Problema Lenovo

Miluzinha

Membro
Boas!

Comprei, ainda não há dois meses, um portátil da marca Lenovo, Ideapad 110-15ACL.

Desde os primeiros dias que lhe notei uma lentidão desesperante, além disso bloqueia constantemente, e fica de um momento para o outro sem Internet. A solução é desligar da Internet e a seguir ligar novamente.

Um dia destes bloqueou de tal maneira que tive de ir com ele assim ao estabelecimento onde o adquiri. Depois de não se ter conseguido desbloqueá-lo para o encerrar devidamente, teve de ser desligado pressionando a respectiva tecla. Foi assim que ele foi para a marca, para lhe ser prestada assistência.

Fui buscá-lo hoje e o diagnóstico foi que o computador não apresenta qualquer avaria. Nesse caso, se o portátil não tem defeitos, então, só posso concluir que não presta. Que é um aparelho que não satisfaz as necessidades mais básicas. >(

Tenho estado de volta dele, depois de há poucas horas o ter ido buscar, e já bloqueou várias vezes! Tenho um Asus, com nove anos que está ali a trabalhar bem melhor do que este, pena começar a aquecer e desligar-se sozinho!! Este sim, vai-me deixar saudades. T

Bem sei que o que comprei foi uma coisinha baratinha, bem o meu filho me avisou, até por causa do pormenor da placa gráfica partilhada, mas eu apenas estou interessada em Internet para as minhas pesquisas, e os meus blogs.
Faço um uso bastante modesto, não jogo, nem nada que exija "uma grande máquina". A questão é que tenho dificuldade em aceitar que uma marca coloque à venda, nos dias de hoje, um aparelho tão fraco!! Não é saudável para nenhuma empresa, até mesmo as marcas brancas, costumam ter uma qualidade bem razoável.

Que conselhos me podem dar? Que acham que eu deva fazer? No estabelecimento disseram-me que não aceitam devolução de equipamentos informáticos.

Obrigada pela atenção.
 
Esse comportamento não é normal, mesmo sendo um computador mais fraco. Pode ser algum problema do disco rígido ou memória RAM. Também é boa ideia fazer uma análise com o antivírus e fazer uma limpeza ao sistema operativo com CCleaner.

Se conseguir use este programa para ver o estado do disco rígido, https://crystalmark.info/software/CrystalDiskInfo/index-e.html

E para a memória RAM é seguir estes passos,
https://www.cnet.com/how-to/test-your-ram-with-windows-memory-diagnostic-tool/

A parte de funcionamento da garantia ou devoluções não percebo muito, talvez o @mbarbedo possa ajudar.
 
Última edição:
Uma vez isso aconteceu-me com um portátil da Asus, que também era extremamente lento, apesar das specs serem boas. Depois descobri que era do sist operativo, o Vista na altura. Esse comportamento não é normal, mesmo o computador sendo fraco. O único problema seria a fazer atualizações do Windows, como o CPU é fraco demora mais tempo. Há aí outro problema qualquer, drivers ou assim.Para Internet devia funcionar normalmente. Eu apenas colocava mais ram e instalava um SSD, mas depois de verificar se o sist operativo está OK. Ele bloquear não é normal, nem é do CPU ser fraco.Ainda para mais um computador novo. É pedir ajuda a algum amigo que perceba de informática.
 
Olá! :)

Já li o comentário do membro de D. Afonso I e já segui os seus conselhos de executar aquele comando para verificar sobre a memória. Também já corri o meu antivírus, que já não é o que vinha instalado mas o Comodo Internet Security Premium 10, free. Parece não haver aqui qualquer problema.

Ainda não fiz foi a verificação do disco rígido. É mais complicado! :D

nbaptista, na verdade tenho uma pessoa que podia muito bem ver o que se passa com o meu equipamento. É o meu filho, mas ele só me sabe dizer, atira-me à cara mesmo, que me avisou, que eu me iria arrepender de comprar este portátil, por causa de ter a placa gráfica partilhada, mas eu entendi que este iria ser suficiente para as minhas necessidades. De que vale comprar um equipamento caro para depois só usar 10% das suas capacidades? Foi o que pensei...

