para correr jogos simplesmente. Sinto que este mercado ta a ser posto de parte um bocado pela Nvidia, agora pela Intel apenas e apenas a AMD esta a apostar forte.
 
O que li no fudzilla, a única coisa que morreu foi a primeira iteração do Larrabee, mas que vão continuar a desenvolve-lo:

http://www.fudzilla.com/content/view/16705/1/

Despite this "cancellation" of the first Larrabee, Intel is still keeping its hands on the discrete graphics card market, and whether it will be the second or third Larrabee that will reach consumers is still left to be seen but for now AMD and Nvidia are to remain the key players in this market.
 
Tanta coisa e isto foi cancelado/metido para 2º plano? Ás vezes não percebo, investem rios de dinheiro, oficializam e agora mudam de ideias?
Certo é que intel em gráficas ainda tem muito para lhe dar, mas era sempre um começo.

Bem ganham a ATI/AMD e em especial a nvidia :)
 
Espero que ao menos tenham aprendido qualquer coisa de modo a fazerem IGP's mais capazes. O projecto pode não os ter levado onde queriam, mas não acredito que não tenha valido para alguma coisa.
Vá lá amigos, slideshows é tão anos 80.....
:)
 
Intel Will Never Acquire Nvidia – Analysts


One of the natural ways for Intel Corp. to obtain graphics and stream processing technologies after it cancelled its first iteration of Larrabee graphics processing unit (GPU) as a commercial projects is to acquire a leading-edge designer of graphics chips. However, Intel will not acquire Nvidia Corp., two analysts said.
“[We do not] believe that [delay of Larrabee] will open the door to an Nvidia acquisition by Intel. AMD, Intel, and Nvidia are all companies with significant expertise that are advancing the direction of computing in different areas, and in some cases, different directions,” said Jim McGregor, an analyst with In-Stat.
Jon Peddie, the principal of Jon Peddie Research, also does not believe that Intel may acquire Nvidia. Mr. Peddie brings five reasons why Intel will never acquire Nvidia:

  • The cultural differences, acrimony, and belligerences between Intel and Nvidia run so deep it would be impossible to blend the organizations without a few homicides.
  • It is unlikely that the two companies could ever agree on the price.
  • The Nvidia board of directors and shareholders of Nvidia would never approve a friendly acquisition by Intel, and Nvidia has a multi-voting technique that would delay any hostile attempt for over a year.
  • If Intel acquires Nvidia, it will have to dispose some of the company’s assets that it may find useless, e.g., Tegra business. Selling off an asset at a breakeven point at best would hardly endear the company to Wall Street or its shareholders.
  • Intel does not think it needs Nvidia. The company has all the graphics IP it needs from Imagination Technologies, plus its own labs. It's not that Intel couldn't build a GPU, but rather that the company doesn't see today's GPU architecture as having long legs.
“I need to say this again because it really is a critical difference in the basic philosophies of the two companies. None of the events of the past week have had anything to do with hardware design. Yes GPUs are hard to design. So are CPUs. So is any billion transistor part. Intel simply doesn't see a future for the conventional SIMD GPU architecture. Right or wrong, that's where their analysis leads them, and you can huff and puff about it all you want, Intel is not going to change its mind on that matter,” said Jon Peddie.
Obviously, the cancellation of the first-generation Larrabee as a commercial product (the chip itself will still be released for developers) does not automatically lead to acquisition of Nvidia, or any other graphics company, by Intel. It will surely lead to major reconsideration of roadmap by Intel itself.
Nvidia will continue to evolve its GPUs and other products. But what will happen to Nvidia when Intel finally releases its Larrabee? Intel will indisputably win some market share from Nvidia in the GPU space and by that time Nvidia will not have chipset business (circa 30% of revenue today). But the company is most likely to succeed in selling its chips in high-performance computing segment, so, by 2011 – 2012 timeframe Nvidia is unlikely to be considerably weaker financially than it is today. On the other hand, Nvidia does not have its own x86 central processing unit. If discrete graphics market shrinks further and the [CPU-] integrated graphics market grows [even] more, then Nvidia’s actual market share will be much lower than it is today, whereas R&D investments into graphics processing technologies will only get higher. That will be a radically different situation compared to nowadays.
No one knows what will happen then.

