1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LCD "Response Time" is DEAD!

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por SilveRRIng, 13 de Março de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 1221)

1. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

A Samsung e a BenQ desenvolveram tecnologias de LCD que recorrem a métodos diferentes para resolver o problema do "After Glow".

Os monitores CRT como que "scanizam" o ecrã varias vezes por segundo (refresh rate) e este método permite "limpar" a nossa vista, evitando que a imagem subsista na nossa retina/cérebro. Já os LCD, cuja imagem é contínua, não conseguem evitar este efeito.

Até agora, o método utilizado para contornar este problema, era diminuir a velocidade de resposta dos pixeis (vulgo "response time" em ms), mas a efectividade deste método não era totalmente satisfatória e implicava alguns compromissos com a qualidade.

As soluções inovadores de cada empresa:

Fonte

A primeira parte desta noticia explica como funcionam as coisas actualmente que eu resumi por palavras minhas no inicio do tópico.

A ideia da AU Optronics/BenQ parece-me genial e sendo mais fácil e simples de implementar, deverá também ser mais barata e rápida a implementar (acho).

Eu estava a planear adquirir um monitor mas sabendo-se da importância do HDCP a médio prazo e destas pequenas revoluções vou adiar até à chegada do Vista e destes meninos ao mercado. :D

2. Zar0n

Zar0n Power Member

Tb ja tinha lido esse artigo e as ideias sinceramente n me impressionaram, mas tb eu n vi a demonstração ao vivo.
    A ideia da samsung agrada-me mais, embora preferisse um monitor verdadeiramente a mais de 100hz.
    Outra questão é o nº de bits de cor assim como a uniformização da luminosidade k só deve acontecer quando mais monitores com LED backlight forem introduzidos.
    Como podes ver pela review até o novo DELL 30" é péssimo nesse aspecto uma verdadeira desilusão IMHO.

Mas embora os CRT's ainda sejam superiores, n ha volta atraz o average joe que monitores pekenos, tlx andem todos a trocar para t0 e n tenham muito espaço :)
    Tlx os SED apanhem os CRT mas isso ainda está distante, até lah aguardo pois n vou pagar para passar de cavalo para burro :-D

3. greven

greven Folding Artist

Estou contigo, ZarOn. Tenho um Philips 107P (17'') e não vou mudar tão cedo. Isto porque olho para as soluções correctemente disponíveis e não vejo nada que meu satisfaça a 100% para as minhas necessidades. Ora, eu não vou comprar um LCD para jogar, pois também trabalho com imagem gráfica. Não vou comprar um só para imagem gráfica, pois também jogo.

A nível de imagem, melhor que o meu CRT nos LCD's não encontro. Mesmo a nível de cor, porque este CRT tem uma cor sublime.

Vou esperar até o mercado ter mais soluções interessantes a um preço raozável. Pode ser que venha a ter um SED, mas por isso ainda vamos ter que esperar bastante.

4. skandal

skandal Power Member

Eu tenho um CRT de 17'' que está meio marado, apesar de estar a dar imagem na boa, tem uma "risca" no ecran e duvido que dê para reparar, para já como não tenho $$ vou ficar com ele mas se comprar monitor novo vai ser CRT, pq os LCD decentes são muito caros, ainda assim isto é uma boa noticia :D

5. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Se te interessar um Sony Multiscan G420, de 19", baratinho, diz qq coisa :D

Quanto à questão CRT vs LCD, para o que eu faço, os LCD's chegam perfeitamente. Isto tem que ser visto pela necessidade de cada um, como é obvio. Por alguma razão que não sei explicar bem a minha vista cansa-se muito com CRT's ao passo que com LCD's fico muito confortável. Ando a pensar num LCD já à algum tempo já por isso mesmo, mas com estas trocas e baldrocas um gajo já fica na duvida.

Partilhar esta Página