Mas uma coisa é certa, isto não presta mesmo!! Não estou a ver-me a ficar com esta coisa, pois se nem se aguenta numas simples pesquisas na Internet. Basta abrir o quinto separador e lá fica ele a patinar. Entretanto vou à varanda respirar ar puro e recobrar a calma. Mas não posso continuar assim, é mau demais! :(

Obrigada pela vossa disponibilidade e atenção. Irei dando notícias :)
 
O facto de têr a placa gráfica partilhada só era problema se fosse para jogos. Está bem que esse processador é para o fraco, mas em tarefas como Internet ou processar texto serve perfeitamente. O processador só em tarefas de vídeo ou outras é que se notava a falta de performance. Para mim o problema está noutro lado.Eu compreendo esse problema, pois aqui há anos também tive um portátil da Asus que tinha o problema da lentidão e bloqueava.Resolvi o problema quando passei do Windows Vista para o 7. E esse tinha bons specs, tal como um bom processador e placa gráfica. É levar o portátil a uma loja de informática e eles que façam um check up á máquina, até pode ser software.
 
Peço desculpa, fiz confusão com o CPU que esse modelo trás. Realmente é um modelo de entrada de gama e é normal quando se tem algumas abas no browser abertas que ele fique lento.

Em relação ao Crystaldiskinfo basta abrir o programa que em aparece uma página igual a esta,
e014015803007a94aa457a59edafdc89.jpg


Se estiver a saúde a "Good" em princípio não haverá problema com o disco.

Ps: provavelmente fez download do programa errado, deixo aqui o link direto https://osdn.net/frs/redir.php?m=rwthaachen&f=/crystaldiskinfo/68126/CrystalDiskInfo7_1_1.exe
 
Última edição:
Experimenta desinstalar o comodo internet security e trabalha um bocado sem ele. O defender do Windows é suficiente para o dia a dia. O comodo, embora seja um bom antivírus e firewall por vezes pode ser um pouco intrusivo.
 
Esse portatil será sempre lento, já que é mesmo "low-cost". De qualquer forma deveria ser capaz de fazer o basico e não bloquear contantemente. O ter uma gráfica integrada não é de todo um problema.

Eu inclinava-me para um problema de windows, e isso provavelmente ficava resolvido com uma instalação fresca de windows e o minimo de tralha instalada (nada de anti-virus sem ser o do windows, por exemplo). Se não for possivel trocar na loja ou usar a garantia era o caminho a seguir. Se conhecer alguem que saiba colocar um ssd nesse portatil então era uma segunda vida e fica MUITO mais rápido.
 
Sem dúvida, fazer uma instalação limpa do sistema operativo ajudava. Colocar um SSD também ia aumentar a performance do sistema, mas como o portátil está ainda dentro da garantia, talvez não seja boa ideia andar a fazer alterações de hardware.
Certamente que não era um portátil que eu compraria.
 
Instalação limpa e SSD era o que eu recomendava. O nº de série do Windows dos novos portáteis vem na BIOS, instalar o SSD,é só ir ao site da Microsoft e colocar o Windows 10 numa pen,e fazer a instalação limpa do Win no SSD.
 
Boas :)



Ifernandes, sobre esse pormenor do Comodo, de ser intrusivo, também já pensei nisso. Por norma sou eu que decido fazer a actualização do antivírus. Vou ao ícone, faço abrir e a seguir faço actualizar. Uma vez apareceu uma notificação para actualizar e aceitei. Já que estava ali, e se é para actualizar, está bem, vamos a isso. O certo é que depois disso fui bombardeada com notificações que eu já nem ligava, nem me dava ao trabalho de ler, fechava logo a cena. O mais aborrecido foi que notei nitidamente que o meu portátil, o meu saudoso Asus, começou a trabalhar mal, muito tempo para abrir alguns vídeos ou sempre a empencar a meio deles. Esta situação pode não estar relacionada com aquela actualização, mas é no mínimo estranho.

Ifernandes e Miguel_Pereira eu nem sequer sabia que o Windows já tinha um antivírus instalado :o

Mas fui agora pesquisar e fui ter ao pplware e dizem isso realmente, o Defender, só que também dizem que se for instalado outro antivírus o Defender é simplesmente desligado!

Se desinstalar o Comodo... Vou ter de activar o Defender, ou não?