Tambem espero que isto não aconteça... senão tinhamos uma mega-hyper super corporation, que limpava a AMD/ATi no espaço de um ano :D
 
Intel Shelves Larrabee as a GPU Architecture

Intel has once again shelved plans to come back to the discrete graphics market, with the much talked about GPU codenamed Larrabee. In a recent post by Director, Product and Technology Media Relations Bill Kircos on the company blog, it was detailed that the company's priorities at the moment lie with releasing industry-leading processors that have the graphics-processing horsepower for everyday computing. The Intel HD graphics will only get better with the 2011 series of Core processors based on the Sandy Bridge architecture, where the iGPU core will be completely integrated with the processing complex.

An unexpected yield of the Larrabee program seems to be that Intel has now perfected many-core processors. Since Larrabee essentially is a multi-core processor with over 32 IA x86 cores that handle graphics workload, it could as well give Intel a CPU that is Godsent for heavy-duty HPC applications. Intel has already demonstrated a derivative of this architecture, and is looking to induct it into its Xeon series of enterprise processors.

fonte

Para os que ainda tinham esperança num larrabee v2 podem tirar o cavalinho da chuva pois parece que foi de vez pelo cano abaixo :P
 
É tão cómico ver as empresas, quando anunciam um determinado produto louvarem-se tanto pela inovação, tratarem-no como se fosse a melhor coisa que foi inventada desde o pão fatiado e depois quando as coisas não lhes correm bem vê-las a mandá-lo discretamente pelo cano abaixo. Foi isto e foi a "can of whoop ass" do outro.
I :lol:'ed. Hard.
 
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Ora boas!

Peço desculpa pelo desenterro desta thread mas acabei de ver um video interessante sobre um projecto bastante interessante que acabou vitima do projecto larrabee:


Lembro-me de em 2006 ter visto os videos e de ficar babado ao olhar para o que conseguiam fazer. Obviamente que olhando agora para os techdemos não parece nada de especial mas na altura era qualquer coisa de brutal.

Felizmente parte da equipa acabou espalhada pela Epic, Crytech e afins e levaram muito do que desenvolveram na offset para essas empresas.
 
Alguns detalhes ainda são impressionantes hoje. Oh well.

Há um ano, um dos engenheiros escreveu um texto resumido com a história do Larrabee.

It had the full DX11 feature set, and there were over 300 titles running perfectly - you download the game from Steam and they Just Work - they totally think it's a graphics card! But it's still actually running FreeBSD on that card, and under FreeBSD it's just running an x86 program called DirectXGfx (248 threads of it). And it shares a file system with the host and you can telnet into it and give it other work to do and steal cores from your own graphics system.

http://tomforsyth1000.github.io/blog.wiki.html#[[Why didn't Larrabee fail?]]

Esta é a parte que achei mais interessante no artigo. A "gráfica" corria um Full sistema operativo, neste caso Freebsd, onde corria um programa que "emulava" DirectX 11. Noutra parte do artigo ele diz que não seria preciso um novo Gpu para suportar novas versões do DirectX. Bastaria actualizar o software na gráfica. Além disso, tinha um sistema de ficheiros partilhado com o computador e dava para aceder por telnet à gráfica e correr programas x86.

Vale a pena ler para quem tiver curiosidade sobre a história do Larrabee e o seu funcionamento. Um aviso, pessoalmente, acho que o artigo é muito biased sobre o sucesso do Larrabee/Xeon Phi.
 
Obviamente que oartigo é biased, mas a realidade é que com os recursos que uma intel tem, se quizessem fazer uma gráfica dedica a sério, provavelmente seria fantástica. Mas seguiram o caminhos de maior lucro, o que até faz sentido.
 
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