Lentes mais indicadas ao meu estilo?

karskens

Power Member
Boa tarde a todos,

Venho pedir a vossa humilde e sincera sugestão. Tenho uma D90 e as lentes da praxe (kit) 18-55 VR ED e a 55-300 VR ED.

Estou a pensar melhorar as lentes, mas preciso de fazer a escolha certa visto que nao serão baratas. Felizmente no primeiro trimestre de 2012 irei aos USA 3 vezes o que me ajudara a poupar algum :)

Uma lente que vou comprar de certeza é a ( experimentei a de um amigo me na Holanda e a lenta é muito boa) 50mm f/1.4G

Vou comprar o flash SB 700.

A duvida vem a seguir, pelo tipo de fotos que mais gosto de, e que mais tiro, são landscapes (nao gosto de fish-eye), sunsets/sunrise, urbanas noturnas (especialmente cidades iluminadas nos seus edifícios, eg Lisboa), animais e macro.

Dentro desse estilo, gostaria que vocês me recomendassem algumas lentes.

Neste inicio darei preferencia a landscapes e animais, aproveitar enquanto vivo no Brasil, muito rico nesse aspeto.

Muito obrigado a todos.

Abraço,



Eduardo Almeida
Sent from my iPad using Tapatalk
 
- Nikon 10-24 ou Tokina 11-16
- Porta-filtros de 80mm
- Filtros quadrados ND e GND q.b.

Obrigado Strobe!

Mais alguém tem uma sugestão?

Só um aparte para os moderadores, vi que mudaram o meu post, e bem, pois estava realmente no sítio errado, mas gostaria de saber se aqui existem dualidade de critérios? Pois onde o meus estava antes de ser transferido, já lá estavam e continuam, pelo menos dois. Nao estou a pedir que os mudem, mas só a expressar que senti dois pesos e duas medidas neste caso.

Abraço,
 
Última edição:
Pedir lentes é bocado esquisito. Tu é que sabes o que queres fazer e qual o teu estilo de fotografia. Se queres fazer macro, compra lentes macro. Se queres tele, compra lentes tele. Realmente, para o que tu disseste no primeiro post, a única coisa óbvia que falta é uma UGA, que o strobe recomendou. Também te falta algo com grande abertura, mas isso é mais para retratos e coisas artísticas.

Basicamente, o que é que tu sentes falta? O que querias fazer que não consegues agora?
 
Pedir lentes é bocado esquisito. Tu é que sabes o que queres fazer e qual o teu estilo de fotografia. Se queres fazer macro, compra lentes macro. Se queres tele, compra lentes tele. Realmente, para o que tu disseste no primeiro post, a única coisa óbvia que falta é uma UGA, que o strobe recomendou. Também te falta algo com grande abertura, mas isso é mais para retratos e coisas artísticas.

Basicamente, o que é que tu sentes falta? O que querias fazer que não consegues agora?

Wildstar, obrigado pelo "input", porém eu nao acho esquisito pedir lentes, sou um novato e (in)felizmente o que mais há são lentes, mesmo com a minha pouca experiência já sei o que é Macro, Tele, Wide angle, etc. Apesar de nao saber o quer dizer UGA :)

O problema como disse é que tem muitas lentes em cada gama, por exemplo macro, será que é melhor a 85mm ou a 105mm, e é aqui que começa a minha debilidade técnica, pois por vezes quem tem pouca experiência tende a comprar entes caríssimas quando na verdade pode até haver outras lentes que fazem o trabalho tão bem ou melhores que as mais caras, exemplo disso é a 50mm 1.4, nao é uma lente cara, mas muito, muito boa.

Agora o que eu sinto falta? Uma lente para tirar fotos a animais, grandes e pequenos, e basicamente animais selvagens, dos quais nao me posso aproximar muito, mas mesmo assim quero uma boa nitidez. Também macro para insetos, e "least but not last", landsacapes (sunset e sunrises).

Eu acho que vou querer uma de tudo um pouco :) mas para já essas são as que mais sinto falta.

Abraço e obrigado!


Eduardo Almeida
Sent from my iPad using Tapatalk
 
animais selvagens, dos quais nao me posso aproximar muito, mas mesmo assim quero uma boa nitidez.

=> Uma tele (300mm ou mais). Se for para fotografar de dia, nem precisa de ser das mais luminosas.



=> Uma macro. A abertura não interessa porque vais estar a usá-la sempre bastante fechada. Longa ou curta depende de vários fatores. E, idealmente, tripé e flash e alguns modificadores de luz.


landsacapes (sunset e sunrises).

=> O kit que mencionei previamente.
 
