Lente prime X-Mount para APS-C (X-S10)

byD

Membro
Boa tarde,


Tenho uma X-S10 com uma lente 16-80 F4, mas sinto que apesar de ser uma lente zoom muito versátil, a abertura máxima F4 não permite tirar algum tipo de fotografia, além de que em ambientes com menos luz acaba por ser onde se nota mais.

Tiro umas fotografias ocasionalmente mas estava a pensar trocar a 16-80 por duas lentes fixas, sendo que numa primeira fase não sei se será uma XF 23 ou XF 35, o que num sensor APS-C corresponde a 35mm e 52mm sensivelmente.
Numa primeira fase compraria uma, e se calhar o que fará mais sentido seria uma 23mm e mais tarde atirar-me para a XF 50mm.

Ainda olhei para a nova lente XF 33MM F/1.4 R LM WR mas é menos compacta (sensivelmente o peso da atual 16-80mm)...além de que com o preço dessa compro duas prime. No entanto, a 33mm estaria ali entre a 23 e a 35mm.

Precisava de algumas indicações/sugestões.
Muito obrigado.

  1. O QUE: Lente XF 23mm f/2 R WR ou XF 35mm f/2 R WR ou XF 50mm f/2 R WR
  2. POR QUANTO: 400-500€
  3. PARA FAZER O QUE: Retrato, paisagem, dia-a-dia, filhos a brincar.
  4. PARA USAR ONDE: Exterior de dia, interior de casa (divisões são pequenas e com pouca luz natural)
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: X-S10 + XF 16-80mm f/4 R OIS WR
  7. COMO É A TUA "REDE": Não há partilha de equipamento.
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente.
 
Parece-me que seria mais interessante um flash

Se é para usar em todo o lado, e inclui a criançada a correr, zoom é a melhor solução, e a 18-55mm também não vai fazer diferença suficiente por ser f/2.8-4.
 
Fotografar com zoom ou sem zoom são abordagens muito diferentes. Escolher a distância focal para uma só prime, é algo também muito pessoal. Eu por exemplo gosto muito dos 40 a 50 mm (em full frame), algo que seria entre os 28 e 35 no sistema X. Há quem prefira os 35, ou mesmo os 28mm (23 ou 18 em X).

Agora para teres apenas duas lentes, diria para manteres a tua 16-80 e comprares apenas uma prime na distancia focal que mais valorizas e onde sentes mais a necessidade de uma maior abertura. Isto porque se vais apenas para primes, diria que ao optares por apenas duas, vai ficar sempre um sistema coxo. Ou não tens wide-angle, ou não tens "normal" ou não tens tele. Das 3 vais ter de escolher 2.

Podes ver pelo meu setup que vivo com 2 primes (20mm e 45mm) e um zoom tele (70-180), isto em full frame. Não me via a poder abdicar de nenhuma delas.
 
já ponderaste a lente sigma 18-50 f2.8?
É uma opção, vendias a 16-80mm f4, que apesar do alcance, peca por ter F4, maior e pesa 440gr e a sigma pesa apenas 285gr e tem um tamanho menor e está dentro da faixa 400€ - 500€
 
Tenho a 50mm f2.0 e adoro a lente. Claro que como já disseram obriga a outra abordagem as fotos.

Tenho dois pequenos e gosto bastante de fotografar com ela. Contudo obriga-me a andar / correr mais do que se tivesse uma zoom.

Até acho que é a lente que mais tempo passa na máquina.
 
Tenho a 50mm f2.0 e adoro a lente. Claro que como já disseram obriga a outra abordagem as fotos.

Tenho dois pequenos e gosto bastante de fotografar com ela. Contudo obriga-me a andar / correr mais do que se tivesse uma zoom.

Até acho que é a lente que mais tempo passa na máquina.

Qual achas a distancia focal ideal para fotografar crianças? Também tenho crianças cá em casa e foco é documentar o crescimento deles e da familia e estava inclinado para 23mm ou mesmo 35mm. Não acho que teria espaço para apanhar os momentos com uma 50mm.
 
Qual achas a distancia focal ideal para fotografar crianças? Também tenho crianças cá em casa e foco é documentar o crescimento deles e da familia e estava inclinado para 23mm ou mesmo 35mm. Não acho que teria espaço para apanhar os momentos com uma 50mm.

Diria que 35mm. Eu pessoalmente gosto dos 50mm porque fecha bem o que está ao redor, mas confesso que muitas vezes dentro de casa coloco a 18-55 2.8/4 ou o telemóvel. Simplesmente porque não há espaço disponível para usar a 50mm.

Mas se não quiseres ir pelo caminho das prime, a sigma é uma boa aposta. Tenho um amigo com uma e gosta bastante.
 
Diria que 35mm. Eu pessoalmente gosto dos 50mm porque fecha bem o que está ao redor, mas confesso que muitas vezes dentro de casa coloco a 18-55 2.8/4 ou o telemóvel. Simplesmente porque não há espaço disponível para usar a 50mm.

Mas se não quiseres ir pelo caminho das prime, a sigma é uma boa aposta. Tenho um amigo com uma e gosta bastante.
Estou a ponderar a 23mm ou 35mm F2. Se comprar a 23mm posso ponderar investir na 50mm a longo prazo pois falaram-me muito bem dela e é uma distancia focal que gosto, apesar de achar que para o dia a dia vai ser apertado.
 
Estou a ponderar a 23mm ou 35mm F2. Se comprar a 23mm posso ponderar investir na 50mm a longo prazo pois falaram-me muito bem dela e é uma distancia focal que gosto, apesar de achar que para o dia a dia vai ser apertado.

Eu adoro a 50mm.

Com a 23mm talvez ganhes o necessário para por exemplo uma fotografia de familia onde dentro de casa mesmo uma 35mm podia ser curta.
 
Back
Topo