lente ou máquina

erradicator

Power Member
estou com indecisão bastante grande numa compra que pretendo fazer muito em breve.
já á bastante tempo que ando tentado em comprar uma lente fisheye para a minha slr, e provavelmente se ja a tivesse comprada nao andava com estas duvidas, mas entretanto nao a comprei porque tambem estou interessado em adquirir uma maquina digital mais pequena para andar sempre com ela no bolso (se é que me entendem).

o problema é que a lente fisheye só iria ser usada numa de "lazer", mais pelo divertimento do tipo de fotografia, e lembrei me que já tinha visto algures não sei onde maquinas digitais com o modo fisheye, que desde que fique com uma qualidade aceitável serviria perfeitamente.
quer a opçao da lente ou da maquina não são compras prioritárias. mas por um lado com a lente fisheye e a minha canon sei que não vou ter problemas de qualidade das fotos e saiu sempre bem servido, por outro comprando a maquina "pequena" já fico com a posse de uma maquina para andar sempre com ela atrás, e contando que essa máquina tem a opção fisheye e a opção de vídeo é ouro sobre azul, mas será que a qualidade compensa, e será uma opção viável á não compra da lente?

a lente que tenho andado a sondar é a zenit que custa 200€ nova, e embora não saiba um modelo especifico que emule a fisheye mas suponho que a máquina ande também por volta dos 200€.

se alguém me souber informar de alguma coisa que me esteja a falhar ou que tenha alguma opinião que opine!


ps. já exprimentei uns "moddings" com umas lentes convexas e óculos de portas com umas digitais mas é uma solução incomuda e nada funcional.
 
Acho que acima de tudo deves decidir se queres uma máquina ou uma fisheye. Isso só tu podes decidir.

O que te posso dizer é que uma fisheye não pode ser simulada. Podes distorcer a foto como quiseres, mas até ser fisheye... Fisheye são lentes de focais extremamente baixas, com campos de visão completamente fora do comum, por isso criam aquela distorção própria. Qualquer outra lente que uses, não tem o mesmo campo de visão, logo nunca te poderá dar o mesmo efeito.

Também, qualquer tipo de "simulação" que a máquina possa fazer, é passível de ser feita também no computador, por isso acho que não deves condicionar a escolha de uma máquina pelo ter ou não ter essa função.
 
Porque não compras um adaptador para a lente, ha para macros, tambem deve haver para fazer fish-eye. Custa-te pouco e deteriora a imagem, mas tambem e so pela piada não é? Depois também te sobrará dinheiro para a compacta.
 
Existem adaptadores...mas a este nível o material é bastante caro e muito específico, ainda por cima para lazer...é que uma ou outra vez acaba por ter graça mas depois torna-se monótono, é que causa uma distorção completa da realidade e, depois, não dá para fazer mais nada com aquilo!
 
sei que as maquinas digitais emulam o fisheye e que nao fica como uma lente (claro!) so que eu ja vi fotos tiradas com uma digital que mesmo emulado no photoshop nao se comparava, so que ja nao faço a minima ideia onde vi de quem era e com que maquina era..
 
pois se calhar.. eu não sou propriamente pro, mas mesmo guiando por varios tutoriais na net nunca deu muito bom resultado, mas principalmente nunca é a mesma coisa. chateava me ter que pegar numa foto "normal" e tar a transforma la..
anyway obrigado!
 
Back
Topo