Mas é uma questão de experimentar, só para testar o desempenho!


D. Afonso I :o:o Até fiquei envergonhada :o Todos aqui terão uma "máquina descomunal" e venho eu aqui, com o meu mais que modesto portatelzinho, fraquinho e baratinho :D


nbaptista Sim! Já me falaram nisso, num SSD, mas são para aí uns 90,00 Euros. Mas também é uma hipótese a considerar. Entretanto vou fazendo umas experiências. Um dia destes ainda me habituo a isto. Mas não tenho confiança nenhuma nele. Desconfio que vai ter uma vida muito curta... pela forma como bloqueia...

Obrigada a todos pela atenção prestada :)
 
O problema parece ser mais seu do que do portátil....

A gráfica sendo partilhada ou não, não é relevante.

O que eu faria seria meter o windows na pen, fazer format e instalação limpa apenas com o que é necessário, vai ver que nao tem mais esses problemas.

Ja tive um lenovo, o bloatware que vinha com ele não prestava para nada, só tornava o pc lento, desde que fiz uma instalação limpa nunca mais tive problemas
 
Última edição:
Boas :)



Ifernandes, sobre esse pormenor do Comodo, de ser intrusivo, também já pensei nisso. Por norma sou eu que decido fazer a actualização do antivírus. Vou ao ícone, faço abrir e a seguir faço actualizar. Uma vez apareceu uma notificação para actualizar e aceitei. Já que estava ali, e se é para actualizar, está bem, vamos a isso. O certo é que depois disso fui bombardeada com notificações que eu já nem ligava, nem me dava ao trabalho de ler, fechava logo a cena. O mais aborrecido foi que notei nitidamente que o meu portátil, o meu saudoso Asus, começou a trabalhar mal, muito tempo para abrir alguns vídeos ou sempre a empencar a meio deles. Esta situação pode não estar relacionada com aquela actualização, mas é no mínimo estranho.

Ifernandes e Miguel_Pereira eu nem sequer sabia que o Windows já tinha um antivírus instalado :o

Mas fui agora pesquisar e fui ter ao pplware e dizem isso realmente, o Defender, só que também dizem que se for instalado outro antivírus o Defender é simplesmente desligado!

Se desinstalar o Comodo... Vou ter de activar o Defender, ou não?

Mas é uma questão de experimentar, só para testar o desempenho!


D. Afonso I :o:o Até fiquei envergonhada :o Todos aqui terão uma "máquina descomunal" e venho eu aqui, com o meu mais que modesto portatelzinho, fraquinho e baratinho :D


nbaptista Sim! Já me falaram nisso, num SSD, mas são para aí uns 90,00 Euros. Mas também é uma hipótese a considerar. Entretanto vou fazendo umas experiências. Um dia destes ainda me habituo a isto. Mas não tenho confiança nenhuma nele. Desconfio que vai ter uma vida muito curta... pela forma como bloqueia...

Obrigada a todos pela atenção prestada :)

Um SSD de 128Gb (que deve dar para a utilização basica que refere) custa uns 60€ e não 90€. Era de longe o melhor que podia fazer a esse portatil.
 
cinghiamattanza

Não tenha dúvidas :D eu também faço parte do problema :D percebesse eu disto e este portátil já estava aqui a mil :D

Obrigada pela atenção :)
 
cinghiamattanza

Não tenha dúvidas :D eu também faço parte do problema :D percebesse eu disto e este portátil já estava aqui a mil :D

Obrigada pela atenção :)


Recomendo-lhe fazer isto, não é muito complicado.

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

Basta sacar o MediaCreationTool, escolher a versão que quer e seguir os passos daqui.

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/criar-pen-usb-creators-update/

Reiniciar o pc e correr a pen, instala o windows facilmente na partição maior do seu disco, se quiser apague as partições todas, a lenovo não invalida a garantia por causa disso.

Sinceramente sendo a grafica dedicada acho que não vai precisar de sacar nenhum driver em especial.

Vai ver que vai ficar com um computador muito porreiro e a funcionar bem.

De facto o problema pode até nem ser seu :) Porque muito gente se queixa do bloatware que vem com os lenovo e que não servem para nada senão retirar performance.

Cumprimentos e alguma duvida é só perguntar.
 
Última edição:
Back
Topo