LCD vs Monitor

|Shadow|

Membro
Boas,

gostava de colocar uma questão que já algum tempo me tem dado cabo da pinha....
Tão é assim eu estava a pensar comprar um ecra tipo GRANDE...:victory:
Em conversa com um colega da mesma área que eu ,disse-lhe que estava numa de comprar um LCD Full HD para ligar ao pc, pq em termos comparativos de preços com os monitores de pc ficavam mais em conta.... Ora coisa, que na opinião dele é contra, diz que " se metes uma resolucao superior a 1080 num lcd, ele vai encolher a imagem toda, mas num monitor da te resolucoes acima dos 3000 pixels".....

Gostava de ouvir opiniões dos entendidos...:berlusca: sobre se aconselham LCD ou Monitor....

Ps. A grafica que tenho tem resoluçaõ HD...
 
Desde que a porporção seja a correcta, nada se vai encolher ou esticar.

Exemplificando:

800x600 800/600 = 1.3333 = 4:3
1024x768 1024/768 = 1.3333 = 4:3
1280x800 1280/800 = 1.6 = 16:10
1920x1200 1920/1200 = 1.6 = 16:10

Um LCD 1080 de relação 16 para 9 tem como resolução 1920×1080.
Desde que trabalhes com uma resolução dentro ou muito próximo da relação 16:9, nada se estica ou encolhe.
Mas a ideia de que os "Monitores" (porque LCD também são "monitores") não esticam é errada.
Se tiveres um monitor 4:3 exprimenta forçar a 1280x800 (16:10, o típico dos portáteis 15.4").

A diferença que podes ter dentro da mesma porporção é o fenómeno a que chamam "pixelizar".

Como tens uma tela 1920×1080 para preencher, 800x600 é insuficiente e os pixeis terão que ser "arrastados" até à resolução. Ao contrário a mesma coisa. Comprimir 1920×1080 numa tela de 800x600 resulta num aspecto imperceptível, semelhante ao que se tinha quando se ligavam as gráficas às TV CRT através de SVideo. Aí tentava-se injetar 1024x768 ou mais numa tela de 704x480 (480 linhas) ou menos, se formos recuar ao aparecimento da moda do TVOut.

Resumindo, as placas gráficas de hoje conseguem resoluções demoníacas, por isso é sem preocupações. Basta seleccionar a resolução certa para o tipo de tela que vais ter à frente.
Quando ligo o meu portátil à TV LCD de 32", utilizo 1280x768 (salvo erro) e a imagem é para lá de perfeita. O texto dos ícones é perfeitamente legível a mais de 2 metros de distância e não existem expansões nem compressões de imagem porque estou a trabalhar com a mesma porporção, ou uma muito próxima.
Toma atenção também à distância a que vais estar. Para um monitor "GRANDE" a posição standard de trabalho em computador é inaceitável. É como ver cinema na maior tela do mundo, na fila da frente e ao fim de 5 minutos sentir os músculos do pescoço só por ler as legendas e as tuas retinas já estão queimadas de tanto imprimir borrões de cor para o nervo óptico.

(é natural que o texto tenha umas bacoradas, são 3:30 e não estou a olhar para isso. É só para teres uma ideia)
 
Última edição:
Boas Ribeiro és mesmo entendido no assunto os meus parabens...é isso mesmo que ele diz se tens algum problema ouve os conselhos dele e esquece o teu amigo...
 
Se não me engano, o "tamanho dos pixels" (não me lembro como se chama) de uma tv lcd, é maior que num monitor, daí poder resultar um aspecto esquisito.
 
Back
Topo