=>




=> Uma macro. A abertura não interessa porque vais estar a usá-la sempre bastante fechada. Longa ou curta depende de vários fatores. E, idealmente, tripé e flash e alguns modificadores de luz.

Só aqui um aparte ,

a macro não se faz de tripé, ou quase ninguem o faz. Os enquadramentos são o mais importante na macro, e o tripe ia condicionar os mesmos

Cumprimentos
 
=> Uma tele (300mm ou mais). Se for para fotografar de dia, nem precisa de ser das mais luminosas.




=> Uma macro. A abertura não interessa porque vais estar a usá-la sempre bastante fechada. Longa ou curta depende de vários fatores. E, idealmente, tripé e flash e alguns modificadores de luz.




=> O kit que mencionei previamente.


Mais uma vez, muito obrigado Strobe o que queres dizer com modificadores de luz, desculpa a minha nobisse, vou até procurar no Google a ver se descubro o que é.

No caso macro talvez a 105mm seja melhor opção em relação á 85mm, certo? Devido ao subject distance, e vinque a 105mm se comporta muito bem em portraits também, é isso mesmo?

Uma lente que vou comprar quase de certeza é a 50mm 1.4G

Mais uma pergunta, se bem entendi pelo que tenho lido, na D90 posso comprar AF em vez de AF-S devido á D90 ter motor interno, isso é correto?

Abraço,


---
I am here: http://maps.google.com/maps?ll=-22.658200,-46.942175
Eduardo Almeida
Sent from my iPad using Tapatalk
 
o que queres dizer com modificadores de luz

Pode ser muita coisa. Tanto pode ser algo especializado (a Lastolite, por exemplo, fabrica muitos) como pode ser algo DIY.


No caso macro talvez a 105mm seja melhor opção em relação á 85mm, certo? Devido ao subject distance, e vinque a 105mm se comporta muito bem em portraits também, é isso mesmo?

Há realmente muita gente que use objetivas macro tipo a 105mm para retratos. Mas numa máquina APS-C, uma objetiva 85mm já é longa mais do que suficiente.


Mais uma pergunta, se bem entendi pelo que tenho lido, na D90 posso comprar AF em vez de AF-S devido á D90 ter motor interno, isso é correto?

Sim.


a macro não se faz de tripé, ou quase ninguem o faz.

:facepalm:
 

Pelo menos foram os livros que me disseram ( será que estão enganados ? )

Agora, eu não sei que tipo de macro a que te referes,

Se for macro a plantas e flores (... ) aí sim o tripé é um bom auxílio

Em relação a animais/insetos, só vai atrapalhar ( enquadramentos não desejados, falta de mobilidade )

BTW, em relação ao topico, só agora reparei que queres objetivas para a nikon
Da nikon não te posso ajudar heheh

Cumprimentos ,

boas festas
 
Última edição:
Se for macro a plantas e flores (... ) aí sim o tripé é um bom auxílio

Em relação a animais/insetos, só vai atrapalhar ( enquadramentos não desejados, falta de mobilidade )
certo, o flash substitui o tripe no ultimo caso (permitindo usar um shutter speed que nao introduza blur).
 
Pelo menos foram os livros que me disseram ( será que estão enganados ? )

Não culpes os livros só porque estes não se podem defender :P Pelo resto que dizes dá para perceber que não eram os livros que estavam enganados...


Agora, eu não sei que tipo de macro a que te referes,

Por isso mesmo não podes fazer a afirmação que fizeste. Vai uma diferença muito grande entre "o tripé é perfeitamente dispensável para determinados tipos de macro" e o "macro não se faz de tripé".


o flash substitui o tripe no ultimo caso (permitindo usar um shutter speed que nao introduza blur).

A utilidade do tripé em macro vai para além do "blur". Quando a profundidade de campo é muito estreita (um problema recorrente em macro, mesmo em aberturas pequenas) o tripé permite manter o foco no sítio certo. "Handheld" pode-se conseguir o mesmo por tentativa e erro ou se tiver-mos um pulso muito firme, mas usar o tripé continua a ser a solução "ideal". Outra questão é que usando tripé ficamos com as mãos livres para "ajeitar" o cenário e/ou a iluminação.

Tudo isto vai depender muito do estilo do fotógrafo.
 
eu disse "no último caso" (animais/insectos).

nesse tipo de fotografia o tripe é praticamente useless e o "ajustar cenarios" equivale a procurar o melhor enquadramento que te coloque o DOF no sitio certo (e para isso precisas da maior mobilidade possivel).

em estudio sem duvida que o tripe e muito util.
 
Back
Topo